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O CARAMUJO AFRICANO EM CONTEXTO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTUDO DA HELMINTOFAUNA ASSOCIADA AO CARAMUJO EM BARRA DO PIRAÍ (RJ)

THE AFRICAN SNAIL IN SCHOOL CONTEXT: THE PERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS AND THE HELMINTHOLOGICAL FAUNA STUDY ASSOCIATED WITH THE SNAIL IN BARRA DO PIRAÍ (RJ)

Resumos

O trabalho investiga as percepções de alunos do Ensino Fundamental sobre a espécie Achatinafulica (caramujo africano) e os riscos que esse molusco oferece para a população no município de Barra do Piraí (RJ). A pesquisa envolveu a aplicação de questionários, grupos focais e observações de campo, além do estudo parasitológico de exemplares do molusco na localidade. Foi identificada a presença de caramujos infectados com nematódeos de interesse médico-veterinário e evidenciado que os alunos têm uma percepção negativa em relação ao caramujo, havendo predomínio de divergências entre suas percepções e o conhecimento científico. Com base nas contribuições do estudo das percepções e da Teoria da Aprendizagem Significativa, são propostas orientações para o planejamento de estratégias de ensino em contexto escolar.

Percepção de estudantes; caramujo africano; ensino de ciências.


The study investigates elementary students' perception of the species Achatina fulica (African snail) and the risks this mollusc may pose to the population of Barra do Pirai - in the state of Rio de Janeiro. The research involved questionnaires, focus groups and field observations, besides A. fulica specimens parasitological analysis. The results indicated the presence of snails infected with nematodes of medical and veterinary interest in the locality. The students have a negative perception of the snail, and there is great difference between their perceptions and scientific knowledge. Based on the contributions of the perceptions study and of Meaningful Learning Theory, guidelines are suggested so that strategies for teaching the content regarding the African snail at school environment can be developed.

Students' perception; african snail; science education.


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  • 1
    Há registros de casos de angiostrongilose abdominal no Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (THIENGO, 2007), mas sem a participação de A. fulica atuando na transmissão. Já em relação à meningoencefalite eosinofílica, há registro de 2 casos em 2007, no Espírito Santo (CALDEIRA et al., 2007), e 2 casos em 2008, em Pernambuco (THIENGO et al., 2010), e em ambos foram encontrados exemplares de A. fulica infectados livres no ambiente.
  • 2
    Estrutura cognitiva: conteúdo total de ideias de um indivíduo e a organização em sua mente, for mando uma estrutura hierárquica de conceitos (MOREIRA, 2006).
  • 3
    Zilene Moreira Pereira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz(IOC/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: zilene@ioc.fiocruz.br
  • 4
    Silvana Carvalho Thiengo Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Pesquisadora do Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/ FIOCRUZ). E-mail: sthiengo@ioc.fiocruz.br
  • 5
    Simone Monteiro Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); Pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). E-mail: msimone@ioc.fiocruz.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    15 Fev 2011
  • Aceito
    19 Jan 2012
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