SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3LEITURAS DE TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA EM TELA POR PROFESSORES DE CIÊNCIASUMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.13 no.3 Belo Horizonte set./dez. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172011130314 

Dossiê

INTERAÇÃO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A WEB-RÁDIO

MUSIC AND TECHNOLOGY INTERACTION FOR BIOLOGY TEACHING: AN EXPERIMENT USING WEB RADIO

Adriane Dall'Acqua de Oliveira 1  

Luiz Alberto Pilatti 2  

Antônio Carlos Francisco 3  

Dalva Cassie Rocha 4  

1Rede Estadual de Ensino do Paraná

2Universidade de Campinas (UNICAMP)

3Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP)

4Universidade Estadual de Ponta Grossa

RESUMO

A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre uma experiência de utilização da música, aliada à tecnologia da web-rádio, como ferramenta didática de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem, de alunos da rede pública de ensino. A experiência constituiu-se no estudo, a partir da letra de músicas, dos conceitos e conteúdos apresentados. Após essa atividade, foi realizada uma transmissão ao vivo em um programa de web-rádio, com a participação voluntária dos alunos, por meio do qual foram verificados a catarse e o retorno à prática social. Foi feita ainda a interação on-line com internautas, aplicando os conceitos da disciplina no programa de rádio.

Palavras-Chave: Música; tecnologia; web-rádio

ABSTRACT

The Internet and music are present in everyday life of most of the Brazilian population, but are still little explored as a tool for teaching biological concepts and popularization of science. This study is the result of a qualitative research developed in the Professional Master's Program in Science Teaching at UTFPR. The aim of the study is to present an experiment of the use of music combined with web radio technology as a didactic tool in Biology education for public school students. First the students discussed concepts and topics in lyrics. Then, a live broadcast was conducted in a web radio program with voluntary participation of students to examine the catharsis and return to social practice.

Key words: Music; technology; web radio

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. A escola e as tecnologias. Revista Ibero-americana de Educación, v. 45, n. 6, p. 1-11, abr. 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/expe/2378Amaral.pdf> Acesso em 17 fev. 2009. [ Links ]

ARAUJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2. p. 176-194, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em 14 set. 2009. [ Links ]

CHÍRICO, S. M. M. A música no cotidiano de sala de aula do professor de história. Educação Pública. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/hist56.htm> Acesso em 7 abr. 2008. 2008 [ Links ]

CORDEIRO, P; Rádio e Internet: novas perspectivas para um velho meio. 2005. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicações (BOCC). Disponível em: <http://www.bocc.uff.br/pag/cordeiro-paularadio-internet-novas-perspectivas-velho-meio.pdf>. Acesso em 16 fev. 2009. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. [ Links ]

GASPARIN, J. L.; Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4. ed. Campinas(SP.): Autores Associados, 2007. [ Links ]

GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, abr. 2007. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/ cbef/port/24-1/artpdf/a1.pdf>. Acesso em 23 ago. 2009. [ Links ]

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. [ Links ]

JEANDOT, N. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 2008. [ Links ]

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. [ Links ]

LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru(SP), v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007. Disponível em: <http://www. scielo.br/pdf/ciedu/v13n3/a09v13n3.pdf>. Acesso em: 7 out. 2009. [ Links ]

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C; ALMEIDA, C. Para que um diálogo entre ciência e arte? História, Ciência e Saúde, Manguinhos, v. 13, supl., p. 7-10, out. 2006. [ Links ]

MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L. (En) canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. História, Ciência e Saúde, Manguinhos, v. 13, supl. p. 291-307, out. 2006. [ Links ]

OLIVEIRA, A. D. Músicas e Imagens: Recursos de Mídia como Ferramenta para o Ensino de Ciências e Biologia. Ponta Grossa: [s.n.], 2010. 130 f.: il. 30 cm. Ponta Grossa, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr. edu.br/dirppg/ppgect/dissertacoes/defesas.php?ano=2010&grupo=0> Acesso em: 10 out. 2010. [ Links ]

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Biologia para Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba, SEED/SUED, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov. br/diaadia/diadia/arquivos/File/diretrizes_2009/out_2009/biologia.pdf>. Acesso em 7.12.2010. [ Links ]

RODRIGUES, C. R.; et al. Ambiente virtual: ainda uma proposta para o ensino. Ciência & Cognição, v. 13, n. 2, p. 71-83, 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13_2/m318212.pdf> Acesso em 12 dez. 2008. [ Links ]

SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1994. [ Links ]

SAVIANI, D. História da idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2008. (Coleção memória da educação). [ Links ]

TRAVASSOS, E. A. M; Rádio digital: Desafios e transformações desse novo veículo. Revista Eletrônica Temática, v. 4, n. 9, set. 2008. Disponível em: <http://www.insite.pro.br/2008/26.pdf> Acesso em 15 fev. 2009. [ Links ]

*Adriane Dall'acqua de Oliveira, Mestre em ensino de ciências e tecnologia pela universidade tecnológica Federal do paraná (UTFPR). Professora da rede estadual de ensino do paraná. E-mail: adrianeacqua@uol.com.br

**Luiz Alberto Pilatti, Doutor em educação Física pela universidade de campinas (UNICAMP). Professor do programa de pós-graduação em ensino de ciência e tecnologia. Bolsista de produtividade em pesquisa 2F do conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPQ). E-mail: lapilatti@utfpr.edu.br

***Antônio Carlos Francisco, Doutor em engenharia de produção pela universidade Federal de Santa Catarina. Professor do programa de pós-graduação em ensino de ciência e tecnologia e do programa de pós-graduação em engenharia de produção da universidade tecnológica Federal do paraná (UTFP). E-mail: acfrancisco@utfpr.edu.br

****Dalva Cassie Rocha, Doutora em ciências Biológicas (Botânica) pela universidade estadual paulista Júlio de mesquita Filho (UNESP). Professor associado da universidade estadual de ponta grossa. E-mail: dalva_rocha@uol.com.br

Recebido: 05 de Agosto de 2010; Aceito: 16 de Junho de 2011

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License