Acessibilidade / Reportar erro

A compreensão de grupos nominais em inglês como LE

Resumos

O processo de leitura envolve operações cognitivas ainda pouco pesquisadas. No caso da leitura em língua estrangeira, aprendizes tendem a lançar mão de princípios de sua L1. Essa transferência pode levar a problemas de compreensão da LE. Neste estudo, verificamos a ocorrência desses problemas de leitura em grupos nominais, que, na língua inglesa, apresentam um princípio diferente da L1 português, com seu núcleo figurando como último elemento. Os leitores de LE demonstram aplicar o parâmetro da L1 português, que apresenta o núcleo como primeiro elemento do sintagma, em escala maior nos níveis incipientes, chegando a níveis menores em leitores de nível avançado de proficiência.


The reading process involves cognitive operations still little researched. In the case of reading in a foreign language, learners tend to apply L1 principles. This transfer may cause problems in the comprehension of an FL. In this study, we have checked the occurrence of reading problems related to nominal groups that, in English, present a principle different from the L1 Portuguese, with a nuclear element in the last position. Readers of English as an FL have applied the parameter of their L1 Portuguese, which presents a nuclear element as the first element in the group, in greater levels in beginners, reaching lower levels in readers in advanced levels of proficiency.


A compreensão de grupos nominais em inglês como LE

Simone Correia Tostes

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

O processo de leitura envolve operações cognitivas ainda pouco pesquisadas. No caso da leitura em língua estrangeira, aprendizes tendem a lançar mão de princípios de sua L1. Essa transferência pode levar a problemas de compreensão da LE. Neste estudo, verificamos a ocorrência desses problemas de leitura em grupos nominais, que, na língua inglesa, apresentam um princípio diferente da L1 português, com seu núcleo figurando como último elemento. Os leitores de LE demonstram aplicar o parâmetro da L1 português, que apresenta o núcleo como primeiro elemento do sintagma, em escala maior nos níveis incipientes, chegando a níveis menores em leitores de nível avançado de proficiência.

ABSTRACT

The reading process involves cognitive operations still little researched. In the case of reading in a foreign language, learners tend to apply L1 principles. This transfer may cause problems in the comprehension of an FL. In this study, we have checked the occurrence of reading problems related to nominal groups that, in English, present a principle different from the L1 Portuguese, with a nuclear element in the last position. Readers of English as an FL have applied the parameter of their L1 Portuguese, which presents a nuclear element as the first element in the group, in greater levels in beginners, reaching lower levels in readers in advanced levels of proficiency.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • CALLOU, D.; SERRA, C. A variação na ordem dos adjetivos nos últimos quatro séculos. In: RONCARATI, C.; ABRAÇADO, J. (Org.) Português Brasileiro Contato lingüístico, heterogeneidade e história. Rio de Janeiro: Ed. Viveiros de Castro, 2003.
  • COSCARELLI, C. V. Entendendo a leitura. In: NARO, A. J. et alii (Ed.) Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, jan./jun. 2002.
  • ELLIS, R. The study of Second Language Acquisition Hong Kong: OUP, 1996.
  • FERNÁNDEZ, E. M. Processing strategies in second language acquisition: some preliminary results. In: KLEIN, E. C.; MARTOHARDJONO, G. (Ed.) The development of second language grammars: a generative approach Amsterdan: John Benjamins, 1999.
  • FRANÇA, A. I. Comparação entre a aquisição de português e inglês como L2. In: COUTO, H. H. do (Org.). Papia Brasília: Universidade de Brasília, 1997.
  • GIVÓN, T. Functionalism and Grammar Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1995. 486p.
  • LEIRIA, I. Aquisição de língua não-materna. Um exemplo: o aspecto verbal. In: FARIA, I. H.; PEDRO, E. R.; DUARTE, I.; GOUVEIA, C. A. M. Introdução à lingüística geral e portuguesa Lisboa: Caminho, 1996.
  • MOURA NEVES, M. H. Gramática de usos do português São Paulo: UNESP, 2000.
  • RONCARATI, Cláudia. Ciclos aquisitivos da negação. In: RONCARATI, C.; MOLLICA, M.C.M. (Org.). Variação e Aquisição Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
  • SCHACHTER, J. Testing a proposal Universal. In: GASS, S.; SCHACHTER, J. (Org.). 1989, p. 73-88.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com