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Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Rev. bras. linguist. apl. vol.3 no.2 Belo Horizonte  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982003000200001 

A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador

 

 

Rafael Vetromille-Castro*

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

 


RESUMO

Este trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design – com foco na superfície do material – e usabilidade pedagógica – concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acoplado ao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos – através do desempenho assistido – construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística.


ABSTRACT

This paper reports on an investigation in which usability testing was applied to a computer-mediated reading comprehension task. The concept "usability" was divided into design usability – focusing ont he surface of materials – and instructional usahility – focusing on the presentation of feedback and reading strategies. Five beginning EFL students were selected and asked to read a text and answer comprehension questions using the CALL activity. This activity provided the subjects with assisted performance through an online dictionary, open-answer comprehension questions, and different types of feedback, automatically activated by the system. Data were collected through think aloud protocol, researcher's notes and after-task questionnaire. The results showed that students, through assisted performance, were able to construct meaning from a text that was beyond their linguistic competence. The implications of the study for the preparation of CALL materials are also presented and discussed.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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* Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

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