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Determinantes de excelência no basquetebol feminino: as conquistas da seleção brasileira na perspectiva das atletas

DETERMINANTS OF EXCELLENCE IN FEMale BASKETBALL: ACHIEVEMENTS OF THE BRAZILIAN SELECTION IN the ATHLETES` VIEW

Resumos

O escopo do estudo é a excelência esportiva, sendo objetivo investigar fatores determinantes para o desempenho de excelência da geração brasileira campeã mundial e medalhista olímpica de basquetebol feminino ao longo de anos, assim como as razões para a não manutenção de resultados expressivos na sequência. A metodologia é o Discurso do Sujeito Coletivo, sendo entrevistadas sete atletas de excelência. Foi evidenciado que é dinâmico e complexo o conjunto de fatores que resultam em desempenho de excelência, sendo determinante nesse caso: boa relação entre comissão técnica e atletas, a adequação das condições de treinamento com equipe multidisciplinar, períodos de treinamento concentrado e gerenciamento do treino desenvolvido nos clubes, a experiência do grupo e a capacidade de cada atleta de doar-se pelo grupo. Quanto ao declínio de resultados, está associado à gestão inadequada da modalidade, com pouca preocupação com a formação de treinadores e atletas, assim como aparente menor comprometimento das novas gerações com a Seleção.

Desempenho; Excelência; Basquetebol; Mulheres


Considering the field of sports excellence, this study aims to investigate determining factors for the notable performances of a generation of the Brazilian national women's basketball team which won a world championship and an Olympic medal. In addition, this study also aims to identify reasons for this national team not to have maintained significant results in the following generations. For the methodology we used the Collective Subjective Speech to interview seven expert athletes. The results show that the set of factors that result in excellence performance is dynamic and complex, being decisive in this case: good relationship between coaching staff and athletes, appropriate training conditions with a multidisciplinary team, periods of concentrated training, group experience, and the ability of each athlete to give to the group. In regards to the decline in performance of this national team, we believe this is associated with inadequate management of basketball in Brazil, with little concern for the training and development of coaches and athletes, as well as apparent lower commitment of the new generations with the national team.

Athletic performance; Excellence athletes; Basketball; Women


INTRODUÇÃO

No esporte a excelência é campo fértil de estudos, evocando nomenclaturas distintas e se associando a termos como "expertise, "eminence", "expert performance", alto rendimento, elite, mestria e talento, entre outros. Neste estudo trataremos da excelência esportiva na abordagem da expertise, em que "se destacam conceitos como rendimento superior, peak performance, rendimento perito ou especializado, desempenho excepcional" (Matos; Cruz;Almeida, 2011MATOS, Daniela S.; CRUZ, José Fernando A.; ALMEIDA, Leandro S. Excelência no desporto: para uma compreensão da arquitectura psicológica dos atletas de elite. Motricidade, Santa Maria da Feira, v.7, n.4, p.27-41, 2011., p.28). Nesta abordagem, a importância demasiada nas habilidades naturais dá lugar à valorização da experiência.

Para Durand-Bush e Salmela (2002)DURAND-BUSH, Natalie; SALMELA, John H. The development and maintenance of expert athletic performance: perceptions of world and olympic champions. Journal of Applied Sport Psychology, Cardiff, v. 14, p. 154-171, 2002. e Phillips et al. (2010)PHILLIPS, Elissa et al. Expert performance in sport and the dynamics of talent development. Sports Medicine, Canberra, v. 40, p. 271-283, 2010. são múltiplas as possibilidades de orientar cientificamente o estudo da excelência esportiva. Este estudo é sustentado pela prerrogativa que compreender o desempenho excelente passa por compreender como os sujeitos percebem sua trajetória rumo a esse desempenho, considerando que a mesma se constrói a partir do aprendizado dos sujeitos diante do enfrentamento de seu sistema dinâmico com o sistema dinâmico da tarefa, em um dado contexto (NeWell, 1986NEWELL Karl M. Constraints on the development of coordination. In: Wade, M.G.; Whiting, H. (eds). Motor skill acquisition in children: aspects of coordination and control. Boston: Martinies Nijhos, 1986. p. 341-360.; Durand-Bush; Salmela, 2002; Côté; Ericsson; Law, 2005; Phillips et al., 2010).

