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MODELOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MUSEUS: ANÁLISE DA VISITA ORIENTADA

SCIENCE EDUCATION MODELS IN MUSEUMS: ANALYSIS OF GUIDED TOURS

Resumos

O artigo identifica modelos de educação em ciências que fundamentam as visitas orientadas realizadas em dois museus: o zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba/SP, e o Museu de Zoologia da USP/SP. A pesquisa qualitativa foi feita a partir do levantamento e análise de documentos e entrevistas oriundos dos mestra dos de Garcia (2006) e Martins (2006). Os resultados indicam que o modelo predomi nante em ambas as instituições é o construtivista. Em menor grau aparecem os mo delos de redescoberta, CTS, tradicional e tecnicista. No entanto, em ambas as insti tuições, aspectos referentes a quase todos os modelos são evidenciados, o que levanta questionamentos sobre até que ponto os museus assumem, de forma consistente, determinadas concepções pedagógicas em suas ações educativas.

Museus de ciência; modelos de educação em ciência; tendências educacionais; educação em museus


The paper identifies science education models raised as references in gui de tours in two museums: Quinzinho de Barros Zoo/Sorocaba and the Zoology Mu- seum/USP/São Paulo. The research methodology was qualitative, from the collec tion and analysis of documents and interviews taken from Garcia (2006) and Martins (2006) Master's degree. Results point that the predominant science education model in both institutions is constructivist. In a lesser degree, rediscover, STS, traditional and technicist models were present. We do note, however, that in both institutions, as pects related to nearly every model are made evident. Such references raise queries about to what degree museums assume, in a consistent way, particular pedagogical conceptions in their educational activities.

Science museums; science education models; pedagogical tendencies; museum education


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  • 1
    Para o International Council of Museums - ICOM, museus são instituições não lucrativas, que servem permanentemente a sociedade e seu desenvolvimento, aber tas ao público, que adquire, conserva, pesquisa, comunica e exibe, com propósitos de estudo, educação e deleite, evidências materiais dos povos e de seu ambiente, acervos tangíveis e intangíveis. São assim considerados museus os monumentos e sítios arqueológicos, zoológicos, jardins botânicos, aquários, viveiros, centros de ciência, planetários, galerias, centros culturais, etc
  • 2
    Para citar apenas alguns trabalhos sobre educação em museus de ciências que u sam referenciais teóricos do campo do ensino de ciências e/ou publicados em re vistas dessa área, temos McManus (1992), Rennie e Johnston (2004); Falcão et all. (2004), Falk (2004).
  • 3
    A caracterização do grupo de pesquisa foi omitida nesta fase de avaliação.
  • 4
    Martha Marandino - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Coorde nadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. e-mail: marmaran@usp.br.
  • 5
    Isabela Tacito Ianelli - Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP Especialista em arte-edu cação pela USP Professora de educação in fantil do colégio Dante Alighier.i e-mail: isabellaianelli@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    02 Out 2009
  • Aceito
    30 Set 2010
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