Acessibilidade / Reportar erro

Erro e correção: as crenças de dois professores de escola pública e de alguns de seus alunos

Resumos

Este estudo aborda a temática crenças, especificamente as crenças de professores e alunos de LE (inglês) da rede pública de ensino a respeito da correção de erros. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida em uma cidade próxima a Goiânia, capital do Estado de Goiás, e buscou estabelecer relações entre as crenças dos professores e as crenças de alguns de seus alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, no segundo semestre de 2003. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, notas de campo, observações e filmagens de aulas e analisados sob duas perspectivas: estudos sobre crenças relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b) entre outros, e estudos sobre erro e correção de Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), entre outros. Os resultados apontam que as experiências que os professores tiveram, quando eram aprendizes de LE, influenciam sua prática cotidiana em sala de aula, bem como as formas como lidam com as questões relativas a erro e correção. Tais crenças são compartilhadas por alguns dos alunos, mas conflitantes com as de outros. Conclui-se, portanto, que é importante fornecer subsídios para que os professores possam conhecer, refletir, discutir e questionar suas crenças, de forma geral, e não apenas sobre erro e correção.


This study has as its focus the beliefs which affect both FL teachers and students in regard to error correction. Its main objective was to infer and analyze beliefs related to error correction held by two public school teachers of English in a town next to Goiânia, the capital of the State of Goiás. The investigation also tried to establish relations between the teachers' beliefs and the beliefs of some of their pupils. Adopting a qualitative perspective in the data collection and analysis, this case study was conducted in the second semester of 2003. The data were collected by means of questionnaires, interviews, field notes, class observations and video-recordings, which were analyzed in the light of studies on beliefs related to the teaching-learning process by Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b), among others, and investigations on error and correction by Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), among others. Amongst the conclusions we arrived at, we observed that the teachers' prior experiences as FL students influence their daily classroom practice, as well as the ways they deal with the issue concerning error correction. Such beliefs are shared by some of the pupils, but conflict with the ones held by others. The results highlight the importance of offering opportunities for teachers to get to know, reflect, argue and question their beliefs in general, and not only about error and correction.


ARTIGOS

Erro e correção: as crenças de dois professores de escola pública e de alguns de seus alunos

Suelene Vaz da SilvaI; Francisco José Quaresma de FigueiredoII

IUniversidade Estadual de Goiás - UEG

IIUniversidade Federal de Goiás - UFG

RESUMO

Este estudo aborda a temática crenças, especificamente as crenças de professores e alunos de LE (inglês) da rede pública de ensino a respeito da correção de erros. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida em uma cidade próxima a Goiânia, capital do Estado de Goiás, e buscou estabelecer relações entre as crenças dos professores e as crenças de alguns de seus alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, no segundo semestre de 2003. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, notas de campo, observações e filmagens de aulas e analisados sob duas perspectivas: estudos sobre crenças relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b) entre outros, e estudos sobre erro e correção de Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), entre outros. Os resultados apontam que as experiências que os professores tiveram, quando eram aprendizes de LE, influenciam sua prática cotidiana em sala de aula, bem como as formas como lidam com as questões relativas a erro e correção. Tais crenças são compartilhadas por alguns dos alunos, mas conflitantes com as de outros. Conclui-se, portanto, que é importante fornecer subsídios para que os professores possam conhecer, refletir, discutir e questionar suas crenças, de forma geral, e não apenas sobre erro e correção.

