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ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA1 1 Apoio CNPq.

THEMATIC APPROACH IN SECONDARY EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF PHYSICS TEACHERS

Resumos

Com a intenção de discutir limites e possibilidades da Abordagem Temática no contexto educacional brasileiro, neste artigo são analisadas com preensões de professores da Educação Básica sobre tal abordagem. Para tan to, foi realizado um questionário aplicado a um total de 13 professores de Física do Ensino Médio, oriundos de escolas da região metropolitana de São Paulo. Nesse questionário, foi explorada a importância que os docentes atri buem ao trabalho temático em sala de aula, os temas considerados relevantes e possíveis articulações entre os temas e os conceitos físicos. Os resultados apontam para as compreensões dos professores em três âmbitos, que arti culam a abordagem de temas (i) à resolução de problemas; (ii) às discussões sobre Ciência - Tecnologia - Sociedade e (iii) ao currículo estabelecido nas es colas. Constatou-se que os professores possuem uma compreensão sobre as potencialidades da abordagem de temas no Ensino Médio, relacionando-as à resolução de problemas e à possibilidade de discussões sobre o desenvolvi mento científico-tecnológico, ainda que de forma pouco crítica. Além disso, apresentam clareza, dentro de uma visão simplificadora, sobre os conteúdos que podem auxiliá-los na compreensão de determinado tema. Destaca-se a necessidade de problematizar e aprofundar as compreensões dos professores sobre a abordagem de temas, em especial, no que se refere ao papel que os temas e os conhecimentos científicos assumem no contexto escolar.

Abordagem temática; compreensões de professores; ensino de física.


In this article, we analyze the comprehensions of teachers about the Thematic Approach. A questionnaire was conducted with 13 Physics teachers from Secondary Education. It was explored the importance that teachers attach to the thematic work in classroom, the topics considered relevant and possible connections between the themes and physical concepts. The results lead to the understandings of teachers in three spheres that articulate the Thematic Ap proach to (i) problem resolution, (ii) discussions of Science - Technology - So ciety and (iii) the established curriculum in schools. It was found that teachers have an understanding of the possibilities of Thematic Approach in Secondary Education related to problem solving and to the possibility of discussions on the scientific and technological development, even on a not very critical way; also, they have clarity, within a simplified view, of content that can assist them in understanding a given theme. There is the need to problematize and deepen teachers' understandings about the approach to themes, in particular regarding to the role that the scientific themes and knowledges take in the school context.

Thematic approach; understandings of teachers; teaching physics.


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  • 1
    Apoio CNPq.
  • 2
    "De acordo com essa perspectiva, o desenvolvimento científico-tecnológico, necessariamente, conduz ao progresso e ao bem estar social, pois busca, sempre, a solução para os problemas da humanidade (AULER, 2002)."
  • 3
    "Sistematizado por Delizoicov (1991) em cinco etapas: primeira (levantamento preliminar): recon hecer o ambiente em que vive o aluno. Segunda (análise das situações e escolha das codificações): escolha de situações que sintetizam as contradições vividas. Terceira (diálogos descodificadores): a partir desses diálogos se obtêm os Temas Geradores. Quarta (redução temática): trabalho de uma equipe interdisciplinar, com o objetivo de elaborar o programa e identificar quais conhecimentos disciplinares são necessários para o entendimento dos temas. Quinta (trabalho em sala de aula): desenvolvimento do programa em sala de aula."
  • 4
    "Freire (1987, p. 138), tendo como referência Goldman, identifica a consciência real efetiva como aquela pela qual "os homens se encontram limitados nas suas possibilidades de perceberem além das situações-limites".
  • 5
    " Para Freire (1987), a consciência máxima possível é denominada como "soluções praticáveis des percebidas", categoria análoga à consciência crítica, utilizada pelo autor em produções anteriores."
  • 6
    Roseline Beatriz Strieder - Doutora em Ensino de Ciências/Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: roseline.fsc@gmail.com
  • 7
    Giselle Watanabe-Caramello - Doutora em Ensino de Ciências/Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). E-mail: gizwat@if.usp.br
  • 8
    Simoni Tormöhlen Gehlen - Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz/ Ilhéus (UESC). E-mail: simonigehlen@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    07 Nov 2010
  • Aceito
    01 Dez 2011
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