Considerando que é multifatorial a manifestação do desempenho excelente, Baker, Côté e Albernethy (2003)BAKER, Joseph; CÔTÉ, Jean; ALBERNETHY, Bruce. Learning from the experts: practice activities of expert decision makers in sport. Research Quarterly for Exercise and Sport, Illinois,v. 74, no. 3, p. 342-347, 2003. indicam que o desenvolvimento de competências que conduzem à excelência no esporte se dá a partir do sucesso na interação dos aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos em dois fatores fundamentais: processo de treinamento e ambiente. Para os autores, combinar quantidade e qualidade de treinamento e entorno, com técnicos esportivos adequados é essencial. Côté, Strachan e Fraser-Thomas (2008)STRACHAN, Leisha.; CÔTÉ, Jean; DEAKIN, Janice. A new view: exploring positive youth development in elite sport contexts. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, [S.l.], v. 3, no. 1, p. 9-32, 2011., Henriksen, Stambulova e Roessler (2010)HENRIKSEN, Kristoffer; STAMBULOVA, Natalia; ROESSLER, Kirsten Kaya. Successful talent development in track and field: considering the role of environment. Scandinavian Journal of Medicine of Science Sports, Malden, v. 20, p. 122-132, 2010. Sup. 2., Galatti (2010)GALATTI, Larissa Rafaela. Esporte e clube sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de estudo de caso em clube esportivo espanhol. 2010. Tese (Doutorado)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010. Paes e Galatti (2012;PAES, Roberto Rodrigues; GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do Esporte: o clube sócio-esportivo como uma nova possibilidade de ambiente. In: TANI, G. et al. (Org.). Celebrar a Lusofonia:ensaios e estudos em Desporto e Educação Física. 1. ed. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012. p. 421-442. 2013), corroboram, destacando o entorno ambiental como fundamental para excelência.

É nesse sentido que, ao destacar a necessidade de um olhar complexo sobre a expertise esportiva, a literatura indica sernecessário enfocar como objeto de estudo não apenas os aspectos técnicos do desempenho, mas considerar como ponto central da investigação os sujeitos que a desempenharam - tais quais atletas, treinadores, membros da comissão técnica e dirigentes - sendo os atletas personagens centrais do processo e foco específico da investigação aqui apresentada (Durand-Bush; Salmela, 2002; Côté, Ericsson; Law, 2005; CÔTÉ; lidor; hackfort, 2009; GONÇALVES; COSTA; RODRIGUES, 2008; HENRIKSEN; STAMBULOVA; ROESSLER, 2010; Phillips et al., 2010; STRACHAN; CÔTÉ; DEAKIN, 2011).

A opção por esta investigação ser centrada no atleta é reforçada pela concepção do própriodesempenho como resultante da dinâmica intrínseca dos expertos a partir de comportamentos preferíveis manifestos na interação com o ambiente, da tarefa e limites, que se manifestam de maneira única em cada contexto (Phillips et al., 2010; Newell, 1986). Desta forma, estudar o desempenho de atletas de excelência passa por conhecer o processo de preparação e treinamento intencional e sistematizado de melhora e aperfeiçoamento a ponto de atingir o nível de excelência, assim como avançar para o diagnóstico das questões psicossociais que se estabelecem em um grupo em treinamento. Como indicaestudo com atletas campeões mundiais e medalhistasolímpicos, "athletes can take different routes, use various resources and strategies, and be innovative and creative as they develop and maintain their expertise in sport" (DURAND-BUSH; SALMELA, 2002, p.169).

