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ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO DOCENTE ESPONTÂNEO DE INGRESSANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

STUDY AND CHARACTERIZATION OF SPONTANEOUS TEACHING THINKING AT AN UNDERGRADUATE CHEMISTRY COURSE

Resumos

O pensamento docente espontâneo é um saber docente característico da vivência escolar, no qual o estudante se apropria de práticas de professores que passaram por sua vida e as coloca em ação quando se torna professor. Diversos autores têm apontado para a limitação desse saber, uma vez que é validado pelo senso comum. Nesse sentido, o presente trabalho buscou verificar, através de questionário e entrevista, se os estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Química possuem concepções características do pensamento docente espontâneo. Para caracterizá-lo, utilizamos o referencial dos modelos didáticos de Garcia Pérez. Apoiados na Análise Textual Discursiva, observamos que os estudantes, de fato, trazem ideias sobre a docência baseadas em sua experiência na educação básica, principalmente sobre o processo avaliativo.

Pensamento docente espontâneo; Modelos didáticos; Formação de professores


Spontaneous teaching thinking is a form of knowledge characteristic of school experience, in which students appropriate of practices by teachers who have gone through their lives and put them into action when they become teachers themselves. Several authors have pointed to the limitations of this knowledge, since it is validated by common sense. In this sense, the present study aimed to verify, through interview and questionnaire methodology, whether the freshmen students in degree course in Chemistry have typical spontaneous conceptions of teaching thinking. To characterize it, we used the framework of didactic models by Garcia Perez. Supported on Textual Discourse Analysis, we observed that students actually bring ideas about teaching based on their experience in basic education, particularly as to the evaluation process.

Spontaneous teaching thinking; Didactic models; Teacher training


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  • 1
    É importante observar que, no contexto da sua pesquisa (realizada no período de 1987 a 1997), o modelo de ensino vigente era majoritariamente tradicional, por isso Porlán e Martín dizem sobre a perpetuação desse modelo através da incorporação implícita dessas rotinas.
  • 2
    Em todas as questões, a soma total das respostas ultrapassa o número de 12 respondentes porque uma resposta pode ter gerado mais de uma unidade de análise.
  • 3
    Os autores chamam de modelo eclético o modelo didático pessoal formado pelo par de modelos tradicionais ou pelo par de modelos inovadores, isto é, em alguns momentos o professor se caracteriza como tradicional e, em outros, como tecnológico, ou ora é alternativo, ora é espontaneísta.
  • 4
    Chamamos, aqui, de "idealização da prática", o ato de o estudante propor uma aula sem estar em atuação e/ou ter experiência docente.
  • 5
    A questão se refere à proposta de aula que foi pedida na questão anterior.
  • 6
    José Guilherme da Silva Lopes - Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciado e Doutor em Química pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto III da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Coordenador de licenciaturas da PróReitoria de Graduação - PROGRAD, Coordenador de área de gestão de processos educacionais - PIBID/CAPES na UFJF e coordenador institucional do Programa de apoio a laboratórios interdisciplinares de formação de educadores LIFE/CAPES na UFJF. E-mail: guilherme.lopes@ufjf.edu.br.
  • 7
    Luiz Alberto Silva Junior - Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor designado de Química em escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. E-mail: junior_mineiros@hotmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    25 Jun 2013
  • Aceito
    07 Nov 2013
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