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Comparativo das propriedades do concreto autoadensável (CAA) utilizando areia fina e cinza volante

Resumos

O objetivo deste artigo é contribuir para a tomada de decisão sobre a definição do uso de materiais finos responsáveis pela resistência à segregação do concreto auto-adensável (CAA). Neste estudo, amostras de CAA foram dosadas com cinza volante, um material pozolânico, e areia fina, que é um material não pozolânico, utilizando o método de dosagem proposto por Tutikian & Dal Molin (2007) [1]. Foi observado que a utilização de cinza volante aumentou a resistência à compressão, principalmente nas idades mais avançadas, assim como os valores de módulo de deformação e velocidade das ondas de ultrasom. Também diminuiu a penetração de íons cloretos, para os mesmos valores de resistência em comparação com os CAA com areia fina e o custo final dos CAA com cinza volante foi inferior. Foram apresentados tanto os diagramas de dosagem como os de desempenho.

concreto auto-adensável (CAA); cinza volante; areia fina; método de dosagem; diagrama de desempenho


This paper aims to contribute to decisions concerning the use of fine materials, responsible for the segregation resistance of self-compacting concrete (SCC). In this study, samples of SCC were prepared with fly ash, a pozzolanic waste ,and fine sand that is a non-pozzolanic material, using the dosage method proposed by Tutikian-Dal Molin (2007) [1]. It was observed that the utilization of fly ash increased the resistance to compressive strength, mainly in more advanced ages, as well as the values of the elastic modulus and the propagation speed of ultra-sound waves. It has also decreased the penetration of chloride ions to the same strength values, where it was also observed that the final cost of the fly ash SCC was lower than the fine sand SCC for similar strength levels. Both dosage and performance diagrams were shown.

self-compacting concrete (SCC); fly ash; fine sand; design method; performance diagram


Comparativo das propriedades do concreto autoadensável (CAA) utilizando areia fina e cinza volante

B. F. TutikianI; D. Dal MolinII

IEngenharia Civil, Ppgec, Unisinos, bftutikian@unisinos.br – Av. Unisinos, 950, centro 6 – Exatas, São Leopoldo / RS, Brasil

IINORIE, PPGEC, UFRGS, dmolin@ufrgs.br – Av. Osvaldo Aranha, 99, 3° Andar, Centro – Porto Alegre / RS, Brasil

RESUMO

O objetivo deste artigo é contribuir para a tomada de decisão sobre a definição do uso de materiais finos responsáveis pela resistência à segregação do concreto auto-adensável (CAA). Neste estudo, amostras de CAA foram dosadas com cinza volante, um material pozolânico, e areia fina, que é um material não pozolânico, utilizando o método de dosagem proposto por Tutikian & Dal Molin (2007) [1]. Foi observado que a utilização de cinza volante aumentou a resistência à compressão, principalmente nas idades mais avançadas, assim como os valores de módulo de deformação e velocidade das ondas de ultrasom. Também diminuiu a penetração de íons cloretos, para os mesmos valores de resistência em comparação com os CAA com areia fina e o custo final dos CAA com cinza volante foi inferior. Foram apresentados tanto os diagramas de dosagem como os de desempenho.

Palavras-chave: concreto auto-adensável (CAA), cinza volante, areia fina, método de dosagem, diagrama de desempenho.

Texto completo apenas disponivel em PDF.

Full text available only in PDF format.

Received: 08 Dec 2008

Accepted: 11 Fev 2011

Available Online: 10 Jun 2011

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2011

Histórico

  • Aceito
    11 Fev 2011
  • Recebido
    08 Dez 2008
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