Acessibilidade / Reportar erro

Análise de provas elaboradas por professores de inglês da escola pública

Resumos

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de descrever provas elaboradas por professores de inglês de escola pública. Constituíram a base dos dados da pesquisa 40 provas elaboradas por professoras de inglês do ensino fundamental. As provas foram analisadas tomando como base os trabalhos de Genesee e Upshur (1998), Bachman e Palmer (1996). As conclusões indicam que: a) quanto aos conteúdos avaliados, o foco das provas concentra-se predominantemente em itens gramaticais, no vocabulário e na estrutura da oração simples e b) quanto às técnicas, há o predomínio de questões de resposta limitada, mais fáceis de elaborar e corrigir, e que exigem pouco conhecimento lingüístico do professor.


This research was developed with the objective of describing tests prepared by teachers of English at the Elementary School. Forty tests prepared by four teachers were the main research data. For the description and analysis of the tests, Genesee and Upshur (1998)'s work was taken as a basis. The conclusions indicate that: a) concerning the contents, tests concentrate mainly on grammar, on vocabulary, and on the structure of simple sentences and b) concerning the techniques, there is a predominance of techniques that require limited answers, easier to both prepare and correct, which require little linguistic knowledge from the teacher.


ARTIGOS

Análise de provas elaboradas por professores de inglês da escola pública1 1 Este trabalho foi extraído da tese de doutorado Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola Pública Fundamental.

Maria Tereza Nunes Marchezan

Universidade Federal de Santa Maria

RESUMO

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de descrever provas elaboradas por professores de inglês de escola pública. Constituíram a base dos dados da pesquisa 40 provas elaboradas por professoras de inglês do ensino fundamental. As provas foram analisadas tomando como base os trabalhos de Genesee e Upshur (1998), Bachman e Palmer (1996). As conclusões indicam que: a) quanto aos conteúdos avaliados, o foco das provas concentra-se predominantemente em itens gramaticais, no vocabulário e na estrutura da oração simples e b) quanto às técnicas, há o predomínio de questões de resposta limitada, mais fáceis de elaborar e corrigir, e que exigem pouco conhecimento lingüístico do professor.

ABSTRACT

This research was developed with the objective of describing tests prepared by teachers of English at the Elementary School. Forty tests prepared by four teachers were the main research data. For the description and analysis of the tests, Genesee and Upshur (1998)'s work was taken as a basis. The conclusions indicate that: a) concerning the contents, tests concentrate mainly on grammar, on vocabulary, and on the structure of simple sentences and b) concerning the techniques, there is a predominance of techniques that require limited answers, easier to both prepare and correct, which require little linguistic knowledge from the teacher.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ALDERSON, Charles; CLAPHAN, Caroline; WALL, Diane. Exámenes de Idiomas. Elaboración y evaluación. Cambridge: University Press, 1998.
  • BACHMAN, Lyle F. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.
  • BAILEY, Kathleen. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. New York: Newbury House, 1998.
  • BAXTER, A. Evaluating your Students. London: Richmond, 1997.
  • GENESEE, Fred; UPSHUR, John. Classroom-Based Evaluation in Second Language Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
  • HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
  • HUGHES, G. Testing for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores sociais municipais Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indicadores_sociais_municipais/ >. Acesso em: 19 Abr. 2004.
  • LADO, Robert. Language Testing. New York: McGraw-Hill, 1961.
  • LINDEMAN, Richard. Medidas educacionais. Porto Alegre: Globo, 1975.
  • LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
  • MEDEIROS, Ethel Bauzer. As provas objetivas: técnicas de construção. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Ser. De publicações, 1971.
  • QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G; SVARTVIK, J. A. A grammar of contemporary English. London: Longman, 1972.
  • READ, John. Assessing Vocabulary. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
  • RIVERS, Wilga. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Pioneira, 1975.
  • ROLIM, A. Ana Cláudia O. A cultura de avaliar de professoras de língua estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Unicamp, Campinas, SP.
  • SANTOS, Laura L.F. Análise de Provas Elaboradas por Professores em Formação: Um estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte.
  • VASCONCELOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
  • 1
    Este trabalho foi extraído da tese de doutorado
    Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola Pública Fundamental.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2006
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com