Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O PAPEL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA CAPACITAÇÃO DOS FUTUROS EDUCADORES

INCLUSIVE EDUCATION AND SCIENCE TEACHER TRAINING: THE ROLE OF UNIVERSITIES IN THE PREPARATION OF FUTURE TEACHERS

Resumos

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE's) no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Entretanto, os licenciados egressos das instituições de Ensino Superior estão verdadeiramente preparados para o atendimento adequado aos portadores de NEE's? Foi no sentido de responder este questionamento que demos início ao desenvolvimento desta pesquisa, que analisou as opiniões de acadêmicos dos cursos de Física, Química e Biologia - Licenciaturas, do segundo e do último período de cada curso, a fim de observar qual o pensamento dos mesmos em relação à inclusão educacional e à ausência de disciplinas desta área nos cursos de licenciatura nas universidades públicas federais.

Educação Inclusiva; Licenciaturas; Currículo


The inclusion of students with special educational needs (SEN) in the regular education system is today the main guideline for public policies on education at federal, state and municipal levels. However, are graduate students from higher education institutions actually prepared to provide adequate care for people with SEN? To answer this question we investigated the views of students in the second and last terms from Physics, Chemistry and Biology undergraduate programs to determine their perception on inclusive education and the lack of courses in the field in federal universities undergraduate programs.