O estudo multifatorial da manifestação da excelência esportiva é um campo de investigação promissor, porém ainda pouco aprofundado nas Ciências do Esporte, sobretudo no contexto sul americano (Bruner et al.,2010BRUNER, Mark W. et al. An appraisal of athlete development models through citation network analysis. Psychology of Sport and Exercise, Amsterdam, v. 11, no. 2, p. 133-139, 2005.). Diante desse panorama, este estudo investiga, na perspectiva das atletas, os fatores determinantes para o desempenho de excelência ao longo dos anos da geração brasileira campeã mundial de basquetebol feminino em 1994 e medalhista olímpica em 1996 e 2000. A opção por estudar atletas que conquistaram tanto o mundial como uma medalha olímpica se dá por ser este um critério que evidencia a manutenção da excelência: um atleta pode manifestar um único resultado excelente na carreira, mas depois não conseguir manter esse nível de desempenho. Assim, a manutenção de resultados excepcionais é um critério importante para garantir excelência na amostra em investigações desse tipo (Durand-Bush; Salmela, 2002; Côté; Ericsson; Law, 2005; Bruner et al., 2010)

Atletas de basquetebol feminino brasileiras atingiram o ápice da excelência ao conquistar o campeonato mundial de seleções em 1994, em competição disputada na Austrália. Trata-se de um feito histórico, dado que pela primeira vez rompeu-se a hegemonia dos Estados Unidos e União Soviética neste posto. Foi também uma conquista histórica para a modalidade no Brasil, já que em nenhuma outra oportunidade sua seleção nacional feminina disputou uma final de campeonato do mundo. Para além dessa conquista, oito das atletas campeãs mundiais mantiveram o nível de excelência e conquistaram também ao menos uma medalha olímpica. Após essa geração, o Brasil não repetiu desempenho de excelência em competições internacionais. No entanto, nenhuma investigação foi realizada a fim de identificar as razões para aqueledesempenho no mais alto nível, nem para a decorrente queda de resultados na seleção nacional.

Assim, este estudo objetivou investigar, na percepção das atletas, as razões que levaram a Seleção Brasileira de basquetebol feminino a alcançar e manterdesempenho de excelência com a conquista do Campeonato Mundial e das de medalhas olímpicas, assim como as razões para a não realização de resultados dessa grandeza nas gerações seguintes.

MÉTODO

Participantes

Nesta pesquisa, trataremos por participantes "atletas de basquetebol brasileiras de desempenho de excelência na seleção nacional". Para cumprir os objetivos de identificaros fatores que levaram às conquistas de excelência, tanto quanto as razões para a descontinuidade de resultados nas gerações seguintes, foram estabelecidos três critérios de inclusão de sujeitos de pesquisas:

i- Ter sido campeã do mundo com a Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino (critério de excelência);

ii- Ter conquistado uma medalha olímpica (critério de manutenção de excelência);

iii- Continuar em atividade profissional relacionada ao basquetebol na atualidade (critério para garantir que a entrevistada tenha conhecimento do contexto do basquetebol feminino nos últimos anos afim de analisar as razões para a descontinuidade de resultados excelentes).

No basquetebol feminino brasileiro 9 atletas se enquadraram em todos os três critérios e sete aceitaram participar da pesquisa, constituindo o "sujeito coletivo" desta investigação (Lefèvre, f.; Lefèvre, a., 2005).

Instrumento

Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, foi utilizado como instrumento a entrevista semiestruturada, sendo indicado por permitir o resgaste profundo da percepção de atletas de excelência acerca de múltiplos aspectos de sua trajetória ou desempenho (Durand-Bush; Salmela, 2002; Côté; Ericsson; Law, 2005; Sáenz-López et al., 2007).

Da entrevista semiestruturada, interessou para esta investigação as perguntas relacionadas aos seguintes temas: (1) Estrutura e condições financeiras dos locais de treinamento; (2) Estrutura dos treinamentos; (3) Desempenho durante a competição em si; (4) Relação da Comissão Técnica com a atleta; (5) Relação entre as atletas; (6) Repercussão da conquista do título mundial e medalhas olímpicas e (6) o Basquetebol Feminino no Brasil hoje.

PROCEDIMENTOS

As entrevistas foram realizadas pessoalmente, gravadas em vídeo e transcritas para análise. Na análise das entrevistas foi usada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que é uma proposta de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos, a fim de tornar mais clara uma dada representação social, ou seja, como pensa uma população determinada acerca de um tema específico (LEFÈVRE, F.; LEFÉVRE, A., 2005). Os procedimentos destacados pelos autores, que organizam e tabulam os dados, são as expressões-chave (ECH), as ideias centrais (IC) e, por fim, o discurso do sujeito coletivo (DSC).

