Acessibilidade / Reportar erro

ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS

Resumos

Apresentamos os resultados de uma investigação com o que teve como objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências, no município de Tijucas, Santa Catarina, sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, o discurso ideológico e o desenvolvimento moral e as atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de Ciências, não explicitando aspectos importantes como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre a de relacionadas a como "utilizar a ética", no entanto, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ética.

Ética; Ensino de Ciências; Transgênicos


We present the results of an investigation with the objective of analyzing the positions of six Science teachers in Tijucas, Santa Catarina on ethics in science teaching during the classroom presentation on the theme of transgenics. For data collection, we used semi-structured interviews. For the analyses, we defined three units: the nature of ethics, the ideological discourse and the moral development, as well as the attitudes of Science teachers in situations of tension. In general, we see that the teachers presented important aspects that characterize the theme of transgenics in their teaching practice, such as the questioning that values, for example, the records and the information offered by the media in general. However, some still seem to have a partial understanding of ethics in science teaching, not explaining important aspects, such as their critical and reflective positioning about the use of transgenics. We realized that such teachers have notions about the "use of ethics", but they still face difficulties in carrying out a process of ethical training.

Ethics; Science education; Transgenics


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALTIERI, M.A. The environmental risks of transgenic crops: an agroecological assessment. AgBiotech news and Information, 2008.
  • ARAGÃO, F. J. L. Organismos transgênicos: explicando e discutindo a tecnologia. Barueri, São Paulo: Manole Ltda, 2003.
  • BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 3. ed. São Paulo: Contraponto, 2001.
  • BATAGLIA, P.U.R. A construção da competência moral e a formação do psicólogo. 2001. 102 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
  • BAUER, M.W. e G. Gaskell. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
  • BICUDO, M. A. V. Fundamentos éticos da educação. São Paulo: Autores Associados/ Cortez, 2007.
  • BIZZO, N. Ciências: Fácil ou difícil. 2ª ed., 10ª impressão. São Paulo: Ática, 2008.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; Ciências. Brasília: MEC/SEF, v. 4, 1998. Disponível em: <http://www. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf> Acesso em 9 dez. 2013.
    » http://www. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf
  • CACHAPUZ, A. GIL-PÉREZ, D., VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 263 p.
  • CARMINO, C.; MORAES, R. GALVÃO. Diferenças de gênero no raciocínio moral. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO, 6, 2006. Vitória, ES. Textos completos.Vitória, ES: SNP, 2006. p. 101 - 109
  • CARVALHO, A. M. P de. Introduzindo os alunos no universo das ciências. In: Wethein, J & Cunha, C. da. (org). Ensino de Ciência e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. São Paulo: Unesco, 2009. Disponível em: <http://www.unesdoc.unesco.org/por.pdf>. Acesso em: 9 de maio de 2013.
    » http://www.unesdoc.unesco.org/por.pdf
  • COSTA, C. Introdução: o Conhecimento como característica da humanidade. In: Sociologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2006.
  • DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
  • ELLSTRAND, N.C. Going to "Great Lengths" to Prevent the Escape of Genes That Produce Specialty Chemicals. Plant Physiology, v. 132, p. 1770-1774. 2003.
  • FIORILLO, C. A. P. Biodiversidade e patrimônio genético no direito ambiental brasileiro. São Paulo: Max Limonad, 1999.
  • FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.
  • GARRAFA, V. Bioética e ciência: até onde avançar sem agredir. Revista CEJ, Brasília, 2010: Disponível em: <http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/cej/article/view/183/345> Acesso em:10/07/2013.
    » http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/cej/article/view/183/345
  • GASKELL, G. Entrevistas Individuais e Grupais. In: Bauer, M.W., Gaskell, G. (Eds.), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 64-89.
  • GIL-PÉREZ, D. et al. Importância da educação científica na sociedade atual. In: Cachapuz, A., Gil-Pérez, D. Carvalho, A.M.P., Vilches, A. (Org.), A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. pp. 19-34.
  • GRIFFITHS, A. J. F. Introdução à Genética. Tradução de Paulo A. Mota. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 740 p.
  • KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao (Espanha): Editorial Desclée de Brauwer S.A., 1992.
  • LACAZ-RUIZ, R.; CASTRO, F. C. P. A ciência e a bioética. Videtur, São Paulo, v. 6, n. 6, p. 15-20, 2004. Disponível em: <http://www.hottopos.com.br/videtur6/roger.htm> Acesso em: 10/07/2013.
    » http://www.hottopos.com.br/videtur6/roger.htm
  • LAPPÉ, M.; BAILEY, B. Against the grain: biotechnology and the corporate takeover of our food. Monroe, ME: Common Courage Press, 2000.
  • LA TAILLE, Y. Prefácio à edição brasileira. In: PUIG, J.M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
  • LÜDKE, M. E ADRIANO, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2006.
  • MACHADO, P. A. L. Direito Ambiental Brasileiro. 11ªed. São Paulo: Malheiros, 2003.
  • MATTAR NETO, J. A. Filosofia e ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 1-34.
  • MORENO, C. Moral education in higher education and the transformation of a concern: a historical account. Paper apresentado na 31st Annual Meeting or the Association for Moral Education. Cambridge: Massachussets, 2008.
  • MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. RJ: Zahar, 2004.
  • OLIVEIRA, A. L. de. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de Ciências do Ensino Fundamental. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2006. Disponível em <http://www.sfiec.org.br/iel/Teses/Tese4.pdf>. Acesso em: 10 de ago. de 2013.
    » http://www.sfiec.org.br/iel/Teses/Tese4.pdf
  • PARTURY, F. e SCHELP, D. Transgênicos: os grãos que assustam. Revista Veja, São Paulo, 29.10.2003.
  • PEDRANCINI, V. D. et al. Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 135-146, 2008.
  • PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1996.
  • PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação: os caminhos nas ciências, nas artes e no ensino. In: Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thompson, 2004.
  • RAZERA, J.C.C.; NARDI, R. Ética no ensino de ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança nas discussões de assuntos controvertidos. Investigações no Ensino de Ciências, v.11, p. 53-66, 2006.
  • RAZERA, J.C.C. Ética em assuntos controvertidos no ensino de ciências: atitudes que configuram as controvérsias entre evolucionismo e criacionismo. 2000. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2000.
  • REST, J. et al. DIT Manual: manual for the defining issues test. Minneapolis: University of Minesota, 1999.
  • RIECHMANN, J. Cultivos transgênicos e alimentos transgênicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
  • SALVADOR, P. M. P. D. Avaliação do Impacto de Atividades Outdoor: Contributo dos Clubes de Ciência para a Alfabetização Científica. Dissertação (Mestrado em Geologia para o ensino) - Universidade do Porto, Porto, 2002.
  • SINGER, P. Ética prática. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 399 p.
  • SIRVINSKAS, L. P. Manual de Direito Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • SOLOMON, R. C. Ética e excelência: cooperação e integridade nos negócios. Trad. Maria Luiza X. de Borges. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. 460 p
  • TRASFERETTI, J. Ética e responsabilidade social. Campinas: Editora Alínea, 2006. 131 p.
  • VALE, J. M. F. Educação científica e sociedade. In: Nardi, R. (org). Questões atuais no ensino de Ciências. 2ª ed. São Paulo: Escrituras, 2009.
  • VALLS, A. L. M. O que é ética. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2000. 83 p
  • VÁZQUEZ, A. S. Ética. Trad. João Dell'Anna. 23ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
  • VASCONCELOS, C. S. Relação professor-aluno. In: Projeto de Educação Continuada: a escola pública e suas relações humano-sociais e educacionais. Bauru: SEE/UNESP/FUNDUNESP, 2008. p.53-58.
  • VERGARA, S.C. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.
  • ZAJDSZNAJDER, L. Ética, estratégia e comunicação: na passagem da modernidade à pós-modernidade. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    09 Dez 2013
  • Aceito
    06 Fev 2014
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br