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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.14 no.3 Belo Horizonte sept./dic. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140313 

Artigos

A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS1

THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS

Cristiane Muenchen 1  

Demétrio Delizoicov 2  

1Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS.

2Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC.


RESUMO

No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil.

Palavras-Chave: Três momentos pedagógicos; freire; fleck.

ABSTRACT

In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.

Key words: Three pedagogical moments; freire; fleck.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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1Uma versão preliminar dessa pesquisa, intitulada "Os três momentos pedagógicos: um olhar histó- rico-epistemológico", foi apresentada em sessão especial do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), realizado de 24 e 28 de outubro de 2010, em Águas de Lindóia/SP.

2Como, por exemplo, os realizados e analisados na Guiné Bissau (Delizoicov, 1982), no Rio Grande do Norte (Pernambuco, 1981; 1993; 1994) e no município de São Paulo (São Paulo, 1990; 1992).

3Torna-se relevante enfatizar que a população da Guiné-Bissau era eminentemente rural, pois dos 800.000 habitantes da época, 85% viviam nesse meio. O projeto foi considerado de emergência, devido à falta de professores, o que não substituiu a formação de nível superior (DELIZOICOV, 1982; 1983).

4Na época denominado de Comissariado da Educação Nacional - CEN.

5Segundo Delizoicov (1991), foi também a partir desse projeto que a utilização dos três momentos pedagógicos para planejar o trabalho das equipes em cursos de formação de professores começou a ser refletida.

6Como organizadores, os três momentos não se distinguem necessariamente no tempo, constituindo atividades separadas. São uma maneira de refletir aonde se quer chegar e qual rumo se pode dar ao trabalho em cada momento (PERNAMBUCO, 1994).

7As questões geradoras têm a finalidade de explicitar "para quem" e "o que dos múltiplos aspectos que envolvem os temas geradores" serão considerados como proposta de trabalho para a escola, para cada série, para cada área do conhecimento. Dentre os objetivos das questões geradoras, des tacam-se: dar continuidade à problematização dos temas geradores; gerar conteúdos que favoreçam desocultar as contradições da realidade implícitas na temática; articular os conteúdos propostos; direcionar as respostas para o lugar aonde os educadores querem chegar (SÃO PAULO, 1990).

8Dados reforçados por sondagens a empresas, clínicas e outros órgãos locais, assim como por obser vações gerais recolhidas juntamente com documentações secundárias, como dados estatísticos sobre a área, artigos de imprensa e outra literatura relevante.

9Como "fotografias, vídeos, estatísticas demográficas e outra informação proveniente de docu mentos formais sobre as características econômicas, políticas e socioculturais" (TORRES, O'CADIZ e WONG, 2002: 144).

10Cf.: Disciplina Didática Geral do curso de Licenciatura em Física a Distância da UFSC. DELIZOICOV, D.Didática Geral. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2008.

119° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, ocorrido em maio de 2007, na cidade do Rio Grande/RS.

12Cristiane Muenchen - Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: crismuenchen@yahoo.com.br

13Demétrio Delizoicov - Doutor em Educação/ Didática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: demetrio@ced.ufsc.br

Recebido: 01 de Janeiro de 2012; Aceito: 26 de Fevereiro de 2012

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