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ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS

INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES

Resumos

Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas.

Ensino de ciências; atividades investigativas; aspectos históricos


This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach.

Science Teaching; Investigative activities; Historical aspects


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    Apoio CNPq, Fundação Araucária e FAEPE/UEL.
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    Andreia Freitas Zômpero - Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Conceito CAPES 5) Universidade Estadual de Londrina, UEL. Professora do Curso de Pedagogia presencial e a distância na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Email: andzomp@yahoo.com.br
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    Carlos Eduardo Laburú - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Programade Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: laburu@uel.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    13 Maio 2010
  • Aceito
    14 Fev 2011
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