Acessibilidade / Reportar erro

A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA - UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER

THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE

Resumos

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre as relações dos licenciandos em física com o "ensinar". Tem-se como objetivo identificar quais os mediadores da escolha pela licenciatura em física, verificando como os saberes escolares interferiram nesta escolha. Utiliza-se como referencial teórico a Teoria da Relação com o Saber, desenvolvida por Bernard Charlot. A ferramenta metodológica utilizada foi um questionário com vinte questões, onde 83 foram retidos para análise. Através dos próprios argumentos evocados nas respostas foi construída uma grade de categorização e, através dela, calcularam-se percentuais para os argumentos mais citados pelos estudantes. Neste trabalho, analisaram-se as questões pertencentes ao bloco de perguntas "Eu e o que me levou a cursar a licenciatura em física". Os principais resultados apontam a escolha da licenciatura em física como carreira devido ao estabelecimento de uma forte relação com a física e a matemática escolar; relações positivas com escolha pela licenciatura, embora sem evidências de como essas relações foram estabelecidas.

Licenciandos em física; Mediadores da escolha pela licenciatura em física; Saberes Adquiridos na Escola; Teoria da Relação com Saber.


This paper presents results of a research that deals with the relationships of undergraduate students in physics with the idea of "teaching". The objective of this work is to identify which factors influence the students' choice to major in Physics teaching, by verifying how the acquired knowledge in school interfered this choice. The theoretical basis was the Theory of Relationship with Learning, developed by Bernard Charlot. The methodology tool used was the application of a questionnaire, with twenty questions, with eighty-three being retained for analysis. With the arguments present in the responses a grid of categorization was constructed and, with it, percentages were calculated for the arguments most often mentioned by the students. This work focused on the analysis of the questions belonging to the block of queries, "I and what led me to attend a degree to teach Physics." The main results show the choice of degree in physics as a career due to the establishment of a strong relationship with physics and mathematics in school; positive relationships with choice of becoming a physics teacher. However, no evidence of how these relationships has been established.

Physics teacher students; Mediators of choice for the degree in physics; Knowledge Acquired at School; Theory of Relationship with Knowledge.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed Editora: Porto Alegre, 2000.
  • CHARLOT, B. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • CHARLOT, B.A Relação com o saber nos meios populares - Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Legis Editora: Cidade do Porto, Portugal, 2009.
  • CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Editora Aique: Buenos Aires, 1991.
  • FEITOSA, L. D. Os licenciandos em física da UFS e as suas relações com o ensinar - Uma investigação a partir da Teoria da Relação com o Saber. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2012.
  • SILVA, V. A. Por que e para que aprender a matemática? São Paulo: Cortez, 1ª Edição, 2009.
  • 1
    Education, Socialisation et Collectivités Locales, nome francês da equipe liderada por Bernard Charlot que realizava pesquisas relacionadas à relação dos alunos com o saber que se iniciaram em 1987, na Universidade de Paris 8, França.
  • 2
    Refere-se ao conceito de Chevallard (1991) de transposição didática, que remete à transformação do saber sábio ao saber a ser ensinado. No caso da escola, trata-se da transformação do conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos.
  • 3
    Essa é uma classificação adotada na pesquisa para os questionários. No caso acima, refere-se ao questionário nº 14, Campus Itabaiana (ITA), sexo feminino (F), aluno cursando entre o 5º e 7º período (5º ao 7º). As citações na sequência podem ser analogamente identificadas pelos seguintes códigos: campus São Cristóvão (SC); sexo masculino (M); cursando entre o 1º e 4º período (1º ao 4º); cursando entre o 8º e 10º período (8º ao 10º).
  • *
    Larissa Dias Feitosa - Mestra em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE). Pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Email: leuris_f@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    22 Fev 2013
  • Aceito
    19 Maio 2013
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br