Em síntese, são quatro as etapas na elaboração do DSC: (1) Ler as respostas dos informantes; (2) Encontrar Expressões Chave (trechos de frases literais que são representativas da resposta à questão; (3) Apontar a ideias centrais; (4) Elaborar o Discurso do Sujeito Coletivo, que representa o fato social, ou seja, o pensamento coletivo acerca do tema que se investiga (Santana, 2008SANTANA, Wilton Carlos. A visão estratégicotática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. 2008.Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.). Nesta pesquisa, as expressões-chave foram reunidas em discursos coletivos referentes asete ideias centrais com o auxílio do software NVivo 9.2.

Nesta técnica não se procura destacar as convergências e divergências, tão pouco confrontá-las, mas sim reunir o que pensa uma coletividade especialmente homogênea. Assim, a seleção dos sujeitos de pesquisa deve ser meticulosa.

PROCEDIMENTOS éticos

Todas as entrevistadas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, registrado no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, número 130008 (Brasil) e aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

RESULTADOS

Após análise das entrevistas e identificação das expressões chave, sete Ideias Centrais foram identificadas: (1) estrutura geral e rotina na preparação e competição; (2) treinamentos relacionados ao período de manifestação da excelência (seleção); (3) comissão técnica e relações interpessoais com as atletas; (4)atletas e as relações interpessoais entre si (5) aspectos psicológicos; (6) desenvolvimento da equipe nas competições; (7) descontinuidade dos resultados de excelência. Considerando as recomendações de Lefèvre, F. e Lefèvre, A. (2005), Santana (2008) e, a exemplo de Menezes, Morato e Reis (2015)MENEZES, Rafael Pombo; MORATO, Márcio Pereira; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Análise do jogo de handebol na perspectiva de treinadores experientes: categorias de análise ofensivas. Revista da EducaçãoFísica/UEM, Maringá, v. 26, n. 1, p. 11-20, 2015., o DSC (DSC-1 ao DSC-7) resultante de cada ideia central (IC-1 à IC-7) é apresentada no Quadro 1, sendo identificadas as procedências das falas (S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7):

Quadro 1
- Fatores de performance de excelência e razões de descontinuidade de resultados no basquetebol feminino brasileiro (IC e DSC).

DISCUSSÃO

As percepções de cada atleta de excelência quanto à conquista do Campeonato Mundial de Basquetebol e duas medalhas olímpicas pela seleção femininado Brasil foram resgatadas e evidenciaram múltiplos fatores determinantes para essa conquista, a exemplo de outros estudos sobre excelência no esporte (NEWELL, 1986; Gould; Dieffenbach; Moffett, 2002GOULD, Daniel; DIEFFENBACH, Kristen; MOFFET, Aaron. Psychological characteristics and their development in Olympic champions. Journal of Applied Sport Psychology, Cardiff, v. 14, no. 3, p. 172-204, 2002.; Baker; Côté; Abernethy, 2003;Côté; Ericsson; Law, 2005; Sánchez et al., 2006; Araújo, 2007; Sáenz-López et al., 2007; Feuet al.,2008; Bruner et al., 2010; Ferreira; Moraes, 2012FERREIRA, Renato Melo; MORAES, Luiz Carlos de. Influência da família na primeira fase de desenvolvimento da carreira de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 8, n. 2, p. 42-51, 2012. ).

