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A REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DE LICENCIANDOS AO PROCESSO

THE RESTRUCTURING OF THE PEDAGOGICAL PROGRAM OF A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY'S DEGREE IN PHYSICS EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF FUTURE TEACHERS TO THE PROCESS

Resumos

Relatamos aqui conclusões de um estudo sobre formação inicial de professores, cujos dados foram constituídos durante o processo de reestruturação de um projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Durante esse processo, foram consideradas a legislação pertinente e as demandas de licenciandos, docentes universitários e de professores de Física em exercício na educação básica que, contribuindo a partir de diferentes posições, colaboraram fornecendo elementos para a configuração final do projeto. Para a leitura e interpretação dos discursos desses segmentos, foram adotadas como referências noções sobre desenvolvimento curricular e análise do discurso. Nesta comunicação, analisamos apenas as contribuições dos licenciandos envolvidos no processo.

Formação de professores de física; análise do discurso; reestruturação curricular.


We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.

Physics teachers' education; discourse analysis; curriculum restructuration.


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  • 1
    CNE/CP 1/2002: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, aprovada em 18/02/2002 e publicada no Diário Oficial da União, de 04 de março de 2002, na seção 1, p. 8. Essa formação de veria, segundo a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, publicada no mesmo DOU, p. 3, ser integralizada em, no mínimo 03 (três) anos letivos, tendo uma carga horária mínima de 2.800 horas.
  • 2
    CNE. Resolução CNE/CES 9/2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de março de 2002. Seção 1, p. 12.
  • 3
    Essa Comissão foi instituída por portaria específica em janeiro de 2006, com a finalidade de "mon tar o processo de reestruturação do curso de licenciatura plena em Física". Seus membros foram designados no estudo (Camargo, 2007) por DpD2, D3, D4, D5, D6D7 Dg a fim de preservar suas identidades. Três dos docentes atuam na pesquisa em ensino de Física (D2, D7 e Dg). Todos atuam no Departamento de Física, com exceção de D, que atua no Departamento de Educação nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física e D que, na época, cursava o doutorado na área de ensino e foi autorizado pelo Conselho de Curso a participar do processo de reestruturação e registrar os dados que constituíram a pesquisa aqui relatada.
  • 4
    Portaria UNESP de 06/05/2002.
  • 5
    O CEE do Estado de São Paulo tem, dentre suas funções, normatizar a avaliar os cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado, exceto as federais, que são de responsabilidade do MEC.
  • 6
    Resoluções CNE/CP 01 e 02/2002
  • 7
    Os currículos dos cursos de graduação de cada Unidade da IES deveriam ser reestruturados obe decendo a essas orientações e à Resolução UNESP n° 3, de 5/01/01, que dispõe sobre os Princípios Norteadores dos Cursos de Graduação no âmbito da IES.
  • 8
    Nesse caso, procurou-se selecionar somente considerar as questões relacionadas ao processo de rees truturação do curso e contidas nos questionários respondidos pelos alunos nos últimos anos (2001 a 2004), ou seja, aquelas referentes à formação e desempenho de alunos e docentes e demandas do corpo discente sobre o processo de reestruturação curricular.
  • 9
    Participaram desse encontro três membros da Comissão: dois docentes (Di e D7) e o pesqui sador (Dg), que registrou o encontro em videocassete, com a anuência dos presentes. Basicamente, procurou-se verificar junto aos professores da rede pública de ensino: 1) Quais eram as dificuldades encontradas no cotidiano de sala de aula que poderiam ser resultado de possíveis falhas decorrentes de seus cursos de formação inicial 2) O que os professores em exercício destacariam em suas práticas pedagógicas que merecesse registro e contribuísse para o processo de reestruturação do Curso 3) O que os professores entendiam ser importante de ser levado em consideração na implementação de um novo projeto político-pedagógico de um curso de Licenciatura em Física.
  • 10
    Com o objetivo de preservar a identidade dos licenciandos, eles foram chamados de L , L , L ... L . A data após a sigla do aluno corresponde ao ano no qual o questionário foi respondido. Na transcri ção foram, também, preservadas as falas originais dos licenciandos.
  • 11
    E importante observar aqui que embora a maioria dos docentes que atuavam no curso de licenciatura pertencesse ao Departamento de Física, as disciplinas da área de Educação, incluindo as práticas de ensino e os estágios supervisionados, são disciplinas oferecidas pel o Departamento de Educação nessa Unidade.
  • 12
    Sergio Camargo - Professor Adjunto. Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação Universidade Federal do Paraná(UFPR).Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências(Unesp/FQ e Grupo de Pesquisa em Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza(UFPR).(s.camargo@ ufpr.br) Apoio Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
  • 13
    Sergio Camargo - Professor Adjunto. Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência . Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências . Faculdade de Ciências, Unesp, Campus de Bauru; (nardi@fc.unesp.br) Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
  • 14
    Renato Carlos Tonin Ghiotto; João José Caluzi; José Armando Xavier; Elisabete Aparecida Andrello Rubo; Lígia de Oliveira Ruggiero - Professores Assistentes. Departamento de Física. Faculdade de Ciências, Unesp, Campus de Bauru; (ghiotto@ fc.unesp.br, caluzi@fc.unesp. br, rubo@fc.unesp.br, ligia@ fc.unesp.br; xavier@fc.unesp.br)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    03 Jan 2012
  • Aceito
    29 Fev 2012
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