Acessibilidade / Reportar erro

A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa

Ética en la educación superior em salud: una revisión integrativa

Ethics in health college education area: an integrative review

Resumos

Revisão integrativa com o objetivo de analisar como a ética no ensino superior na área da saúde é abordada na literatura, desenvolvida no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2011, mediante pesquisa realizada nas bases SciELO e PubMed. Doze artigos preencheram os critérios de inclusão e as áreas com maior destaque foram Medicina (6), Odontologia (3) e Enfermagem (2), um deles publicado em conjunto com a área de Serviço Social, e um artigo sobre Saúde Pública. Por meio da análise de conteúdo, foram eleitas duas categorias temáticas: métodos e estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem da ética. A análise indicou que as questões envolvidas no ensino-aprendizagem da ética são complexas e incluem incertezas e diversidade de opiniões e valores morais. Os alunos devem trabalhar com o tema em disciplinas com abordagem transversal, oportunidade de trocar ideias e refletir sobre as questões.

Ensino; Ética; Saúde


Revisión integrativa con el fin de realizar el análisis de cómo la ética en la educación superior en salud se aborda en la literatura desde enero 2006 hasta diciembre de 2011, a través de la investigación realizada en la base de datos PubMed y SciELO. Doce artículos cumplieron los criterios de inclusión y las áreas con mayor énfasis en las publicaciones fueron Medicina (6), Odontología (3) Enfermería (2), incluyendo uno de ellos publicado conjuntamente con el área de Servicios Sociales y un artículo en Salud Pública. A través del análisis de contenido, se eligieron dos categorías temáticas: métodos y estrategias para la enseñanza y la evaluación del aprendizaje de la ética. El análisis indicó que las cuestiones relacionadas con la enseñanza-aprendizaje de la ética son complejas e incluyen las incertidumbres y la diversidad de opiniones y valores morales. Los estudiantes deben trabajar con el tema en las disciplinas con enfoque transversal como una oportunidad para intercambiar ideas y reflexionar sobre estas cuestiones.

Enseñanza; Ética; Salud


Integrative review aiming to perform the analysis of how ethics in health higher education is addressed in the literature from January 2006 to December 2011, through research conducted in the SciELO and PubMed database. Twelve papers met the inclusion criteria: Medicine (6), Dentistry (3) Nursing (2) which were the areas with more emphasis on the publications, including one published in the area of Social Service and one Public Health article. Through content analysis, it was elected two thematic categories: Methods and Teaching Strategies and Ethics Learning Evaluation. The analysis indicated that the issues involved in the ethics teaching and learning are complex and include uncertainties and diversity of opinions and moral values. Students should work with the subject in disciplines with cross-cutting approach as an opportunity to exchange ideas and reflect on the issues.

