Acessibilidade / Reportar erro

Teoria e prática na reconstrução da concepção de linguagem do professor de línguas

Resumos

Este trabalho tem como objetivo discutir os resultados de oportunidades de aprendizagem, oferecidas a professores de inglês da rede pública estadual, na reconstrução de suas concepções de linguagem. As situações de aprendizagem de que esses professores participam, dentro de um curso que visa a formar professores reflexivos, são estruturadas para integrar discussões teóricas e experienciações práticas (Vygotsky, 1987). Discutem-se as transformações observadas nas concepções de linguagem desses professores, através das escolhas instrucionais que fazem durante o planejamento de aulas, em dois momentos ao longo das quatro semanas de um módulo integrante do curso.


This paper aims at discussing the results of learning opportunities, offered to English state school teachers in the Greater São Paulo, in the reconstruction of their language conceptions. The learning situations these teacher take part in, within a course which has the objective of preparing reflective teachers, are structured to integrate theoretical discussions and practical experiences (Vygotsky, 1987). The focus is on the transformations observed in the teachers' language conceptions, through their instructional choices during the preparation of lesson plans at two particular moments along the four weeks of a module which is part of the course.


Teoria e prática na reconstrução da concepção de linguagem do professor de línguas

Solange T. Ricardo de Castro

Universidade de Taubaté

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo discutir os resultados de oportunidades de aprendizagem, oferecidas a professores de inglês da rede pública estadual, na reconstrução de suas concepções de linguagem. As situações de aprendizagem de que esses professores participam, dentro de um curso que visa a formar professores reflexivos, são estruturadas para integrar discussões teóricas e experienciações práticas (Vygotsky, 1987). Discutem-se as transformações observadas nas concepções de linguagem desses professores, através das escolhas instrucionais que fazem durante o planejamento de aulas, em dois momentos ao longo das quatro semanas de um módulo integrante do curso.

ABSTRACT

This paper aims at discussing the results of learning opportunities, offered to English state school teachers in the Greater São Paulo, in the reconstruction of their language conceptions. The learning situations these teacher take part in, within a course which has the objective of preparing reflective teachers, are structured to integrate theoretical discussions and practical experiences (Vygotsky, 1987). The focus is on the transformations observed in the teachers' language conceptions, through their instructional choices during the preparation of lesson plans at two particular moments along the four weeks of a module which is part of the course.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

AU, K. H.; KAWAKAMI, A . J. Vygotskian perspectives on discussion processes in small-group reading lessons. In: PETERSON, P. L.; WILKINSON, L.; HALLINAN, M. The social context of instruction. Orlando: Academic Press, 1984. p. 209-225.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Estrangeira/Terceiro e quarto ciclos da escola fundamental, 1998.

BRUNER, J. Child´s talk: learning to use language. Oxford: Oxford University Press, 1983.

CASTRO, S. T. R. Teoria e Prática na Construção da Concepção de Linguagem como Prática Social na Formação Continuada do Professor. In: DUTRA, D.; MELLO, H. R.; PAIVA, V. L. M. O. (Orgs.): CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 6., 2001, Belo Horizonte, Programa e Resumos, Belo Horizonte, Associa;áo de Lingüística Aplicada do Brasil, 2001, p. 233, 2001.

CASTRO, S. T. R.. A linguagem e o processo de construção do conhecimento: Subsídios para a formação do professor de inglês. 1999. 239 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

CELANI, M. A. A. Uma abordagem centrada no aluno para os cursos de Letras. In: CELANI, M. A. A. (Ed.) Ensino de Línguas. São Paulo: EDUC, p. 32-39, 1984.

CELANI, M. A. A. (1987). As línguas estrangeiras e a ideologia subjacente à organização dos currículos da escola pública. In: Educação para crescer. Rio Grande do Sul: Secretaria da Educação, 1995. p. 23-29.

CELANI, M. A. A. Providing opportunities for learning: Teacher training experience. In: ESSEN; BURKART (Ed.). Homage to W. R. Lee. Berlin/New York: Foris Publications, 1992. p. 29-37.

COSTA, D. N. M. Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau. São Paulo: EDUC, 1987.

DEWEY, J. (1933). John Dewey on education: Selected writings. Chicago: University of Chicago Press, 1979.

GARCIA, C. M. A formação de professores: Novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 53-76.

GAVELEK, J. R. The social contexts of literacy and schooling: a developmental perspective. In: TAFFY, E. (Ed.) The contexts of school-based literacy. New York: Random House, p. 3-25, 1984.

LARSEN FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

MAGALHÃES, M. C. C. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. The ESPecialist, São Paulo, v. 19, p. 169-184, 1998.

