Acessibilidade / Reportar erro

ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMACÃO

ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT

Resumos

A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio.

Aprendizagem significativa; organizador prévio; curta de animação.


Meaningful Learning Theory stresses the importance of the link between existing ideas and new information, during the knowledge acquisition process. The efficiency of this process depends, among other factors, on the presence of subsumers. In the absence of these elements, previous organizers may be employed. They are learning resources that help to prepare anchoring ideas. This research investigates the implementation of an advance organizer in the form of a short-length digital animation. We discuss the educational and technical criteria involved in this task. An animation was created for a Physics class and proved to be effective in the role of advance organizer. The paper enumerates guidelines to create a short animation with the function of advance organizer.

Meaningful learning; advance organizer; animated short film.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos. Uma Perspectiva Cognitiva. 1a ed. Editora: Plátano Edições Técnicas. Lisboa, 2003.
  • AUSUBEL, David P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. Orlando, FL: Grune & Stratton, 1963.
  • AVGERAKIS, George. Digital Animation Bible. Editora: McGraw-Hill, New York, 2004.
  • CANTOR, Jeremy; Valencia, Pepe. Inspired 3D Short Film Production. s.l. : Editora: Course Technology PTR; 1 edition., 2004.
  • CHAMPOUX, Joseph E. Animated Films as a Teaching Resource. Journal of Management Education, Vol. 25, No. 1, 79-100. 2001.
  • COMPARATO, Doc. Roteiro: Arte e Técnica de Escrever para Cinema e Televisão. Editora: Nórdica, Rio de Janeiro. 1983.
  • COSTA, Isa. et al. Da pesquisa para a sala de aula: um exemplo em mecânica. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, 6 (2): 105-127, ago. 1989.
  • FARIA, Wilson de. Aprendizagem e Planejamento de Ensino. Editora: Atica S.A. São Paulo, 1989.
  • FERRES, Joan. Vídeo e Educação. Editora: Artes Médicas, 2° ed. Porto Algre, 1996.
  • FITZGERALD, B., The transformation of open source software. MIS Quarterly, Vol. 30 No. 3, pp. 587-598, September 2006.
  • FORD, Michael; LEHMAN, Alan. Inspired 3D Character Setup. Editora: Course Thechnology PTR, 1a ed. Florence, KY. 2002.
  • GAZDA, R., FLEMISTER, M. G. Design and Production of Video for Instructional Multimedia: Psychological Implications and Proposed Guidelines. Journal of Visual Literacy, Vol 19, Number 1, 95-98. 1998.
  • HESS, R. The Essential Blender. Guide to 3D Creation with the Open Source Suite Blender. No Starch Press. San Francisco, USA. 2007.
  • JOYCE, Bruce R.; WEIL, Marsha. Models of teaching. 5. ed. Boston, Massachusetts: Allyn and Bacon, 1996.
  • KOSCIANSKI, A. Changing The Rules: Injecting Content Into Computer Games. In: CIPOLLA-FICARRA, Francisco V. Quality and Communicability for Interactive Hypermedia Systems: Concepts and Practices for Design. S.l: IGI Global, 2010.
  • MILLERSON, Gerald. Video camera techniques. Media manuals. 2. ed. Great Britain: Focal Press, 1994.
  • MILLERSON, Gerald. Video production handbook. 3.ed. Great Britain: Focal Press, 2001.
  • MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. 186 p.
  • MULLER, D. A. Designing effective multimedia for physics education. 2008. Doctoral Thesis, School of Physics, University of Sydney, Australia 2008.
  • NOVAK, Joseph D. Uma Teoria de Educação. São Paulo: Pioneira, 1981.
  • OLIVEIRA, João Batista Araújo. Tecnologia Educacional, Teorias da Instrução. Petrópolis, RJ: Vozes Ltda, 1975.
  • PATOLI, M.Z. et al. (2009) An open source Grid based render farm for Blender 3D. In. Power Systems Conference and Exposition. Seattle, USA:PSCE '09 IEEE/PES, 2009.
  • RIBEIRO, R. J. Curta de animação como organizadorprévio no ensino da Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
  • SALOMON, G. Interaction of Media, Cognition and Learning. Lawrence Erlbaum Associates, 1994.
  • 1
    Título original: The Psychology of Meaningful VerbalLearning.Editora: Grune & Stratton, Nova Iorque, 1963.
  • 2
    É importante ressalvar que neste trabalho a representação gráfica das estruturas cognitivas hipoté ticas não possui relação com os Mapas Conceituais de Novak (1981).
  • 3
    A ideia nova e a ideia já estabelecida não precisam necessariamente pertencer a uma mesma área de conhecimento ou disciplina.
  • 4
    O argumento é um resumo da história na forma de texto utilizado para verificar a viabilidade me todológica e viabilidade artística de uma obra antes da sua produção.
  • 5
    http://www.youtube.com/watch?v=1jeMYJR6LJM ou http://vimeo.com/9162433.
  • 6
    http://www.youtube.com/watch?v=q3P2HRYoPgQ.
  • 7
    Rafael João ribeiro - Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor do instituto Federal do Paraná - iFPR. Email: rafaeluepg@hotmail.com
  • 8
    Sani De Carvalho Rutz Da Silva - Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2003. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). Email: sanirutz@gmai.com
  • 9
    André Koscianski - Doutor em Simulação - institut National Des Sciences Appliquées de Rouen (2004). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UFTPR). Email: koscianski@utfpr.edu.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    14 Abr 2011
  • Aceito
    24 Nov 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br