O primeiro fator de destaque é a melhoria das instalações para hospedagem e treinamento nas fases de concentração, ainda que a logística de viagens para amistosos e competições tenha sido considerada ruim. Pelo período das principais conquistas, década de 1990, isso evidencia o processo de profissionalização do basquetebol, em que o desempenho de excelência é cada vez mais dependente de uma estrutura adequada e profissional de instalações para hospedagem, treinamento e logística de viagens (BENELLI; RODRIGUES; MONTAGNER, 2006BenelLi, Leandro; RODRIGUES, Eduardo Fantato; MONTAGNER, Paulo César. O modelo de Brohm e a organização do basquetebol masculino brasileiro. Conexões, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 48-63, 2006. ; GALATTI, 2010; SCHIAVON; PAES, 2012SCHIAVON, Laurita Marconi; PAES, Roberto Rodrigues. Condições dos treinamentos de ginastas brasileiras participantes de jogos olímpicos (1980-2004). Motriz: Revista de Educação Física (Online), Rio Claro, v. 18, p. 757-769, 2012.). Destaque para a inserção de equipe técnica multidisciplinar, o que é considerado essencial para proporcionar o desenvolvimento integral do atleta e facilitar seudesempenho rumo à excelência, como identificaram treinadores das seleções brasileiras de modalidades coletivas (Balbino, 2005BALBINO, Hermes Ferreira. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. 2001. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2001.) e treinadores de modalidade individual (Nunomura; Oliveira, 2012NUNOMURA, Myrian; OLIVEIRA, Maurício Santos. Centro de excelência e ginástica artística feminina: a perspectiva dos técnicos brasileiros. Motriz, Rio Claro, v. 18 n. 2, p. 378-392, 2012.). Atletas investigados por Durand-Bush e Salmela (2002), Sánchez (2002), Sánchez et al. 2006), Peres e Lavisolo (2006)PERES, Lila; LAVISOLO, Hugo. Formação esportiva: teoria e visões do atleta de elite no Brasil. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 17, n. 2, p. 211-218, 2 sem. 2006., Feu Molina et al. (2008)FEU MOLINA, Sebastián et al. Evolución de las jugadoras en las selecciones españolas de baloncesto. ApuntsEducación Física y Deportes, Barcelona, v.93, no.3, p.71-78, 2008., Leite, Baker e Sampaio (2009)LEITE, Nuno; BAKER, Joseph; SAMPAIO, Jaime. Paths to expertise in Portuguese national team athletes. Journal of Sports Science and Medicine, Bursa, v. 8, p. 560-566, 2009., Matos, Cruz e Almeida (2011), Schiavon e Paes (2012) e Schiavon et al. (2013) identificaram a mesma relevância.

Ponto de destaque foi a articulação entre seleção nacional e clubes, o que seria possível inclusive no cenário atual,uma vez que na Liga Feminina (LFB temporada 2014-2015) todas as atletas que representam a seleção no mundial de 2014 disputaram a LFB. Outra preocupação importante para o desempenho de excelência é a adequação de calendários internos e internacionais de competição, permitindo tanto o treinamento como o repouso adequados. Essa preocupação aparece também em outras modalidades (Schiavon; Paes, 2012; Ferreira; Moraes, 2012, Schiavon et al., 2013,). Isso possibilitaria um tempo mínimo de preparação às seleções nacionais, tanto para o desenvolvimento dos componentes tático-técnicos e físicos, como dos psicológicos e relações grupais, viabilizando às atletas e equipes condições de desempenho de excelência nos principais eventos (Sánchezet al. 2006; Leite, Baker; Sampaio, 2009; GALATTI et al., 2014).

As atletas destacaram incremento na quantidade e qualidade de treinos. Consideraram o treinamento - sobretudo físico - desgastante e excessivo; de fato, atletas costumam preferir trabalhos mais específicos, de prática da modalidade e não de melhoria das capacidades físicas (STARKES et. al., 1996STARKES, Janet L. et al. Deliberate practice in sports: what is it anyway. The road to excellence: the acquisition of expert performance in the arts and sciences, sports, and games. [S.l.]: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.;HODGE; DEAKIN, 1998HODGE, Thana Yvonne.; DEAKIN, Janice M. Deliberate practice and expertise in the martial arts: the role of context in motor recall. Queen's University: Kingston, 1998.;HELSEN; STARKES; HODGES, 1998HELSEN, Werner F.; STARKES, Janet L.; HODGES, Nicola J. Team sports and the theory of deliberate practice. Journal of Sport Exercise Psychology, Champaign, v. 20, p. 12-34, 1998.;Côté; Ericsson; Law, 2005). No entanto, houve um reconhecimento de que a equipe chegou em condições inéditas na competição, acreditando que haviam se preparado muito bem e se sentido em condições de executar seu melhor desempenho, sendo o treinamento elaborado considerado essencial.

