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Inglês para crianças do Ensino Fundamental: visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores

Resumos

Este trabalho, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como cenário um Projeto de Línguas Estrangeiras, implementado nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental Público de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal do estudo é investigar as visões implícitas da avaliação proposta pelo livro didático em uso no mencionado contexto de ensino, confrontando-as com a abordagem explícita do material acerca do processo avaliatório e com as crenças dos professores sobre a avaliação em foco. Para tanto, tomamos como referencial os princípios sociointeracionistas (Vygotsky, 1978) e comunicacionais (Almeida Filho, 1993, 2005) de linguagem e aprendizagem, assim como construtos referentes às crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 1995, 2004a, b; Silva, 2005) e também referentes à avaliação (Scaramucci, 1997, 2004) no ensino de línguas para crianças (Cameron, 2001).


This qualitative and ethnographic study was carried out within the context of a Foreign Language Project implemented in the Municipal Primary Schools of a small city in the state of São Paulo State. This research aimed at investigating the implicit and explicit views of the evaluation proposed by the coursebook in use. This work also aimed at researching into the relationship between such views and the beliefs of the teachers involved in such evaluation process. The theoretical framework includes reference to the communicative (Almeida Filho, 1993, 2005) and socio-interactionist principles (Vygotsky, 1978, 1998, 2001) applied to the concept of beliefs (Barcelos, 1995, 2004a, b; Silva, 2005), as well as on constructs related to testing and assessment (Scaramucci, 1997, 2004) as far as Primary English teaching is concerned (Cameron, 2001).


ARTIGOS

Inglês para crianças do Ensino Fundamental: visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores1 1 Este artigo é fruto das reflexões desenvolvidas na disciplina "Avaliação em Língua Estrangeira/Segunda Língua", ministrada pela Professora Dra. Matilde Virginia Ricardi Scaramucci, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no segundo semestre letivo de 2005. Este estudo tem sua origem marcada também pelas dissertações de Silva (2005) e Rocha (2006), ambas desenvolvidas na mencionada Instituição, sob a orientação do Professor Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho. Agradecemos imensamente a ambos os docentes citados pelas valiosas contribuições ao texto produzido. As falhas remanescentes permanecem sob nossa inteira responsabilidade.

Cláudia Hilsdorf RochaI; Leny CostaII; Kleber Aparecido da SilvaIII

IUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

IIUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade Comunitária de Limeira (FAC-Limeira)

IIIFaculdade Comunitária de Limeira (FAC-Limeira), Doutorando da UNESP (IBILCE - São José do Rio Preto)

RESUMO

Este trabalho, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como cenário um Projeto de Línguas Estrangeiras, implementado nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental Público de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal do estudo é investigar as visões implícitas da avaliação proposta pelo livro didático em uso no mencionado contexto de ensino, confrontando-as com a abordagem explícita do material acerca do processo avaliatório e com as crenças dos professores sobre a avaliação em foco. Para tanto, tomamos como referencial os princípios sociointeracionistas (Vygotsky, 1978) e comunicacionais (Almeida Filho, 1993, 2005) de linguagem e aprendizagem, assim como construtos referentes às crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 1995, 2004a, b; Silva, 2005) e também referentes à avaliação (Scaramucci, 1997, 2004) no ensino de línguas para crianças (Cameron, 2001).

ABSTRACT

This qualitative and ethnographic study was carried out within the context of a Foreign Language Project implemented in the Municipal Primary Schools of a small city in the state of São Paulo State. This research aimed at investigating the implicit and explicit views of the evaluation proposed by the coursebook in use. This work also aimed at researching into the relationship between such views and the beliefs of the teachers involved in such evaluation process. The theoretical framework includes reference to the communicative (Almeida Filho, 1993, 2005) and socio-interactionist principles (Vygotsky, 1978, 1998, 2001) applied to the concept of beliefs (Barcelos, 1995, 2004a, b; Silva, 2005), as well as on constructs related to testing and assessment (Scaramucci, 1997, 2004) as far as Primary English teaching is concerned (Cameron, 2001).

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    Este artigo é fruto das reflexões desenvolvidas na disciplina
    "Avaliação em Língua Estrangeira/Segunda Língua", ministrada pela Professora Dra. Matilde Virginia Ricardi Scaramucci, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no segundo semestre letivo de 2005. Este estudo tem sua origem marcada também pelas dissertações de Silva (2005) e Rocha (2006), ambas desenvolvidas na mencionada Instituição, sob a orientação do Professor Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho. Agradecemos imensamente a ambos os docentes citados pelas valiosas contribuições ao texto produzido. As falhas remanescentes permanecem sob nossa inteira responsabilidade.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2006
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