Acessibilidade / Reportar erro

CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

FUTURE TEACHERS' CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES

Resumos

Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.

Concepções de futuros professores; Educação ambiental; Formação de professores;


This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.

Conceptions of future teachers; Environmental education; Teacher training


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALMEIDA, A. Educação Ambiental: a importância da dimensão ética. Lisboa: Livros Horizonte, 2007a. 205 p.
  • ALMEIDA, A. Que papel para as Ciências da Natureza em Educação Ambiental? Discussão de ideias a partir de resultados de uma investigação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, n. 3, p. 522-537. 2007b.
  • BJERKE, T.; KALTENBORN, B. The relationship of ecocentric and anthropocentric motives to attitudes toward large carnivores. Journal of Environmental Psychology, v. 19, p. 415-421. 1999.
  • BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.
  • CARIDE, J. A.; MEIRA, P. Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. 302 p.
  • DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introduction: Entering the field of qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage Handbook of Qualitative Research. 4. ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. 2011. p. 1-20.
  • FERNANDES, E. T.; CUNHA, A. M. O. C.; MARÇAL JÚNIOR. Educação ambiental e meio ambiente: concepções de profissionais da educação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 2., 2003, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos: UFSCar. 2003. p. 1-5. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/ Arquivos/Painel/PNL123.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2009.
    » http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/ Arquivos/Painel/PNL123.pdf
  • FIEN, J.; TILBURY, D. The global challenge of sustainability. In: TILBURY, D.et al. (Eds.). Education and sustainability: responding to the global challenge. Gland and Cambridge: CEC/IUCN, 2002. p. 1-12.
  • FREITAS, M. A Educação Ambiental (e para a Sustentabilidade) como Projecto. In: JORNADAS DE EDUCAÇÃO PARA O AMBIENTE, 3, 2000, Viana do Castelo. Anais...Viana do Castelo: Câmara Municipal, 2000. p. 45-52.
  • FREITAS, M. Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável? Uma análise centrada na realidade portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, v. 41, p. 133-147. 2006.
  • GARCIA, J. Una hipótesis de progresión sobre los modelos de desarrollo en Educación Ambiental. Investigación en la Escuela, v. 37, pp. 15-32. 1999.
  • GARCIA, M. L.; VERGARA, J. M. R. (2000). La evolución del concepto de sostenibilidad y su introdución en la enseñanza. Enseñanza de las Ciências, v. 18, n. 3, pp. 473- 486.
  • GIORDAN, A. De la prise de conscience à l`action. Education Permanente, v. 148, p. 19-29, 2001.
  • KILLINGSWORTH, M. J.; PALMER, J. Ecospeak: rhetoric and environmental politics in America. Carbondale, IL: Southern Illinois University Press, 1992. 312 p.
  • LOCKWOOD, M. Humans valuing nature: synthesising insights from philosophy, psychology and economics. Environmental Values, v. 8, p. 381-401. 1999.
  • LOUGHLAND, T.; REID, A.; PETOCZ, P. Young People's Conceptions of Environment: A phenomenographic analysis. Environmental Education Research, v. 8, n. 2, p. 187-197. 2002.
  • MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: conversando com as professoras sobre as atividades realizadas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais... Bauru: USP, 2003. p. 1-12. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ ORAL024.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2009.
    » http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ ORAL024.pdf
  • MARCOTE, P. V.; SUÁREZ, P. A. Planteamiento de un marco teórico para la Educación Ambiental para un desarrollo sustentable. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 1. 2005. Disponível em: <http://www.reec.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART4_Vol4_N1.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2007.
    » http://www.reec.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART4_Vol4_N1.pdf
  • MASON, J. Qualitative researching. 2. ed. London: Sage Publications, 2002. 180 p.
  • MÁXIMO-ESTEVES, L. Da teoria à prática: educação ambiental com as crianças pequenas ou o Fio da História. Porto: Porto Editora, 1998. 176 p.
  • MERRIAM, S. Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco, CA: Jossey Bass, 2009. 320 p.
  • MILLER, J. D. Scientific literacy: an updated conceptual and empirical review. In: GAGO, M. O Futuro da Cultura Científica Lisboa: Instituto de Prospectiva, 1994. p. 37-57.
  • MILFONT, T. L.; DUCKITT, J. Preservation and utilization: understanding the structure of environmental attitudes. Medio Ambiente y Comportamiento Humano, v. 7, n. 1, p. 29-50. 2006.
  • NUNES, I.; DOURADO, L. Concepções e práticas de professores de Biologia e Geologia relativas à implementação de acções de Educação Ambiental com recurso ao trabalho laboratorial e de campo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 671-691. 2009.
  • OLIVEIRA, A. L.; OBARA, A. T.; RODRIGUES, M. A. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, n. 3, p. 471-495. 2007. Disponível em: <http://www.reec.uvigo.es/volumenes/ volumen6/ART1_Vol6_N3.pdf>. Acesso em: 23 out. 2007.
    » http://www.reec.uvigo.es/volumenes/ volumen6/ART1_Vol6_N3.pdf
  • OKSANEN, M. The moral value of biodiversity. Ambio, v. 26, p. 541-545. 1997.
  • PAJARES, M. Teachers' beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332. 1992.
  • PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods. 3. ed. Newbury Park, CA: Sage Publications, 2002. 532 p.
  • REIGOTA, M. A. S. O meio ambiente e suas representações no ensino em São Paulo, Brasil. Uniambiente, Brasília, v. 2, n. 1, p. 27-30. 1991.
  • REIGOTA, M. A. S. Meio ambiente e representação social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 96 p.
  • SACH, I. Desarrollo sustentable, bio-industrialización descentralizada y nuevas configuraciones rural urbanas. Los casos de India y Brasil. Pensamiento Iberoamericano, v. 46, p. 235-256. 1990.
  • SAUVÉ, L. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista Educação Pública, v. 6, n. 10, p. 72-103, jul./dez. 1997. Disponível em: <http://www.rebea.org.br/arquivorebea/acoes/tecendo/ponto_004.pdf>. Acesso em: 12 out. 2009.
    » http://www.rebea.org.br/arquivorebea/acoes/tecendo/ponto_004.pdf
  • SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 317-322. 2005a.
  • SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005b. p. 17-44.
  • SCOULLOS, M.; MALOTIDI, V. Handbook on methods used in Environmental Education and Education for Sustainable Development. Athens: MIO-ECSDE, 2004. 111 p.
  • SHEPARDSON, D.; WEE, B.; PRIDDY, M.; HARBOR, J. Students' mental models of the environment. Journal of Research in Science Teaching, v. 44, p. 327-348. 2007.
  • STEVENSON, R. B. Schooling and environmental education: contradictions in purpose and practice. Environmental Education Research, v. 13, n. 2, p. 139-153. 2007.
  • STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basic of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998. 312 p.
  • THOMPSON, S. G.; BARTON, M. Ecocentric and anthropocentric attitudes toward the environment. Journal of Environmental Psychology, v. 14, p. 149-157, 1994.
  • UNCED. Our Common Future: the Bruntland Report. Oxford: Oxford University Press, 1987. Disponível em: <http://www.un-documents.net/our-common-future.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2007.
    » http://www.un-documents.net/our-common-future.pdf
  • UNESCO. Toward an action plan: a report on the Tbilisi Intergovernmental Conference on Environmental Education. Washington, DC: US Government Printing Office, 1978. Disponível em: <http://www.unesdoc.unesco.org/images/0003/000327/032763eo.pdf>. Acesso em: 01 out. 2007.
    » http://www.unesdoc.unesco.org/images/0003/000327/032763eo.pdf
  • URDA, E. G. Las concepciones del medioambiente en estudantes de nível superior. Revista Iberoamericana de Educación. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/602Gonzalez.PDF>. Acesso em: 03 set. 2009. 2009
    » http://www.rieoei.org/deloslectores/602Gonzalez.PDF
  • WISEMAN, M.; BOGNER, F. A higher-order model of ecological values and its relationship to personality. Personality and Individual Differences, v. 34, n. 5, p. 783-794. 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    21 Maio 2013
  • Aceito
    23 Jan 2014
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br