Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de equações para a limitação do peso de veículos de carga em pontes de concreto através da teoria de confiabilidade

Resumos

O aumento nos limites de peso estabelecidos pela legislação brasileira e a proliferação das Combinações de Veículos de Carga nas rodovias nacionais motivam uma preocupação no que se refere à segurança estrutural das pontes quando submetidas ao tráfego real. Este trabalho verifica o desempenho das obras-de-arte especiais sob jurisdição do DER-SP através do índice de confiabilidade β e obtém equações para a limitação do peso de caminhões de modo a não comprometer sua integridade estrutural. São consideradas as superestruturas das pontes em concreto armado ou protendido, classes 36 e 45. Verifica-se o estado limite último nas seções transversais mais solicitadas por momento fletor positivo e negativo. No caso de pontes em concreto protendido, acrescenta-se a verificação do estado limite de formação de fissuras. O tráfego real é representado por um modelo de carregamento móvel baseado em pesagens de caminhões efetuadas em rodovias do estado de São Paulo e os parâmetros da resistência são determinados através da técnica de Monte Carlo. Apresenta-se os limites de peso em forma de equações, denominadas ECPLs (Equações Comprimento-Peso Limite), aplicáveis a quaisquer grupo de eixos consecutivos dos veículos. Os resultados indicam restrições à circulação de algumas composições, especialmente ao rodotrem de 740 kN e 19,8 metros de comprimento. Considerando-se apenas o estado limite de serviço, as pontes classe 45 apresentam menores limites de peso devido à ponderação de ações durante o projeto.

pontes de concreto; teoria da confiabilidade; carga móvel; combinações de veículos de carga


The increase in gross weight limits allowed by Brazilian legislation and the soaring number of new truck configurations on national highways has called for greater attention regarding the structural safety of bridges when submitted to real traffic. This paper verifies the performance of bridges under Sao Paulo Department of Transportation jurisdiction using the reliability index β and obtains truck weight limits in order to guarantee structural integrity. The superstructures of reinforced and prestressed concrete bridges, classes 36 and 45, are considered. The ultimate limit state is verified in cross sections subjected to positive and negative critical bending moments. In case of prestressed bridges, the cracking limit state in concrete is added. The real traffic is represented by a live load model based on weighting data collected from stations located on highways of the state of Sao Paulo and the statistical resistance parameters are determined using the Monte Carlo technique. The gross weight limits are presented in the form of equations known as bridge formulas which are applicable to any group of two or more consecutive axles. The observed results indicate restrictions to the traffic of some vehicles, especially the 740 kN and 19.80 meters length truck. Considering only the serviceability limit state, class 45 bridges are found to exhibit lower weight limits due to the load factors recommended by the code during design.

concrete bridges; reliability theory; live load model; bridge formula; truck weight regulations


Desenvolvimento de equações para a limitação do peso de veículos de carga em pontes de concreto através da teoria de confiabilidade

L. M. FerreiraI ;A. S. NowakII ;M. K. El DebsIII

IDepartamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, lmferreira1975@msn.com, Rua Mateus Grou, 502 - Ap. 123, CEP 05415-040, São Paulo-SP, Brasil

IIDepartment of Civil Engineering, College of Engineering, University of Nebraska-Lincoln, anowak2@unl.edu, W181 NH, Lincoln NE 68588-0531, USA

IIIDepartamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, mkdebs@sc.usp.br, Av. Trabalhador São carlense, 400, CEP 13566-590, São Carlos-SP, Brasil

RESUMO

O aumento nos limites de peso estabelecidos pela legislação brasileira e a proliferação das Combinações de Veículos de Carga nas rodovias nacionais motivam uma preocupação no que se refere à segurança estrutural das pontes quando submetidas ao tráfego real. Este trabalho verifica o desempenho das obras-de-arte especiais sob jurisdição do DER-SP através do índice de confiabilidade β e obtém equações para a limitação do peso de caminhões de modo a não comprometer sua integridade estrutural. São consideradas as superestruturas das pontes em concreto armado ou protendido, classes 36 e 45. Verifica-se o estado limite último nas seções transversais mais solicitadas por momento fletor positivo e negativo. No caso de pontes em concreto protendido, acrescenta-se a verificação do estado limite de formação de fissuras. O tráfego real é representado por um modelo de carregamento móvel baseado em pesagens de caminhões efetuadas em rodovias do estado de São Paulo e os parâmetros da resistência são determinados através da técnica de Monte Carlo. Apresenta-se os limites de peso em forma de equações, denominadas ECPLs (Equações Comprimento-Peso Limite), aplicáveis a quaisquer grupo de eixos consecutivos dos veículos. Os resultados indicam restrições à circulação de algumas composições, especialmente ao rodotrem de 740 kN e 19,8 metros de comprimento. Considerando-se apenas o estado limite de serviço, as pontes classe 45 apresentam menores limites de peso devido à ponderação de ações durante o projeto.

