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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.15 no.3 Belo Horizonte Sept./Dec. 2013

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150305 

Artigos

A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION

Luziane Beyruth Schwartz 1  

Flavia Rezende 2  

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ

2Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (NUTES-UFRJ), Rio de Janeiro-RJ.


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral.

Palavras-Chave: Qualidade do ensino de ciências; Educação profissional técnica de nível médio; Análise bakhtiniana do discurso.

ABSTRACT

The aim of this study was to investigate how teachers of professional technical education build perspectives on the quality of science education as practice guidelines. The data analyzed resulted from interviews with a chemistry teacher and a biology teacher who taught in distinct federal technical schools of Rio de Janeiro. The analysis is based on concepts from Mikhail Bakhtin's philosophy of language. Both teachers primarily appropriate the perspective of quality of science education which is dominant in their institutional context. According to Taís, the quality is in line with the training for the job market. In the speech of Cleo, the quality is the subject of combating the utilitarian conception of science education and in defense of integral formation.

Key words: Quality of science education; professional technical education; Bakhtinian discourse analysis.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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*Luziane Beyruth Schwartz - Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. E-mail: luzianebs@gmail.com.

**Flavia Rezende - Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio). Professora associada do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES-UFRJ). E-mail: flaviarezende@uol.com.br

Recebido: 25 de Maio de 2012; Aceito: 09 de Janeiro de 2013

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