ABSTRACT

This study has as its focus the beliefs which affect both FL teachers and students in regard to error correction. Its main objective was to infer and analyze beliefs related to error correction held by two public school teachers of English in a town next to Goiânia, the capital of the State of Goiás. The investigation also tried to establish relations between the teachers' beliefs and the beliefs of some of their pupils. Adopting a qualitative perspective in the data collection and analysis, this case study was conducted in the second semester of 2003. The data were collected by means of questionnaires, interviews, field notes, class observations and video-recordings, which were analyzed in the light of studies on beliefs related to the teaching-learning process by Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b), among others, and investigations on error and correction by Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), among others. Amongst the conclusions we arrived at, we observed that the teachers' prior experiences as FL students influence their daily classroom practice, as well as the ways they deal with the issue concerning error correction. Such beliefs are shared by some of the pupils, but conflict with the ones held by others. The results highlight the importance of offering opportunities for teachers to get to know, reflect, argue and question their beliefs in general, and not only about error and correction.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ABELSON, R. P. Difference between belief and knowledge systems. Cognitive Science, v. 3, p. 355-366, 1979.
  • ALLWRIGHT, D.; BAILEY, K. M. Focus on the language classroom: an introduction to classroom research for language teachers. Oxford: Oxford University Press, 1991.
  • BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) _ Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1995.
  • ______. A cultura de aprender línguas (inglês) de alunos no curso de Letras. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. (Org.). O professor de língua estrangeira em formação São Paulo: Pontes, 1999. p. 157-177.
  • ______. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.
  • ______. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004a.
  • ______. Ser professor de inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras. In: VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes, 2004b. p. 11-29.
  • BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. São Paulo: Pontes, 2006.
  • CARVALHO, G. de O. Revisão colaborativa de textos escritos em língua inglesa por alunos iniciantes do curso de Letras 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2002.
  • CIOCARI, R. M. O tratamento do erro oral em sala de aula de língua inglesa como língua estrangeira: a percepção do aluno. In: STURM, L.; ARAÚJO, D. de D. (Org.). Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: UPF, 2002. p. 90-99.
  • CUNHA, A. P. de A.; LIMA, M. dos S. O tratamento de erros orais em sala de aula de inglês como LE. In: LIMA, M. dos S. (Org.). A língua estrangeira em sala de aula: pesquisando o processo e o produto. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002. p. 9-28.
  • FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.
  • ______. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Goiânia: Ed. da UFG, 2005.
  • FREITAS, M. A. de. Avaliação enquanto análise: resultados das primeiras reflexões do professor de LE sobre o próprio ensino. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. de (Org.). O professor de língua estrangeira em formação São Paulo: Pontes, 1999. p. 51-62.
  • FREITAS, M. A. de; BELINCANTA, C. I.; CORRÊA, H. C. M. O. Professores de língua inglesa em formação: mudando crenças e atitudes. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n. 39, p. 47-67, 2002.
  • FREY, N. Ensinar/Aprender Línguas. Formas e Linguagem, ano 1, n. 4, p. 159-171, 2002.
  • HENDRICKSON, J. M. Error correction in foreign language teaching: recent theory, research, and practice. The Modern Language Journal, v. 62, p. 387-398, 1978.
  • HORWITZ, E. K. Using student beliefs about language learning and teaching in the foreign language methods course. Foreign Language Annals, v. 18, n. 4, p. 333-340, 1985.
  • ______. The beliefs about language learning of beginning university foreign language students. The Modern Language Journal, v. 72, n. 3, p. 283-294, 1988.
  • ______. Cultural and situational influences on foreign language learners' beliefs about language learning: a review of BALLI studies. System, v. 27, p. 557-576, 1999.
  • ILARI, R.; POSSENTI, S. Português e ensino de gramática. Publicação do Projeto Ipê, p. 1-12, 1985.
  • JAMES, C. Errors in language learning and use: exploring error analysis. London and New York: Longman, 1998.
  • JOHNSON, K. E. The emerging beliefs and instructional practices of preservice english as a second language teachers. Teaching and Teacher Education, v. 10, n. 4, p. 439-452, 1994.
  • ______. Teachers' beliefs: the rock we stand on. In: JOHNSON, K. E. (Ed.). Understanding language teaching _ reasoning in action. Boston: Heinle and Heinle Publishers, 1999.
  • KERN, R. G. Students and teacher's beliefs about language learning. Foreign Language Annals, v. 28, n. 1, p. 71-92, 1995.
  • KLASSEN, J. Using student errors for teaching. English Language Forum, v. XXIX, n. 1, p. 10-16, 1991.
  • LEE, I. ESL learners' performance in error correction in writing: some implications for teaching. System, v. 25, n. 4, p. 465-477, 1997.
  • ______. L2 writing teacher's perspectives, practices and problems regarding error feedback. Assessing Writing, n. 8, p. 216-237, 2003.
  • LEFFA, V. J. A look at students' concept of language learning. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n. 17, p. 57-65, 1991.
  • LENNON, P. Error: some problems of definition, identification, and distinction. Applied linguistics, v. 12, p. 180-196, 1991.
  • LEWIS, M. The lexical approach: the state of ELT and a way forward. London: Commercial Colour Press, 1993.
  • LYRIO, A. L. L. Teachers' and students' expectations regarding the correction of oral errors in EFL. In: HAMMES, W. J.; VETROMILLE-CASTRO, R. (Org.). Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas: EDUCAT, 2001. p. 233-267.
  • MATEUS, E. F.; GIMENEZ, T. N.; ORTENZI, D. I. B.G.; REIS, S. A prática do ensino de Inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 2, n. 1, p. 43-59, 2002.
  • MUNBY, H. A qualitative approach to the study of a teacher's beliefs. Journal of Research in Science Teaching, v. 21, n. 1, p. 27-38, 1984.
  • NESPOR, J. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, v. 19, n. 4, p. 317-328, 1987.
  • PAJARES, M. F. Teacher's beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
  • PINTRICH, P. R.; MARX, R. W.; BOYLE, R. A. Beyond a conceptual change: the role of motivational beliefs and classroom contextual factors in the process of conceptual change. Review of Educational Research, v. 63, n. 2, p. 167-199, 1993.
  • RICHARDS, J. C.; LOCKHART, C. Reflective teaching in second language classrooms Cambridge: Cambridge Language Education, 1996.
  • SCHULZ, R. A. Focus on form in the foreign language classroom: students' and teachers' views on error correction and role of grammar. Foreign Language Annals, v. 29, n. 3, p. 343-364, 1996.
  • SILVA, I. M. da. Percepções do que seja um bom professor de inglês para formandos de Letras: um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) _ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
  • WOODS, D. Teacher cognition in language teaching: beliefs, decision-making, and classroom practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2006
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com