Acessibilidade / Reportar erro

Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma aluna-professora de Língua Inglesa

Resumos

Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa.


In the last years there has been a growing interest in research about the nature of teachers' practice and about what kind of knowledge they evoke in their teaching events. This paper deals with issues concerning teacher education experiences. By reflecting and answering three out of Smyth's (1992) four pedagogical questions, one 5th year student-teacher revealed the power some of her education experiences have had in her teaching practice. These experiences were categorized based on Tardif (1999) and Bailey et al. (1996). The results of this study make us reflect about our own English teaching practice.


Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma aluna-professora de Língua Inglesa

Suely Ana Ribeiro

Mestranda do curso de Lingüística da Universidade Federal de Goiás - UFG , Universidade Federal de Goiás

RESUMO

Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa.

ABSTRACT

In the last years there has been a growing interest in research about the nature of teachers' practice and about what kind of knowledge they evoke in their teaching events. This paper deals with issues concerning teacher education experiences. By reflecting and answering three out of Smyth's (1992) four pedagogical questions, one 5th year student-teacher revealed the power some of her education experiences have had in her teaching practice. These experiences were categorized based on Tardif (1999) and Bailey et al. (1996). The results of this study make us reflect about our own English teaching practice.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • AMARAL, M. J.; MOREIRA, M. A.; RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (Ed.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 91-122.
  • BAILEY, K. M. et al. The language learner's autobiography: examining the "apprenticeship of observation". In: FREEMAN, D; RICHARDS, J. C. (Ed.). Teacher learning in language teaching Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 11-29.
  • GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. 272 p.
  • GERALDI, C. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Ed.). Cartografias do trabalho docente - professor(a) pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998. 336 p.
  • LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de língua estrangeira. In: LEFFA, V. J. (Ed.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 333-355.
  • LITTLE, J. W.; McLAUGHLIN, M. (Ed.). Teacher's work Individual, Colleagues and Contexts. Chicago: Teacher College Press, 1993.
  • MEDINA, A.; DOMINGUES, C. La formacion del profesorado en una sociedad tecnológica Madrid: Cincel, 1989.
  • NÓVOA, A. et al. Vidas de professores Porto: Porto Editora, 1995. 215 p.
  • NUNAN, D. Research Methods in Language Learning New York: Cambridge University Press, 1992. 249 p.
  • SMYTH, J. Developing and sustaining critical reflection in teacher education Journal of teacher education, v. 40, n. 2, p. 2-9, 1989.
  • SMYTH, J. Teacher's Work and the Politics of Reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n.2, p. 267-300, 1992.
  • TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 1999. Mimeografado.
  • TAVARES, J.; ALARCÃO, I. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Almedina, 1992.
  • WALLACE, M. J. Trainning foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. 180 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2006
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com