Acessibilidade / Reportar erro

Dos grupos de discussão às redes neurais: reflexões sobre o desenvolvimento de um léxico mental

Resumos

Ao fazer uma analogia com o desenvolvimento de um grupo de discussão via email, este artigo discute a possível natureza, desenvolvimento e funcionamento do léxico mental em processos de aquisição de uma língua segundo a perspectiva conexionista. Fenômenos muito parecidos podem ser observados ao longo do processo de estruturação tanto de uma língua como de um grupo de discussão, possibilitando, dessa forma, um entendimento mais claro de teorizações conexionistas recentes acerca da linguagem, aprendizagem e de processos cognitivos em geral, no âmbito dos estudos lingüísticos (em especial na pesquisa sobre aquisição de línguas) no Brasil.


With the aim of reflecting upon the possible nature, development and workings of a mental lexicon in second language acquisition (SLA) from a connectionist perspective, an analogy is drawn between mental lexicons and the development of an email discussion group. It is argued here that similar phenomena can be observed along the structuring processes underlying both SLA and discussion groups, thus allowing for a more tangible understanding of recent connectionist theorising on language, learning and cognitive processes as a whole in the realm of the Brazilian SLA research community.


Dos grupos de discussão às redes neurais: reflexões sobre o desenvolvimento de um léxico mental1 1 Este texto foi escrito como trabalho final do curso LIG-918, intitulado Aprendizagem mediada pelo computador e teorias de aquisição de línguas estrangeiras, ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo de Souza no primeiro semestre letivo de 2004. O curso citado integra o Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos (PosLin) da FALE/UFMG.

Fernando G. Ferreira Júnior

Doutorando em Lingüística Aplicada pela FALE/UFMG, CEFET - Ouro Preto, Universidade Federal de Minas Gerais, Contato com o autor: jr_fernando@hotmail.com

RESUMO

Ao fazer uma analogia com o desenvolvimento de um grupo de discussão via email, este artigo discute a possível natureza, desenvolvimento e funcionamento do léxico mental em processos de aquisição de uma língua segundo a perspectiva conexionista. Fenômenos muito parecidos podem ser observados ao longo do processo de estruturação tanto de uma língua como de um grupo de discussão, possibilitando, dessa forma, um entendimento mais claro de teorizações conexionistas recentes acerca da linguagem, aprendizagem e de processos cognitivos em geral, no âmbito dos estudos lingüísticos (em especial na pesquisa sobre aquisição de línguas) no Brasil.

ABSTRACT

With the aim of reflecting upon the possible nature, development and workings of a mental lexicon in second language acquisition (SLA) from a connectionist perspective, an analogy is drawn between mental lexicons and the development of an email discussion group. It is argued here that similar phenomena can be observed along the structuring processes underlying both SLA and discussion groups, thus allowing for a more tangible understanding of recent connectionist theorising on language, learning and cognitive processes as a whole in the realm of the Brazilian SLA research community.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ELLIS, N. C. Memory for language. In: ROBINSON, P. (Ed.). Cognition and Second Language Instruction Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 33-68.
  • ELLIS, N. C. Constructions, Chunking, and Connectionism: The Emergence of Second Language Structure. In: DOUGHTY, C.; LONG, M. (Eds.). The Handbook of Second Language Acquisition Oxford, UK: Blackwell, 2003. p. 63-103.
  • ELMAN, J. L. An alternative view of the mental lexicon. Trends in Cognitive Science, v. 8, n.7, p. 301-306, 2004.
  • ELMAN, J. L. et al. Rethinking Innateness: a connectionist perspective on development Cambridge, MA: Bradford/MIT Press, 1998. 447p.
  • MEARA, P. The dimensions of lexical competence. In: BROWN, G. et al. Performance & Competence in Second Language Acquisition Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 35-53.
  • PINKER, S. The Language Instinct London: Penguin Books, 1994. 494p.
  • SINGLETON, D. Lexis and the lexicon: some general considerations. In: SINGLETON, D. Exploring the Second Language Mental Lexicon Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 8-38.
  • 1
    Este texto foi escrito como trabalho final do curso LIG-918, intitulado
    Aprendizagem mediada pelo computador e teorias de aquisição de línguas estrangeiras, ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo de Souza no primeiro semestre letivo de 2004. O curso citado integra o Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos (PosLin) da FALE/UFMG.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      2005
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com