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AÇÕES E INDICADORES DA CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO EM AULA DE CIÊNCIAS

ACTIONS AND INDICATORS OF BUILDING UP ARGUMENTS IN SCIENCE CLASSES

Resumos

Neste trabalho apresentamos algumas ideias relacionadas ao uso do padrão de argumento de Toulmin (TAP) em pesquisas sobre ensino de ciências. Apoiamo-nos em trabalhos da área que mencionam a possível inadequação desse referencial quando utilizado para analisar as interações ocorridas em sala de aula. Entendemos que a sua utilização em nossas pesquisas pode ser mais bem aproveitada quando inserimos elementos diretamente associados ao ensino de ciências. Neste artigo, propomos uma análise com foco tanto nas respostas dos alunos quanto nas ações do professor para fomentar as discussões ocorridas em sala de aula. Além do TAP, em nossa pesquisa usamos categorias propostas para estudo das interações discursivas ocorridas em aulas de ciências: para a análise das falas dos alunos, utilizamos os indicadores de alfabetização científica, e para o exame das ações do professor, propomos novas categorias que se relacionam diretamente com a promoção da investigação e da argumentação em sala de aula. Com base nos resultados obtidos, concluímos que o estabelecimento de correlação entre fatos e ideias (não considerado pelo TAP) é uma etapa essencial para a construção do argumento em aulas de ciências.

Argumentação; ações do professor; indicadores de alfabetização científica.


In this paper, we present some ideas concerning the use of Toulmin's Argument Pattern (TAP) in research on science teaching. We support studies in the area that mention the possible inadequacy of this standard when used to analyze the interactions occurring in the classroom. We believe that its use in our research can be better used when we insert elements directly related to science education. In this paper, we propose an analysis focused both on the responses of the students and the teacher's actions to foster discussions that occurred in the classroom. In addition to TAP, in our analysis, we use categories proposed for the study of discursive interactions occurring in science classrooms: to analyze the speech of students, we use indicators of Scientific Literacy, and to analyze the actions of the teacher, we propose new categories that directly relate to the promotion of research and argumentation in the classroom. Based on these results, we conclude that the establishment of correlation between facts and ideas (not regarded by TAP) is an essential step for the construction of argument in science classes.

Argumentation; teachers' actions. Indicators of scientific literacy.


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    Lúcia Helena Sasseron - Licenciada em Física, mestre em Ensino de Ciências e doutora em Educação pela USP. Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). 31. Email: sasseron@usp.br
  • 2
    Anna Maria Pessoa de Carvalho - Doutora em Educação na área de ensino de ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pesquisadora Sênior do CNPq. Professora da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). 33. E-mail: ampdcarv@usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    16 Out 2012
  • Aceito
    11 Jan 2013
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