Palavras-chave: pontes de concreto; teoria da confiabilidade; carga móvel; combinações de veículos de carga.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[01] EL DEBS, M.K. et al. Análise das consequências do tráfego de CVCs (Combinação de veículos de carga) sobre as obras de arte especiais da rede viária do DER-SP. São Carlos, Universidade de São Paulo, 2001. Relatório técnico.

[02] EL DEBS, M.K. et al. Estudo técnico para avaliação do limite máximo de PBTC para a CVC de nove eixos

e comprimento 19,80m tendo em vista a segurança estrutural das obras de arte da rede viária sob jurisdição do DER-SP. São Carlos, Universidade de São Paulo, 2003. Relatório técnico.

[03] EL DEBS, M.K. et al. Estudo técnico para avaliação das consequências do tráfego de CVC de 65,5t, de oito eixos, com comprimento de 20,43 metros nas obras de arte da rede viária do anel de integração do Paraná. São Carlos, Universidade de São Paulo, 2003. Relatório técnico.

[04] GHOSN, M. Development of truck weight regulations using bridge reliability model. Journal of Bridge Engineering, 2000, p.293-303, nov.

[05] FERREIRA, L.M. Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto. São Carlos, 2006. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

[06] SAE INFORMÁTICA. Sistemas de análise estrutural. Disponível em: http://www.sae.eng.br. Acesso em: 23/10/2007.

[07] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 2003.

[08] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NB 1 - Projeto e execução de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 1978.

[09] NOWAK, A.S.; COLLINS, K.R. Reliability of structures. Boston: McGraw-Hill, 2000.

[10] HWANG, E-S.; KOH, H.M. Simulation of bridge live load effects. In: 16TH Congress of IABSE, 2000, Lucerne.

[11] WIDMER, J.A. Proposta de nomenclatura para caminhões, ônibus, CVCs - combinações de veículos de carga e CVPs - combinações de veículos de passageiros. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, 2004, Florianópolis, v.1, p.624-635.

[12] NOWAK, A.S. Calibration of LRFD bridge design code. Washington, Transportation Research Board, 1999. NCHRP Report 368.

  • [01] EL DEBS, M.K. et al. Análise das consequências do tráfego de CVCs (Combinação de veículos de carga) sobre as obras de arte especiais da rede viária do DER-SP. São Carlos, Universidade de São Paulo, 2001. Relatório técnico.
  • [04] GHOSN, M. Development of truck weight regulations using bridge reliability model. Journal of Bridge Engineering, 2000, p.293-303, nov.
  • [05] FERREIRA, L.M. Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto. São Carlos, 2006. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
  • [06] SAE INFORMÁTICA. Sistemas de análise estrutural. Disponível em: http://www.sae.eng.br Acesso em: 23/10/2007.
  • [07] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 2003.
  • [08] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NB 1 - Projeto e execução de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 1978.
  • [09] NOWAK, A.S.; COLLINS, K.R. Reliability of structures. Boston: McGraw-Hill, 2000.
  • [10] HWANG, E-S.; KOH, H.M. Simulation of bridge live load effects. In: 16TH Congress of IABSE, 2000, Lucerne.
  • [11] WIDMER, J.A. Proposta de nomenclatura para caminhões, ônibus, CVCs - combinações de veículos de carga e CVPs - combinações de veículos de passageiros. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, 2004, Florianópolis, v.1, p.624-635.
  • [12] NOWAK, A.S. Calibration of LRFD bridge design code. Washington, Transportation Research Board, 1999. NCHRP Report 368.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br