Quanto aos aspectos psicológicos, Durant-Bush e Salmela (2002) identificaram altos níveis de autoconfiança e motivação, vontade contínua de aprender e melhorar e uma forte ética de trabalho em estudos de atletas de elite. Em nosso estudo, a vontade de treinar, a superação do desgaste e a afirmação de que aquele grupo estava disposto a fazer o que fosse necessário para marcar aquela geração do basquetebol feminino brasileiro na história do esporte ficaram evidentes no discurso, assim como o desligamento do mundo exterior em prol dessa competição. Stambulova (1994), Peres e Lavisolo (2006) e Leite, Baker e Sampaio (2009) também encontraram que as conquistas esportivas estão associadas com a negligencia de outros campos da vida, como abrir mão de outra carreira, contato com amigos, hobbies, começar sua própria família etc. Nos estudos de Sáenz-López et al. (2007) e Feu Molina et al. (2008) atletas de excelência do basquetebol espanhol manifestaram o mesmo desejo de dedicar-se e de vencer, ainda que conscientes das renúncias que o esporte exige.

Fatores psicológicos negativos também foram relatados, como a ansiedade e o panorama ruim em competições anteriores. Nesses momentos a liderança e confiança das atletas mais experientes e a lembrança da vitória nos Jogos Panamericanos foram mencionadas como fator motivador, reforçando a compreensão de que a experiência é determinante para alcançar a expertise. O mesmo se observa após as atletas serem campeãs do mundo: manifestaram confiança em sua capacidade de conquista, assim como confiança naquele grupo de atletas. Durant-Bush e Salmela (2002) destacam que a capacidade de lidar com os aspectos psicológicos da competição são fundamentais para a manifestação da excelência, sendo a experiência fator preponderante para a aquisição dessa habilidade. Gould, Dieffenbach e Moffett (2002) identificaram que uma preparação mental intensa e níveis superiores de engajamento e foco no evento são fundamentais para sua conquista.

Fatores de interação intragrupo também foram destacados: a boa interação entre os elementos da equipe, tanto das atletas entre si e entre comissão técnica e atletas se revelou determinante para o sucesso deste grupo. Para Newell (1986), a manifestação do desempenho de excelência depende de relações positivas entre elementos da equipe a partir de um aprendizado determinado pelo enfrentamento do sistema dinâmico que é cada atleta experto com o sistema dinâmico da tarefa, assim como dos demais. Durand-Bush e Salmela, (2002), Paskevich et al. (2001)PASKEVICH, David et al. Group cohesion in sport and exercise. Handbook of sport psychology, Alberta, v. 3, p.472-494, 2001. eGould, Dieffenbach e Moffett (2002) também encontram a coesão do grupo um fator fundamental para o desempenho em diferentes momentos da carreira, em especial na de conquista de resultados. Gould, Dieffenbach e Moffett (2002), Holt e Dunn (2004)HOLT, Nicolas L.; DUNN, John G.H. Toward a grounded theory of the psychosocial competencies and environmental conditions associated with soccer success. Journal of Applied Sport Psychology, Cardiff, v.16, no.3, p. 199-219, 2004., Sánchez et al. (2006); Baker e Côté (2006), Feu Molina (2008); Ferreira e Moraes (2010), Henriksen, Stambulova e Roessler (2010), Nunomura e Oliveira (2012) também destacam a relevância da relação treinador-atleta para a manifestação da excelência. A importância do suporte dos pares é ainda destacada nos estudos de Baker, Côté e Abernethy (2003), Holt e Dunn (2004), Morgan eGiacobbi (2006)MORGAN, Taryn; GIACOBBI, Peter R. Toward two grounded theories of the talent development and social support process of highly successful collegiate athletes. The Sport Psychologist, Champaign, v. 20, p. 295-313, 2006., Leite, Baker e Sampaio (2009), Ferreira e Moraes (2012) e Galatti et al. (2014).

Quando questionadas sobre as razões da descontinuidade de resultados, as atletas apresentaram três vertentes: gestão inadequada, a falta de formação de atletas e treinadores de basquetebol a partir do espelho da geração de excelência, e percepção de menor comprometimento das gerações sucessoras com o grupo da seleção nacional.

Em relação à carência na formação de novas jogadoras, de fato observamos uma reduzida participação de atletas de basquetebol feminino no território nacional, como destaca Antoneli et. al. (2012): em 2011, apenas 686 jogadoras estavam inscritas em todas as categorias da competição estadual promovida pela Federação Paulista de Basketball. Portanto, se o principal estado formador não tem número relevante de atletas vinculadas às competições que sua Federação regional organiza observamos que a percepção das atletas se confirmou.

Quanto à relação das novas gerações com a seleção nacional ser diferente daquela estabelecida pela geração de excelência, isso parece estar associado com a própria profissionalização do esporte: as atletas entrevistadas viveram a transição do esporte amador para o profissional e o vínculo emocional e de identidade com a seleção se estabeleceu de forma genuína desde quando foram convocadas ainda jovens, portanto menos relacionado à profissão basquetebol, que ainda se desenhava. A partir da possibilidade de profissionalização no esporte e da oportunidade de ascensão social que o mesmo passou a representar, emerge na cultura esportiva no contexto brasileiro do esporte de federação transformações na sua estrutura, direcionando a prática para uma visão cada vez mais instrumental e utilitarista, estruturando suas ações com base nas leis de mercado, não só em atletas adultas, mas já nas categorias de formação (BENELLI; RODRIGUES; MONTAGNER, 2006; GONÇALVES; COSTA; RODRIGUES, 2008; GALATTI, 2010; PAOLI et al., 2010PAOLI, Prospero Brum et al. Representações identitárias no processo de seleção de talentos. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p. 135-150, 2010.; LOBATO; DIAS; TEIXEIRA, 2012LOBATO, Paulo Langes; DIAS, Tarcísio Rezende; TEIXEIRA, Marcos Marinho. Futebol: A importância das ferramentas de gestão para o sucesso do negócio. Motricidade, Santa Maria da Feira, v. 8, p. 240-248, 2012. Sup. 2.). Tais evidências estão melhor investigadas no futebol brasileiro e carecem de estudos no basquetebol, mas podem ser uma das razões de menor envolvimento de atletas dessa modalidade com as seleções nacionais: muitas atletas migram prematuramente para clubes no exterior em busca de melhores condições de treinamento e financeiras. Neste contexto os atletas formam-se fruto dessa perspectiva, direcionando suas decisões na carreira pelo fator mercadológico, o que pode ser um aspecto que justifique uma visão mais individualista das atletas mais jovens, na perspectiva da geração de excelência que as antecedeu.

Parece urgir a criação de um ambiente favorável, multidisciplinar para o desenvolvimento integral do atleta a fim de que compreendam a complexidade do processo dinâmico que é o esporte (PHILLIPS et al., 2010), que desencadeia-se a partir das relações sociais estabelecidas pelos atletas na esfera interna e externa da Seleção e as competições que participa, surgindo como alicerces importantes no desenvolvimento esportivo. A literatura já indica essa preocupação para os clubes esportivos (HENRIKSEN; STAMBULOVA; ROESSLER, 2010) e a estendemos às seleções nacionais, que no atual contexto de globalização do mercado esportivo passam a ter que lidar com os interesses profissionais dos atletas que tem prevalecido ao interesse de defender a seleção nacional. A leitura do contexto formativo deve extrapolar as condições disponibilizadas para o desenvolvimento de comportamentos referentes ao resultado esportivo, contemplando os desdobramentos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos que norteiam as relações do atleta nos diferentes ambientes de convivência (CÔTÉ; LIDOR; HACKFORT, 2009; STRACHAN; CÔTÉ; DEAKIN, 2011). Indicamos essa preocupação como importante nas seleções nacionais de base, pelas quais passam atletas em formação com potencial para compor a seleção adulta. A formação para ser atleta da Seleção Brasileira também precisa aparecer nas primeiras idades. Desta maneira, os resultados dessa investigação sugerem a necessidade de um trabalho de identificação e sentimento de pertencimento das atletas com a Seleção Brasileira, desde as primeiras categorias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de duas décadas da conquista do Mundial de basquete feminino e catorze anos após a conquista da última medalha olímpica do Brasil na modalidade, finalmente se buscou evidências dos fatores determinantes para essas conquistas. Em síntese, na percepção das atletas foram fatores determinantes para o período de excelência do basquetebol feminino brasileiro: a boa relação entre comissão técnica e atletas, a adequação das condições de treinamento nos clubes, a estruturação dos treinamentos na seleção brasileira, um período de treinamento concentrado; acompanhamento nutricional, fisioterápico e inclusão de técnicas de treinamento mental; a continuidade do trabalho e das pessoas nele envolvido; a experiência do grupo; a capacidade de cada atleta de doar-se pelo grupo.