Inclusive Education; Undergraduate Programs; Curriculum


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARNAIZ, Sánchez P. (1996). Las escuelas son para todos. Siglo Cero, v. 27, n. 2, p. 25-34.
  • AINSCOW, M. Desarrollo de escuelas inclusivas. Ideas, propuestas y experiencias para mejorar las instituciones escolares. Madrid: Narcea. 2001.
  • BOYD, H. W. J.; WETFALL, R. Pesquisa mercadológica: texto e caso. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1964.
  • BUENO, J. G. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 3. n.5, p. 7-25, 1999.
  • BUENO, J. G. Educação inclusiva: princípios e desafios. Revista Mediação, n. 1, p. 22-28, 1999.
  • BUENO, J. G. A inclusão de alunos diferentes nas classes comuns do ensino regular. In: Temas sobre Desenvolvimento. São Paulo, v. 9, n. 54, p. 21-27, 2001.
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei n.o 9394/96). 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.oei.es/quipu/brasil/educ_especial.pdf>. Acesso em: 29/04/2010.
  • CASTANHO, D. M.; FREITAS S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. In: Revista Educação Especial. Santa Maria, n. 27, 2005. Disponível em: <http:// www.ufsm.br/ce/revista/ceesp/2006/01/a6.htm>. Acesso em: 29 de Nov de 2009.
    » http:// www.ufsm.br/ce/revista/ceesp/2006/01/a6.htm
  • CAVALCANTE, R. S. C. A inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na sala de aula de ensino regular: o papel do professor. Temas sobre Desenvolvimento, v.9, n.52, p.31-5, 2000.
  • CROKER, A.; KENTISH, M. Serviços de fisioterapia para crianças em idade pré escolar e escolar. In: BURNS, Y. R.; MACDONALD, J. Fisioterapia e crescimento na infância. São Paulo: Santos, 1999.
  • D'ANTINO, M. E. F. A Questão da Integração do Aluno com Deficiência Mental na Escola Regular. In: MANTOAN, M. T. E. A Integração de Pessoas com Deficiência. São Paulo: Memnon/SENAC, 1997.
  • DUTRA, C. P. Diferentes olhares sobre a inclusão. Palestra da reunião do CONADE. 2005. In: <www. mj.gov.br/conade/arquivos/.../palestras_DiferentesOlhares.doc>. Acesso em: 19/08/2009.
  • FERREIRA, J. R. e GLAT, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: Souza, D. B. & Faria, L. C. M. (Orgs.) Descentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • FIGUEIREDO, R. V. Políticas de inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. (orgs). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
  • GLAT, R. Capacitação de professores: pré-requisito para uma escola aberta à diversidade. Revista Souza Marques, v. 1, p. 16-23, 2000.
  • GLAT, R., FERREIRA, J. R., OLIVEIRA, E. S. G. & SENNA, L. A. Panorama nacional da educação inclusiva no Brasil. Relatório de consultoria técnica, projeto Educação Inclusiva no Brasil. Banco Mundial, 2003, disponível em: <http://www.cnotinfor.pt/projectos/worldbank/inclusiva/entrada.pt.html>, acessado em nov /2003.
    » http://www.cnotinfor.pt/projectos/worldbank/inclusiva/entrada.pt.html
  • GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília. v. 22, n. 2, p. 201-210. 2006.
  • MANTOAN, M. T. E. Produção de conhecimentos para a abertura das escolas às diferenças: a contribuição do LEPED (Unicamp), 2002. Disponível em: <http://www.bancodeescola.com/cenario.htm>. Acesso em: 29/04/2010.
  • MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MAYRING, PH. Einführung in die qualitative Sozialforschung. Introdução à pesquisa social qualitativa. (5ª ed.). Weinheim: Beltz. 2002.
  • NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A., Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, 1992. (Coleção Temas de Educação, 39).
  • PADILHA, A. M. O que fazer para não excluir Davi, Hilda, Diogo. In: GÓES, M. C. R.; LAPLANE, A.L. F. (orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004.
  • PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed. 2000.
  • PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educ. rev., Curitiba, n. 33, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 40602009000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 Nov. 2009. doi: 10.1590/S0104-40602009000100010.
    » https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010.» http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 40602009000100010&lng=en&nrm=iso
  • REGINNATO, L. G. Inclusão escolar do deficiente físico: a visão dos profissionais de escolas municipais e de fisioterapeutas atuantes na área de neuropediatria do município de Cascavel. Monografiasdo Curso de Fisioterapia da UnioesteCascavel - PR. n. 01 - 2005 ISSN 1675-8265.
  • RODRIGUES, D. (org). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva, S. Paulo. Summus Editorial. 2006.
  • SACRISTÁN, J. G. Poderes Instáveis em Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.
  • SANTOS, B. de S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. Oficina do CES nº 135, 1999.
  • SANTOS, L. L. C. P. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In:VEIGA (org.) Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus. 1998.
  • SILVA, A. I. T.; SILVA, D.B.R.; AGNELLI, L.B.; HIGUCHI, M.A.; OLIVEIRA, M.C.; SILVA, P.C.; MANCINI, M.C.; VARELA, R.C.B. Perfil funcional de crianças com paralisia cerebral na escola regular segundo tipo de escola e comprometimento motor. Temas sobre Desenvolvimento, v.13, n.74, p. 5-13, 2004.
  • UNESCO, MEC-Espanha. Declaração de Salamanca e linha de ação. Brasília: CORDE, 1994.
  • 1
    Fontes utilizadas para obtenção das grades curriculares dos cursos de Biologia, Química e Física - Licenciatura para construção do quadro das Universidades Federais.
  • 2
    Amapá:
  • 3
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Amapá. Disponível em: <http://www2.unifap.br/biologia/grade-curricular/licenciatura/>. Acesso em: 19/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Amapá. Disponível em: http://www2.unifap.br/fisica/graduacao/matriz-curricular/. Acesso em: 19/02/2010.
  • 4
    Alagoas:
  • 5
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/ufal/ensino/graduacao/cursos/campus-maceio/ppc-biologia-licenciatura.pdf. Acesso em 11/07/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/ufal/ensino/graduacao/cursos/campus-maceio/ppc-fisica-licenciatura.pdf>. Acesso em: 11/07/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: http://www.iqb.ufal.br/ggraduacao/ofertaslicenciaturaanual.htm. Acesso em: 11/07/2010.
  • 6
    Amazonas:
  • 7
    Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: http://www.comvest.ufam.edu.br/quimica_diurno.htm. Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <http://www.comvest.ufam.edu.br/ciencias.htm>. Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: http://www.comvest.ufam.edu.br/fisica_diurno.htm. Acesso em: 23/02/2010.
  • 8
    Bahia:
  • 9