Teaching; Ethics; Health


  • 1
    Potter P, Perry A. Fundamentos de enfermagem. 7a ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.
  • 2
    Miller S. What use are ethical codes? An analysis of three possible rationales for the use of ethical cades in medical schools and a review of the evidence relating to them. Med Educ. [internet]. 2000 [acesso mar. 2012];34:428-9. Disponível: http:www3.interscience.wiley.com/cgibin/ fulltext/119010634/PDFSTART
  • 3
    Grisard N. Manual de orientação ética e disciplinar. Florianópolis: Cremesc; 2006.
  • 4
    Castilho EA, Kalil J. Ética e pesquisa médica: princípios, diretrizes e regulamentações. Rev Soc Bras Med Trop. 2005;38(4):344-7.
  • 5
    Alarcão I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed; 2001.
  • 6
    Finkler M, Campognara S, Reibnitz KS, Backe V, Caetano JC. Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: possibilidade para uma prática educativa mais participativa na área da saúde. Abeno. 2008;8(2):140-5
  • 7
    Pessini L. Apresentação. In: Porto D, Garrafa V, Martins GZ, Barbosa SN, organizadores. Bioéticas, poderes e injustiças: 10 anos depois. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 2012.
  • 8
    Durand G. Introdução geral à bioética: história, conceitos e instrumentos. São Paulo: Loyola; 2003.
  • 9
    Gomes AMA, Moura EREM, Amorim RF. O lugar da ética e bioética nos currículos de formação médica. Rev Bras Educ Med. [internet]. 2006 [acesso mar. 2012];20(2):56-65. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v30n2/v30n2a08.pdf
  • 10
    Piancastelli CH. Saúde da família e formação de profissionais de saúde. In: Arruda BKG, organizador. A educação profissional em saúde e a realidade social. Recife: Imip; 2001. p. 121-40.
  • 11
    Feuerwerker LCM. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec; 2002.
  • 12
    Almeida M, Feuerwerker L, Llanos CM, organizadores. A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: Hucitec; 1999.
  • 13
    Germano RM. A ética e o ensino de ética na enfermagem do Brasil. São Paulo: Cortez; 1993.
  • 14
    Gomes PC. Ética e enfermagem: relações ou reações? [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; 1999.
  • 15
    Ferreira HM, Ramos LH. Diretrizes curriculares para o ensino da ética na graduação em enfermagem. Acta Paul Enferm. [internet]. 2006 [acesso mar. 2012];19(3):328-31. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n3/a12v19n3.pdf
  • 16
    Goldie J. Review of ethics curricula in undergraduate medical education. Med Educ. 2000;34(2):108-9.
  • 17
    Teaching medical ethics and law within medical education: a model for the UK core curriculum. J Med Ethics. 1998;24:188-92.
  • 18
    Bligh J, Mattick K. Undergraduate ethics teaching: revisiting consensus statement. Med Educ. 2006;40(4):329-32.
  • 19
    Pimentel D, Oliveira CB, Vieira MJ. Percepciones de los estudiantes acerca de la enseñanza de ética médica. Rev Med Chile. 2011;139(1):36-44.
  • 20
    Roman AR, Friedlander MR. Revisão integrativa de pesquisa aplicada a enfermagem. Cogitare Enferm. 1998;3(2):109-12.
  • 21
    Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8a ed. São Paulo: Hucitec; 2004.
  • 22
    Carneiro LA, Porto CC, Duarte SBR, Chaveiro N, Barbosa MA. O ensino da ética nos cursos de graduação da área de saúde. Rev Bras Educ Méd. 2010;34(3):412-21.
  • 23
    Diaz Bordenave J, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 8a ed. Petrópolis; Vozes: 1986.
  • 24
    Sá Jr. LSM. Ética do professor de medicina. Bioética. 2002;10(1):49-84. Disponível: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/198/201
  • 25
    Puig JM. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1998.
  • 26
    Rego S. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003.
  • 27
    Grady C, Danis M, Soeken KL, O’Donnell P, Taylor C, Adrienne F, Ulrich CM. Does ethics education influence the moral action of practicing nurses and social workers? Am J Bioeth. 2008;8(4):4-11.
  • 28
    Rego SA. Op. cit. p. 184.
  • 29
    Romano VF. O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente no terceiro ano médico: o relato de uma observação. [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro; 2001.
  • 30
    Goldie J, Schwartz L, McConnachie A, Morrison J. The impact of three years’ ethics teaching, in an integrated medical curriculum, on students′ proposed behaviour on meeting ethical dilemmas. Med Educ. 2002;36(5):489-97.
  • 31
    Odom JG. Formal ethics instruction in dental education. J Dent Educ. 1982;46(9):553-7.
  • 32
    Piko BF, Kopp MS. Paradigm shifts in medical and dental education: behavioral sciences and behavioral medicine. Eur J Dent Educ. 2004;8(Supl 4):25-31.
  • 33
    Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução no 196, de 10 de outubro de 1996. [internet]. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde; 1996 [acesso mar. 2012]. Disponível: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/Reso196.doc
  • 34
    Ardenghi DM. Dentists’ ethical practical knowledge: a critical issue for dental education. Eur J Dent Educ. 2009;13(2):69-72.
  • 35
    Mattick K, Bligh J. Teaching and assessing medical ethics: where are we now? J Med Ethics. 2006;32(3):181-5.
  • 36
    Brondani MA, Rossoff LP. The "hot seat" experience: a multifaceted approach to the teaching of ethics in a dental curriculum. J Dent Educ. 2010;74(11):1220-9.
  • 37
    Berk NW. Teaching ethics in dental schools: trends, techniques, and targets. Dent J Educ. 2001;65(8):744-50.
  • 38
    Dibbern DA. Workshop-based learning: a model for teaching ethics. Jama. 1995;274(9):770-1.
  • 39
    Mumma RD. The dental education perspetives. J Am Coll Dent. 1990;57(3):14-6.
  • 40
    Aires CP, Hugo FN, Rosalen PL, Marcondes FK. Ensino de bioética em programas de pós-graduaçăo em odontologia no Brasil. Braz Oral Res. 2006;20(4):285-9.
  • 41
    Al-Haqwie AI, Al-Shehri AM. Medical students’ evaluation of their exposure to the teaching of ethics. J Family Community Med. 2010;17(1):41-5.
  • 42
    Moodley K. Teaching medical ethics to undergraduate students in post-apartheid South Africa, 2003–2006. J Med Ethics. 2007;33(11):673-7.
  • 43
    Figueira EJG, Cazzo E, Tuma P, Silva Filho CR, Conterno LO. Apreensão dos tópicos de ética médica no ensino-aprendizagem de pequenos grupos. Comparando aprendizagem baseada em problemas com o modelo tradicional. Rev Assoc Med Bras. [internet]. 2004 [acesso mar. 2012];50(2):133-41. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v50n2/20772.pdf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    11 Out 2012
  • Aceito
    06 Fev 2013
  • Revisado
    22 Jan 2013
Conselho Federal de Medicina SGAS 915, lote 72, CEP 70390-150, Tel.: (55 61) 3445-5932, Fax: (55 61) 3346-7384 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: bioetica@portalmedico.org.br