Por outro lado, o impacto pouco expressivo dessas conquistas no basquetebol feminino brasileiro é atribuído pelas atletas à gestão inadequada da modalidade por seus dirigentes e menor interesse das gerações mais recentes pela Seleção Brasileira. Assim, é sugerido que a partir da exposição de uma grande conquista esportiva é necessário que se estabeleçam processos de gestão na modalidade e ações de rememorar a história do basquetebol feminino a fim de manter o interesse de novos praticantes em uma prática de qualidade na modalidade e, por extensão, o esporte em nível de excelência.

Pelo discurso das atletas, as pessoas que compunham comissão técnica e atletas teve poucas alterações - exceto na conquista da medalha de bronze de 2000, com renovação maior entre as atletas - e que esse conjunto de pessoas reuniu condições organizativas (materiais e de liderança), técnicas (preparação cuidada e experiência competitiva) e afetivas que propiciaram o sucesso daquele grupo e não se repetiram. Não foram citados fatores como talento, a existência de um sistema estruturado de formação em longo prazo de atletas de basquetebol feminino ou de uma estrutura organizativa mais ampla da modalidade no país. Como expressam as atletas, tão pouco foi aproveitada a melhor (embora não ampla) exposição de mídia e recursos financeiros que a modalidade teve nesse período para se estruturar ações que solidificassem a formação de atletas e treinadores em longo prazo, o que está associado à decadência de resultados observada desde então do basquetebol feminino brasileiro.

Nossos resultados reforçaram a dimensão multifatorial e complexa da formação de equipes de excelência: a primeira consideração importante é que, assim como a formação do atleta de excelência se estabelece em longo prazo, a formação de um grupo de resultados excelentes também está associada a uma preparação prolongada que envolve tanto a formação individual de cada atleta como a composição de uma equipe de caraterísticas ótimas, tendo suporte de comissão técnica multidisciplinar. Em modalidades coletivas, tais características incluem adequado treinamento tático-técnico-físico, mas em igual medida deve ser consideradono processo de formação de grupos uma boa gestão de pessoas, necessitando de tempo para se estabelecer uma relação de complementariedade entre comissão técnica e atletas, com o estabelecimento de um ambiente favorável para o estabelecimento de objetivos comuns e adequação das necessidades de cada atleta às demandas do conjunto, com o equilíbrio entre atletas experientes e jovens tendendo a ser benéfico para a composição de uma equipe de excelência.

Na América Latina há ainda escassez de estudos dessa natureza e, no Brasil, a discussão acerca da formação de atletas de excelência se fortalece com a aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, mas temos poucas evidências científicas do percurso de carreira esportiva de nossos atletas nesse nível de desempenho.Os achados dessa pesquisa oferecem novos subsídios no contexto do esporte feminino, ainda menos investigado, mas é urgentea ampliação dos estudos acerca da temática nesse contexto, contribuindo com subsídios que favoreçam a formação de novos atletas de igual ou melhor nível.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Dec 2015

Histórico

  • Recebido
    24 Jan 2015
  • Revisado
    13 Jun 2015
  • Aceito
    16 Jul 2015
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