Acessibilidade / Reportar erro

Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA

Bioethics and literature: the experience report of Ethical-humanistic axis - FMB-UFBA

Bioética y literatura: relato de experiencia del Eje Ético-humanístico FMB-UFBA

Resumos

O ensino médico brasileiro tem-se transformado para atender às demandas do modelo assistencial em saúde e à implementação do Sistema Único de Saúde, bem como formar profissionais com atuação generalista, capazes de prestar assistência integral e humanizada. A reforma curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, marco no ensino médico no estado, implantou o Eixo ético-humanístico do primeiro ao oitavo semestre do curso médico. Neste Eixo, diversas ferramentas são utilizadas no ensino da ética médica e bioética, inclusive literatura narrativa. A partir de observação empreendida no período de 2009 a 2012 este trabalho relata a experiência do referido Eixo com o uso dessa forma de literatura para o ensino médico. A literatura pode ser usada como ferramenta para viabilizar o debate sobre questões político-sociais, necessárias à formação do médico, e induzir reflexões sobre o sofrimento humano e as relações humanas imanentes à prática médica.

Educação médica; Ética médica; Bioética; Literatura; Ensino; Materiais de ensino


Medical education in Brazil has been reconstructed in order to attend demands of the health care model, the implementation of the Unified Health System and to form generalist physicians that are able to provide humanistic and integral health care. The curricular reform, a turning point in medical education in the Faculty of Medicine, Federal University of Bahia (FMB-UFBA), has implemented its Ethical-humanistic axis, from the first to the eighth semester of medical school curriculum. Many tools are applied in the teaching of medical ethics and bioethics, including the use of literature. This work aims to report the experience of Ethical-humanistic axis of FMB-UFBA in the use of literature in medical education during the period from 2009 to 2012. Literature can be used as a tool that enables the debate on political and social issues, necessary in medical education and allow the reflection on human suffering and human relations inherent to medical practice.

Medical, education; Medical, ethics; Bioethics; Literature; Teaching; Teaching materials


La educación médica en Brasil ha sido objeto de reforma con el fin de atender a las demandas del modelo de atención de salud y a la implementación del Sistema Único de Salud y de formar médicos generalistas capaces de proporcionar la atención médica integral y humanizada. La reforma curricular de la Facultad de Medicina de la Universidad Federal de Bahía (FMB-UFBA), hito em la educación médica en el Estado, há implementado el Eje Ético-humanístico, desde el primer al octavo semestre del plan de estudios médicos. En dicho Eje, se utilizan diversas herramientas para la estúdio de la ética médica y bioética, incluso literatura narrativa. Desde observación tomada en el período de 2009 a 2012. Este trabajo relata la experiência del referido Eje con el uso de este tipo de literatura para el estúdio médico. La literatura puede ser utilizada como una herramienta que permite el debate sobre los planteamientos políticos y sociales, necesarios a la formación del médico e inducen a las reflexiones acerca del sufrimiento humano y las relaciones humanas inherentes a la práctica médica.

Educación médica; Ética médica; Bioética; Literatura; Enseñanza; Materiales de enseñanza


  • 1
    Pontes AL, Rego S, Silva Junior AG. Saber e prática docente na transformação do ensino médico. Rev Brasil Educ Med. 2006;30(2):66-75.
  • 2
    Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 4, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União nov. 2001;Seção I:38.
  • 3
    Formigli VL, Barbosa HS, Lima MAG, Araújo IB, Fagundes NC, Macedo RSA. Projeto políticopedagógico do curso de graduação-FMB/UFBA. Gazeta Médica da Bahia. 2010;144(1):3-47.
  • 4
    Hunter KM, Charon R, Coulehan JL. The study of literature in medical education. Acad Med. 1995;70:787-94.
  • 5
    Schraiber LB. No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina. Interface. 1997;1(1):123-38.
  • 6
    Saramago J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras; 1995.
  • 7
    Saramago J. Op. cit. 1995. p. 26.
  • 8
    Saramago J. Intermitências da morte. São Paulo: Companhia das Letras; 2005.
  • 9
    Saramago J. Op. cit. 2005. p. 43.
  • 10
    Machado de Assis. O alienista. Rio de Janeiro: Nova Aguilar; 1979. (Obra Completa, v. II)
  • 11
    Machado de Assis. Op. cit. p.261.
  • 13
    Tolstói L. Op. cit. p. 74.
  • 14
    Molière. O doente imaginário. São Paulo: Martin Claret; 2003.
  • 15
    Molière. Op. cit. p. 129.
  • 16
    Calvino I. O visconde partido ao meio. São Paulo: Companhia das Letras; 1996.
  • 17
    Calvino I. Op. cit. p. 52.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    13 Fev 2013
  • Aceito
    12 Jun 2013
  • Revisado
    24 Maio 2013
Conselho Federal de Medicina SGAS 915, lote 72, CEP 70390-150, Tel.: (55 61) 3445-5932, Fax: (55 61) 3346-7384 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: bioetica@portalmedico.org.br