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POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO

FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT

Resumos

O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária.

Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento


The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program.

Science Teaching; Learning-Event


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  • 3
    Maria dos Remédios de Brito - Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta IV da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: mrdbrito@hotmail.com
  • 4
    Maria Neide Carneiro Ramos - Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas. Doutoranda em Educação em Ciências. Com experiência na área da Educação, ênfase em Educação em Ciências. Atua como Professora de Ciências Físicas e Biológicas na Educação Básica. Coordena o Clube de Ciências da UFPA do Município de Breves. E-mail: ramos_mnc@yahoo.com
  • 1
    O aion é a segunda leitura do tempo em Deleuze. Segundo Pelbart (2010), para Deleuze o aion é o tempo que extrai do instante - nega o presente - as singularidades do passado e do futuro que formam os elementos constituintes do acontecimento.
  • 2
    Esquemas que submetem o ensino e a aprendizagem à ordem do estrutural, do disciplinar e curricular "representa uma concepção mecânica do conhecimento e da realidade, reproduzindo a fragmentação cartesiana do saber resultado das concepções científicas" (GALLO, 2003, p. 89).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    09 Maio 2012
  • Aceito
    23 Jan 2014
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