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ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES1 1 Trabalho apresentado no VII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências), Florianópolis, Santa Catarina, novembro de 2009.

STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS

Resumos

A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior.

Linguagem; educação química; levantamento bibliográfico


The incorporation of the works of Lev S. Vigotsky to the researches in education on Sciences generated articulations between language and Scientific Edu cation in that which concerns the utilization and role of analogies in that context, and the utilization of talking, reading and writing in the context of the education of sciences, for example. With that setting, we have the proposal of showing a revision in the literature of the area of Scientific Education, doing a clipping of works that involve Brazilian studies, language and Chemical Education in classroom. Between the results, we find three main approachs: roles and operation of analogies in the education of Chemistry, analysis of discursives interactions in classroom and written and reading of scientific articles and scientific disclosure in the higher education.

Language; chemical education; revision in the literature


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  • VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Série Psicologia e Pedagogia.
  • 1
    Trabalho apresentado no VII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências), Florianópolis, Santa Catarina, novembro de 2009.
  • 2
    Apesar de a REEC não ser um periódico Nacional, esta foi consultada por ser um meio de divulgação bastante utilizado por pesquisadores brasileiros na área de Educação Científica.
  • 3
    O trabalho de Mortimer e Scott foi realizado na Inglaterra. No entanto, devido ao fato de servir de referência para inúmeros trabalhos na área, ter sido publicado em revista nacional, bem como um dos pesquisadores ser brasileiro, optamos por incluí-lo no levantamento.
  • 4
    Cristhiane Cunha Flor - Doutora em Educação Cien tífica e Tecnológica pela Uni versidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta da Faculdade de Edu cação da Universidade Fede ral de Juiz de Fora (UFJF). e-mail: cristhianeflor@yahoo.com.br
  • 5
    Suzani Cassiani - Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora As sociada no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Atualmente é uma das coorde nadoras acadêmicas do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Por tuguesa do Timor-Leste, pro jeto de cooperação internacional financiado pela CAPES. e-mail: suzanicassiani@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    19 Abr 2010
  • Aceito
    26 Abr 2011
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