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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS

INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER

Resumos

Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.

Tecnologias da informação e comunicação; qualidade; Educação em Ciências


This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted.

Information technology; quality; Science Education


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    Para Van Dijk (2004), o episódio seria uma unidade de análise de discurso em um nível intermediário entre a unidade-oração e a unidade-texto, discurso ou conversação. Isto quer dizer que o episódio selecionado pode tanto corresponder a uma unidade sintática como uma oração, por exemplo, como a um trecho qualquer do discurso que não corresponda a uma unidade formal.
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    Marcia Duarte, Mestre em Tecnologia educacional nas ciências e na saúde pelo núcleo de Tecnologia educacional para a saúde (NUTES) da universidade federal do rio de Janeiro (UFRJ). Professora do colégio pedro ii e doutoranda do programa de educação em ciências e saúde do NUTES-UFRJ. Márcia faleceu em 26 de agosto de 2011.
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    Flavia Rezende, Doutora em educação pela pontifícia universidade católica do rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora associada do núcleo de Tecnologia educacional para a saúde (NUTES) da universidade federal do rio de Janeiro (UFRJ). e-mail: flaviarezende@uol.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    06 Out 2011
  • Aceito
    10 Out 2011
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