MOITA LOPES, L. P. A contribuição da Lingüística Aplicada na formulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira: A questão dos temas transversais. Intercâmbio, São Paulo, v. VIII, p. 17-24, 1999.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MOLL, L. C. Teaching second language students: a vygotskian perspective. In: JOHNSON, Donna M.; ROEN, Duane H. (Ed.) Richness in writing: empowering ESL students. NY: Longman, 1991. p.55-69.

RICHARDS, J.C.; RODGERS, T.S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

ROGOFF, B. Adult assistance of children´s learning. In: TAFFY, E. (Ed.) The contexts of school-based literacy. New York: Random House, 1984. p. 27-40. SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.

STAKE, R. E. An evolutionary view of programming staff development. In: WIDEEN, M.; ANDREWS, I. (Ed.) Staff development for school improvement. Philadelphia: The Palmer Press, 1987. p. 55-69.

VYGOTSKY, L. (1930) Sobre los sistemas psicologicos. In: VYGOTSKI, L. (1982) Obras Escogidas. Madrid: Aprendizage/Visor, v. 1, 1991.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 1987.

  • AU, K. H.; KAWAKAMI, A . J. Vygotskian perspectives on discussion processes in small-group reading lessons. In: PETERSON, P. L.; WILKINSON, L.; HALLINAN, M. The social context of instruction. Orlando: Academic Press, 1984. p. 209-225.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira/Terceiro e quarto ciclos da escola fundamental, 1998.
  • BRUNER, J. Child´s talk: learning to use language Oxford: Oxford University Press, 1983.
  • CASTRO, S. T. R. Teoria e Prática na Construção da Concepção de Linguagem como Prática Social na Formação Continuada do Professor. In: DUTRA, D.; MELLO, H. R.; PAIVA, V. L. M. O. (Orgs.): CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 6., 2001, Belo Horizonte, Programa e Resumos, Belo Horizonte, Associa;áo de Lingüística Aplicada do Brasil, 2001, p. 233, 2001.
  • CASTRO, S. T. R.. A linguagem e o processo de construção do conhecimento: Subsídios para a formação do professor de inglês 1999. 239 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas e Estudos da Linguagem) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
  • CELANI, M. A. A. Uma abordagem centrada no aluno para os cursos de Letras. In: CELANI, M. A. A. (Ed.) Ensino de Línguas São Paulo: EDUC, p. 32-39, 1984.
  • CELANI, M. A. A. (1987). As línguas estrangeiras e a ideologia subjacente à organização dos currículos da escola pública. In: Educação para crescer. Rio Grande do Sul: Secretaria da Educação, 1995. p. 23-29.
  • CELANI, M. A. A. Providing opportunities for learning: Teacher training experience. In: ESSEN; BURKART (Ed.). Homage to W. R. Lee Berlin/New York: Foris Publications, 1992. p. 29-37.
  • COSTA, D. N. M. Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau. São Paulo: EDUC, 1987.
  • DEWEY, J. (1933). John Dewey on education: Selected writings Chicago: University of Chicago Press, 1979.
  • GARCIA, C. M. A formação de professores: Novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 53-76.
  • GAVELEK, J. R. The social contexts of literacy and schooling: a developmental perspective. In: TAFFY, E. (Ed.) The contexts of school-based literacy. New York: Random House, p. 3-25, 1984.
  • LARSEN FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.
  • MAGALHÃES, M. C. C. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. The ESPecialist, São Paulo, v. 19, p. 169-184, 1998.
  • MOITA LOPES, L. P. A contribuição da Lingüística Aplicada na formulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira: A questão dos temas transversais. Intercâmbio, São Paulo, v. VIII, p. 17-24, 1999.
  • MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
  • MOLL, L. C. Teaching second language students: a vygotskian perspective. In: JOHNSON, Donna M.; ROEN, Duane H. (Ed.) Richness in writing: empowering ESL students NY: Longman, 1991. p.55-69.
  • RICHARDS, J.C.; RODGERS, T.S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
  • ROGOFF, B. Adult assistance of children´s learning. In: TAFFY, E. (Ed.) The contexts of school-based literacy. New York: Random House, 1984. p. 27-40.
  • SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.
  • STAKE, R. E. An evolutionary view of programming staff development. In: WIDEEN, M.; ANDREWS, I. (Ed.) Staff development for school improvement. Philadelphia: The Palmer Press, 1987. p. 55-69.
  • VYGOTSKY, L. (1930) Sobre los sistemas psicologicos. In: VYGOTSKI, L. (1982) Obras Escogidas. Madrid: Aprendizage/Visor, v. 1, 1991.
  • VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem SP: Martins Fontes, 1987.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    2002
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com