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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.14 no.2 Belo Horizonte May./Aug. 2012

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140204 

Artigo

A CONSTRUÇÃO E O USO DE SISTEMAS DE CATEGORIAS PARA AVALIAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES

BUILDING AND USING SYSTEMS OF CATEGORIES TO EVALUATE STUDENTS' UNDERSTANDING

Amanda Amantes 1  

Elrismar Oliveira 2  

1Faculdade de Educação da Bahia (UFBA), Salvador-BA.

2Instituto Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM.


RESUMO

Neste trabalho, expomos três metodologias utilizadas para identificar patamares de entendimento de sujeitos em situações específi cas de pesquisa. Construímos sistemas categóricos para analisar respos tas de estudantes de diferentes séries do Ensino Médio. Três perspec tivas fundamentaram a elaboração: a Teoria de Habilidades Dinâmicas (FISCHER, 1980, 2006), a Taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) e a perspectiva docente de avaliação. Duas investigações são relatadas, porém, o foco do trabalho é evidenciar os três métodos de análise qua litativa, explicitando os critérios e os procedimentos realizados para a construção dos sistemas. Acreditamos que discussões metodológicas dessa natureza devam ser realizadas no âmbito das pesquisas educacio nais para que os parâmetros de investigação sejam melhor pensados em termos de elaboração e aplicação.

Palavras-Chave: Metodologia; ensino de ciências; aprendizagem.

ABSTRACT

We report in this paper three methodologies used to identify students' understanding levels when different kinds of research have been made. Systems of categories were built to analyze students' responses; these students were at different grades in High School. Our systems were elaborated under three perspectives: SOLO Taxonomy (BIGGS and COLLIS, 1982), Dynamic Skills Theory (FISCHER, 1980, 2006), and teacher's' views for evaluation. Although we reported two investigations, this paper aims to present three methods of qualitative analysis and to elicit criteria and procedures used to build the systems. We believe this kind of methodological issues must be discussed in educational research for improving methods, techniques and investigation parameters.

Key words: Methodology; science teaching; learning.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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1A abordagem no material é geral, permitindo ao estudante aprender os conteúdos como novi dade ou aprofundar seu entendimento quando o assunto lhe é familiar. O objetivo foi manter o foco no princípio de funcionamento, e não utilizar o aparato para explicar fenômenos físicos es pecíficos. O conteúdo foi abordado do ponto de vista dos aspectos tecnológicos e dos fenômenos físicos envolvidos no processo desde a captura da imagem e do som, passando pelo seu transporte até a recepção e a reprodução dos sinais.

2Os alunos do primeiro ano tinham estudado recentemente o tema, já os alunos do segundo ano tiveram contato somente no ano anterior, quando cursaram a primeira série. Os alunos do terceiro ano tiveram contato com os conteúdos no primeiro, segundo e terceiro anos, de forma explícita ou subjacente a outros conteúdos, uma vez que o currículo adotado para a disciplina de Física na instituição pesquisada é no formato recursivo (espiral).

3A escala Guttman compreende uma hierarquia em que o último item ou alternativa possui uma di mensão mais complexa que abarca os itens ou alternativas anteriores. Acertar uma última alternativa ou pertencer à ultima categoria, como no caso deste trabalho, significa possuir o entendimento de todas as alternativas e categorias anteriores.

4Amanda Amantes - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento II da Faculdade de Educação da Bahia (UFBA). E-mail: amandaamantes@gmail.com

5Elrismar Oliveira - Mestre em Ensino de Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG). Professora Assistente do Instituto Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFMA). E-mail: elrismar@gmail.com

Recebido: 01 de Fevereiro de 2011; Aceito: 08 de Setembro de 2011

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