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A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPO

RESEARCH AS A POSSIBILITY OF REINTERPRETATION OF TEACHING IN RURAL SCHOOLS

Resumos

Este trabalho trata de investigação realizada em uma escola do campo, em Mato Grosso, com professores e alunos da Educação Básica, e objetivou analisar a possibilidade da ressignificação da prática de ensino de Ciências e de Matemática, utilizando a pesquisa no coletivo escolar como ferramenta pedagógica. A investigação realizada a partir da abordagem qualitativa, tendo a observação participante, o diário de campo e entrevistas como instrumentos, apontou a formação do professor para a pesquisa como possibilidade significativa para a problematização, intervenção, transformação das questões socioambientais, contradições sociais da vida do campo e ressignificação das práticas de ensino.

Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática; Ensino Fundamental; Pesquisa; Educação no/do Campo


This paper is a survey conducted in a rural school with teachers and students of Grammar School in the state of Mato Grosso, Brazil. This study aimed to analyze the possibility of reframing the practice of teaching Science and Mathematics by using research within the school community as a pedagogical tool. The research uses a qualitative approach along with participative observation, a field diary and interviews, determining that a teacher with training of research is a significant opportunity for fostering inquiry, intervention, transformation of environmental issues and the social contradictions of rural life as well as the reframing of teaching practices.

Teaching and Learning of Science and Mathematics; Basic Education Research; Rural Education


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  • 1
    Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização não governamental (ONG) que atua na bacia do Xingu e incentiva o desenvolvimento de ações vinculadas às questões ambientais. Para fortalecer nossas ações, buscamos parcerias junto ao ISA e a Prefeitura Municipal de Água Boa.
  • 2
    As Diretrizes Operacionais da Educação do Campo, instituída pela resolução CNE/CEB Nº. 01 de 03 de abril de 2002, trata da identidade e de especificidades da escola do campo.
  • 3
    "A técnica denominada agrofloresta (SAF) é {...} a utilização sustentável dos recursos naturais aliada a uma menor dependência de insumos externos que caracterizam este sistema de produção, resultam em maior segurança alimentar e economia, tanto para os agricultores, como para os consumidores". ARMANDO S.M.; BUENO, Y.M. e CAVALCANTE, C.H. Circular Técnica da Embrapa, nº 16.
  • 4
    Em 2009, dois alunos apresentaram a pesquisa intitulada "O pequi: carne do cerrado para o pequeno produtor rural", com o objetivo de refletir sobre a produção sustentável do Pequi na região, sendo vencedores na Mostra de Ciências e Tecnologia Nacional.
  • 5
    Em 2008, os alunos foram vencedores com a pesquisa intitulada "Agrofloresta e matemática: qual a relação?". Em 2009, com a pesquisa sobre o Pequi.
  • 6
    Rosenilde Nogueira Paniago - Doutoranda do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores e como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Faz parte do grupo de pesquisa Educação do Instituto Federal Goiano e do grupo nvestigação da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Educação a Distância, Formação de Professores e Ensino de Ciências. Email: rosenilde_nogueira@yahoo.com.br
  • 7
    Simone Albuquerque da Rocha - Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Pós-Doutorado pela PUC-SP (2011). Professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do grupo de Pesquisa investigção e Vice-coordenadora do PPGEdu/UFMT. Email: sa.rocha@terra.com.br
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    Josenilde Nogueira Paniago - Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato GrossoUNEMAT (1996), Pós Graduada em Metodologia do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino a Distância (UFMT). Professora da rede de Educação Básica de Mato Grosso, desde 1989, em que atuou como Professora, como Gestora e Coordenadora. Desempenhou o papel de Orientadora Acadêmica no Curso de Pedagogia em EAD pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2000-2001). Email: josypaniago2012@hotmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    19 Set 2013
  • Aceito
    31 Jan 2014
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