SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue5Mechanical behavior analysis of small-scale modeling of ceramic block masonry structures: geometries effect author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista IBRACON de Estruturas e Materiais

On-line version ISSN 1983-4195

Rev. IBRACON Estrut. Mater. vol.5 no.5 São Paulo Oct. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952012000500008 

Editorial

 

 

Estamos publicando o número de outubro de 2012 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 5, número 5). Sete artigos sobre temas relevantes de materiais e estruturas de concretos estão sendo publicados. O número começa com uma análise comparativa sobre ensaios para determinação do módulo de elasticidade estático em corpos-de-prova cilíndricos de concreto simples. O segundo artigo discute modelos combinados de força cortante e torção, visando à avaliação do reforço transversal necessário, de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 6118:2007. O artigo seguinte apresenta o desenvolvimento de um método inovador de Reforço à flexão de vigas de concreto armado com tecido de polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC) aderida a substrato de transição constituído por compósito cimentício de alto desempenho, para melhor controle de fissuração do concreto e para evitar o descolamento prematuro do reforço. O quarto artigo baseia-se na avaliação da segurança estrutural à fadiga de uma ponte de concreto armado na Estrada de Ferro Carajás. Aspectos relevantes relacionados com a resistência à punção de lajes de concreto armado sem armadura de cisalhamento são discutidos no quinto artigo, com resultados experimentais organizados em um banco de dados de 74 lajes com resultados de acordo com recomendações do ACI 318, EUROCODE 2 e NBR 6118 e também através da Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento, incorporada no novo Código Modelo Fib. O sexto artigo apresenta a análise de propriedades mecânicas e de durabilidade do concreto com agregados reciclados de construção e demolição. O número fecha com um artigo apresentando resultados de pesquisa sobre efeito da geometria de de bloco cerâmico sob compressão na alvenaria estrutural.

Parabenizamos os autores pela qualidade de suas contribuições e agradecer o apoio voluntário previsto pelos avaliadores.

Temos a satisfação de comunicar que a Revista IBRACON de Estruturas e materiais está agora na coleção Scientific Electronic Library Online - SciELO (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-4195&lng=en&nrm=iso).

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho