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Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes

Resumos

Os objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.


This paper has two main aims to be achieved. The first one relates to identifying concepts of language and linguistic variety subjacent to school texts correction led by teachers of mother tongue, whereas the second one concerns the elicitation of the relation between those concepts and the correction/evaluation practices adopted by the teachers. For that, two compositions were corrected and evaluated by a group of teachers to be. Afterwards, they were required to justify the grades given. The analysis was based on theoretical principles in relation to teacher training, correction/evaluation practices, and language concepts as well. The results show that although teachers correct compositions based mainly on code rules, during the grades justification phase they refer to discursive information. This implies that despite the fact that they have acquired a modern theoretical discourse, they still adopt traditional corretive practices.


Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes1 1 Esta análise faz parte da pesquisa Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Contextos de Ensino, projeto integrado CNPq/UNICAMP/UFCG (proc.520427/2002-5 NV).

Maria Auxiliadora Bezerra; Anne Karine de Queiroz; Mariana Queiroga Tabosa

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

RESUMO

Os objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.

ABSTRACT

This paper has two main aims to be achieved. The first one relates to identifying concepts of language and linguistic variety subjacent to school texts correction led by teachers of mother tongue, whereas the second one concerns the elicitation of the relation between those concepts and the correction/evaluation practices adopted by the teachers. For that, two compositions were corrected and evaluated by a group of teachers to be. Afterwards, they were required to justify the grades given. The analysis was based on theoretical principles in relation to teacher training, correction/evaluation practices, and language concepts as well. The results show that although teachers correct compositions based mainly on code rules, during the grades justification phase they refer to discursive information. This implies that despite the fact that they have acquired a modern theoretical discourse, they still adopt traditional corretive practices.

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    Esta análise faz parte da pesquisa Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Contextos de Ensino, projeto integrado CNPq/UNICAMP/UFCG (proc.520427/2002-5 NV).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      2004
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