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal da Bahia. Disponível em: http://www.biologia.ufba.br/docs/grade_curricular_08/discip_fluxo_licenciatura_2008-1.pdf Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal da Bahia. Disponível em: <http://www.colgrad.fis.ufba.br/ Acesso em: 23/02/2010>. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Bahia. Disponível em: <http://www.supac.ufba.br/Grade_Curricular/Area_I/126120%20QUIMICA_CES_Licenciatura.pdf> Acesso em: 23/02/2010.
  • 10
    Espírito Santo:
  • 11
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: http://www.prograd.ufes.br/cursos_de_graduacao/grades_curriculares/grade_ciencias_biologicas_2006.pdf Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.prograd.ufes.br/cursos_de_graduacao/grades_curriculares/grade_fisica2008.pdf> Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: http://www.prograd.ufes.br/cursos_de_graduacao/grades_curriculares/grade_quimica_2006.pdf. Acesso em: 23/02/2010.
  • 12
    Minas Gerais:
  • 13
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais Disponível em: http://www.icb.ufmg.br/icb/images/stories/files/grade_curricular_biologia_diurno.pdf Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal Minas Gerais. Disponível em: <http://www.fisica.ufmg.br/graduac/> Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal Minas Gerais. Disponível em: http://www.qui.ufmg.br/assets/docs/quimica/matricula/diurno_2_2009.pdf Acesso em: 23/02/2010.
  • 14
    Mato Grosso do Sul:
  • 15
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://www.sien.ufms.br/cursos/grade/0101. Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://www.sien.ufms.br/cursos/grade/0215. Acesso em: 23/02/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://www.sien.ufms.br/cursos/grade/0217. Acesso em: 23/02/2010.
  • 16
    Mato-Grosso:
  • 17
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em: http://www.ufmt.br/institucional/proreitoria/proeg/cursos_oferecidos_campus/pdf/ cuiaba-pdf/Biologia.pdf. Acesso em 11/07/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em: http://www.ufmt.br/institucional/proreitoria/proeg/cursos_oferecidos_campus/pdf/ cuiaba-pdf/Quimica_Licenciatura.pdf. Acesso em 11/07/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em: http://www.proeg.ufmt.br/cursos/menu_fisica_050404.htm. Acesso em 11/07/2010.
  • 18
    Paraná:
  • 19
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.bio.ufpr.br/graduacao/cienciasbiologicas/index.htm Acesso em: 16/03/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://fisica.ufpr.br/grad/ Acesso em: 16/03/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/cqui/Ajuste_Curricular_Quimica_2008_Proposta_Resolucao_20122008.pdf Acesso em: 16/03/2010.
  • 20
    Pernambuco:
  • 21
    Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Pernambuco. Disponível em: http://www.proacad.ufpe.br/cursos/perfis_08/quimica_licenciatura_perfil_5007.pdf Acesso em: 24/02/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Pernambuco. Disponível em: http://www.proacad.ufpe.br/cursos/perfis_08/fisica_licenciatura_perfil_4605.pdf. Acesso em: 24/02/2010. Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Pernambuco. Disponível em: http://www.proacad.ufpe.br/cursos/perfis_08/ciencias_biologicas_licenciatura_perfil_5502.pdf. Acesso em: 24/02/2010.
  • 22
    Piauí:
  • 23
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Disponível em: <http://www.ufpi.br/ccn/cursos.php?cid=15> Acesso em 11/07/2010. Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Disponível em: http://www.ufpi.br/ccn/cursos.php?cid=11 Acesso em 11/07/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Disponível em: http://www.uapi.ufpi.br/quimica/arquivos/file/Microsoft%20Word%20-%20Projeto_EAD_ QUIMICA_21-09_09{Fluxo%20Cor}.pdf. Acesso em 11/07/2010.
  • 24
    Rio Grande do Sul:
  • 25
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?CodCu rso=307&CodHabilitacao=94&CodCurriculo=267&sem=2009022. Acesso em: 16/03/2010.
  • 26
    Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?CodCu rso=330&CodHabilitacao=102&CodCurriculo=288&sem=2011012. Acesso em: 16/03/2010.
  • 27
    Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?CodCu rso=343&CodHabilitacao=115&CodCurriculo=324&sem=2009022. Acesso em: 16/03/2010.
  • 28
    Rio de Janeiro:
  • 29
    Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositoriocurriculo/FC6143BD-92A4-F79D-41E5-7318CB2D6473.html. Acesso em: 16/03/2010.
  • 30
    Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositoriocurriculo/0E3DEFEC-92A4-F716-0184-9C5C38D52DB6.html. Acesso em: 16/03/2010.
  • 31
    Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositoriocurriculo/CEBA6BFB-92A4-F7A0-308E-BB1CD95624FE.html. Acesso em: 16/03/2010.
  • 32
    Roraima:
  • 33
    Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Roraima. Disponível em: http://www.ufrr.br/prg/grades/LICENCIATURA_FISICA_(CURRICULO_NOVO).pdf Acesso em: 16/03/2010. Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal de Roraima. Disponível em: http://www.ufrr.br/prg/grades/LICENCIATURA_CIENCIAS_BIOLOGICAS.pdf Acesso em: 16/03/2010.
  • 34
    Santa Catarina:
  • 35
    Grade curricular do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://www.notes.ufsc.br/aplic/curGrad.nsf/27985f7d0220152b8525639200750d4d/eea1e70b8 ac533cb03256e1600596cf5/$FILE/FÍSICA%20-%20Licenciatura%20(noturno)%20{curriculo%20 19941}.pdf Acesso em: 16/03/2010. Grade curricular do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://notes.ufsc.br/aplic/curGrad.nsf/27985f7d0220152b8525639200750d4d/eda59 1908fd47b5483256e140062200f/$FILE/CIÊNCIAS%20BIOLÓGICAS%20{curriculo%2020061}. pdf Acesso em: 16/03/2010. Grade curricular do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://notes.ufsc.br/aplic/curGrad.nsf/27985f7d0220152b8525639200750d4d/e9 7ca7bbb9fde42803256e16005632f7/$FILE/QUÍMICA.pdf Acesso em: 16/03/2010.
  • *
    Mayara Lustosa Oliveira - Mestranda em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp 5. Email:mayarabioufg@gmail.com
  • **
    Adriana Maria Antunes - Mestranda em Biologia, área de concentração Biologia Celular e Molecular pela UFG. Email: adrianaantunesbio@gmail.com
  • ***
    Thiago Lopes Rocha - Mestrando em Biologia, área de concentração Biologia Celular e Molecular pela UFG. Email: thiagorochabio20@gmail.com
  • ****

    Simone Maria Teixeira - Doutora em Biologia Celular e tecidual, pela Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICBUSP). Professora Associada nível III e do Programa de Pós-graduação em Biologia; do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal do Cerrado ambos como corpo docente permanente do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICBUFG). Coordenadora da Especialização em tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - ICB/UFG - UAB/CAPES. Professora Associada III do Depto de Morfologia - Área: Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Goiás (ICB UFG). Email: simonesaboias@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    06 Fev 2011
  • Aceito
    04 Jul 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br