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UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION

Resumos

A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento.

Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa


From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered.

Argumentation; Science Education; Research Methodology


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  • 1
    Sempre que houver duas datas separadas pelo sinal / a primeira refere-se à publicação em português e a segunda à publicação original.
  • 2
    A autora não aborda o conhecimento não científico neste seu trabalho e, por não fazer parte de seu escopo, a justificação que pode ser apresentada nestes casos não é por ela estudada.
  • 3
    O livro foi originalmente publicado em 1958, mas, para nossos estudos, utilizamos a edição brasileira de 2006.
  • 4
    Nesta adaptação, as palavras em negrito e itálico representam elementos da estrutura contidos na própria fala do aluno. Palavras em itálico dentro de colchetes representam elementos que inserimos no texto para demonstrar a construção.
  • *
    Lúcia Helena Sasseron, Doutora em Educação com ênfase em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora, Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Email: sasseron@usp.br
  • **
    Anna Maria Pessoa de Carvalho, Livre Docência pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pesquisadora Senior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Email: ampdcarv@usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    06 Out 2010
  • Aceito
    25 Ago 2011
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