Acessibilidade / Reportar erro

Formar formadores para a escrita profissional

Resumos

Este trabalho apresenta alguns dos resultados de dez anos de pesquisa e atividade didática para formar formadores de escrita profissional, tanto no sistema educacional quanto no mundo do trabalho. Em particular, apresenta-se um currículo base de competências comuns a todos os formadores, sem distinção de destinação didática. Essas competências são resumíveis em cinco pontos: a consciência da variação entre as estratégias textuais da fala e da escrita; a habilidade em identificar as informações dentro de um contexto e usá-las para os próprios fins textuais; a consciência dos traços que caracterizam um gênero textual e a capacidade de gerenciá-los na reformulação para objetivos diferentes; a capacidade de gerenciar os diferentes aspectos de uma situação comunicativa; a argumentação, com e sem documentação. O trabalho privilegia as competências textuais sobre aquelas lingüísticas de superfície e, portanto, mesmo pensado para um ambiente italófono, é aplicável a qualquer língua-cultura ocidental.

escrita profissional; formação; textualidade


This paper presents some results of a ten year research and teaching project for educating educators for professional writing, either in the educational system or in the working environment. Specifically, it presents a curriculum of basic competences that all educators should have, independently of the didactic destination. These competences can be summarized in five points: the conscience of the variation between speaking and writing textual strategies; the ability to identify information within a context, and in using it for textual purposes; the conscience of the parameters that characterize a textual genre, and the capacity of managing them reformulating a text for different purposes; the skills for managing the different aspects of a communicative situation; and, finally, argumentation, with and without documentation. The study privileges textual rather than surface linguistic competences; so, even if elaborated for an Italian speaking environment, it is applicable in any occidental language and culture.

professional writing; education; textual competence


Formar formadores para a escrita profissional

Tommaso Raso

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

RESUMO

Este trabalho apresenta alguns dos resultados de dez anos de pesquisa e atividade didática para formar formadores de escrita profissional, tanto no sistema educacional quanto no mundo do trabalho. Em particular, apresenta-se um currículo base de competências comuns a todos os formadores, sem distinção de destinação didática. Essas competências são resumíveis em cinco pontos: a consciência da variação entre as estratégias textuais da fala e da escrita; a habilidade em identificar as informações dentro de um contexto e usá-las para os próprios fins textuais; a consciência dos traços que caracterizam um gênero textual e a capacidade de gerenciá-los na reformulação para objetivos diferentes; a capacidade de gerenciar os diferentes aspectos de uma situação comunicativa; a argumentação, com e sem documentação. O trabalho privilegia as competências textuais sobre aquelas lingüísticas de superfície e, portanto, mesmo pensado para um ambiente italófono, é aplicável a qualquer língua-cultura ocidental.

Palavras-chave: escrita profissional, formação, textualidade. ,

ABSTRACT

This paper presents some results of a ten year research and teaching project for educating educators for professional writing, either in the educational system or in the working environment. Specifically, it presents a curriculum of basic competences that all educators should have, independently of the didactic destination. These competences can be summarized in five points: the conscience of the variation between speaking and writing textual strategies; the ability to identify information within a context, and in using it for textual purposes; the conscience of the parameters that characterize a textual genre, and the capacity of managing them reformulating a text for different purposes; the skills for managing the different aspects of a communicative situation; and, finally, argumentation, with and without documentation. The study privileges textual rather than surface linguistic competences; so, even if elaborated for an Italian speaking environment, it is applicable in any occidental language and culture.

Keywords: professional writing, education, textual competence

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

______. La gestione dell'informazione. In: Bruni-Raso, 2002a, p. 63-71, 2002b.

______. Riformulare dal parlato allo scritto. Bruni, F.; Raso, T. (Org.). 2002a, p. 201-207, 2002c.

______. Il riassunto con cambio di taglio. In: Bruni, F.; Raso, T. (Org.). 2002a, p. 210-222, 2002d.

______. La situazione comunicativa. In: Bruni, F.; Raso, T. (Org.). 2002a, p. 223-248, 2002e.

______. Altri tipi testuali: un avviso al pubblico, una richiesta di finanziamento e una voce di enciclopedia. In: Bruni, F.; Raso, T. (Org.). 2002a, p. 277-286, 2002f.

______. I testi argomentativi. In: Bruni, F.; Raso, T. (Org.). 2002a, p. 287-323, 2002g.

  • Acerboni, G. Progettare e scrivere per Internet Milano: McGraw-Hill, 2005.
  • AUSTiN, J. L. How to do things with words London: Oxford University Press, 1962.
  • Barr, r.; kamil, M. l.; mosenthal, p. b.; pearson, p. d. (Org.). Hanbook of Reading Research New York; London: Longman, 1991. v. II.
  • BEREITER, C.; SCARDAMALIA, M. The Psycology of Written Composition Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987.
  • Biber, D. Variation across Speech and Writing Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
  • Biber, D. Dimensions of register variation. A cross-linguistic comparison. Cambridge: Cambridge University Press, 1995
  • Bruni, F. et alii Manuale di scrittura e comunicazione Bologna: Zanichelli, 1997a.
  • Bruni, F. et alii Manuale di scrittura professionale Bologna: Zanichelli, 1997b.
  • Bruni, F.; Raso, T. (Org.). Manuale dell'italiano professionale Bologna: Zanichelli, 2002a.
  • Bruni, F.; Raso, T. La situazione comunicativa tra scritto e parlato In: ______ (Org.). Manuale dell'italiano professionale Bologna: Zanichelli, 2002b. p. 3-12.
  • CANÇADO, M. Manual de semântica Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
  • CONTE, M. E. Condizioni di coerenza. Ricerche di linguistica testuale (Nova edição com dois novos ensaios, org. por B. Mortara Garavelli). Alessandria: Edizioni dell'Orso, 1999.
  • Covino, S. (Org.). La scrittura professionale. Ricerca, prassi, insegnamento (Atti del I Convegno di studi. Perugia, Università per Stranieri, 23-25 Ottobre 2000). Firenze: Olschki, 2001.
  • CRESTI, E. Definizione dell'enunciato e pragmatica. In: Brasca, L.; Zambelli, L.M. (Org.). Atti del V Convegno nazionale GISCEL. Grammatica del parlare e dell'ascoltare a scuola Firenze: La Nuova Itália, 1992. p. 51-77.
  • ______. Speech act units and informational units. Em: FAVA, E. Speech Acts and Linguistic Research. Proceedings of the Workshop, July 15-17, 1994. Buffalo: Center for Cognitive Science _ Padova: Nemo, 1995. p. 89-107.
  • ______. Corpus di italiano parlato Firenze: Accademia della Crusca. 2000, 2 voll. + CDRom.
  • ______. Illocuzione e modalità. Em: Beccaria, P.; Marello, C. (Org.). La parola al testo Scritti per Bice Mortara-Garavelli. Alessandria: Ed. dell'Orso, 2001a. p. 133-145.
  • ______. Per una nuova definizione di frase. Em: Bongralli, P.; DARDI, A.; Fanfani, M., TESI, R. (Org.). Studi di storia della lingua italiana offerti a Ghino Ghinassi. Firenze: Le Lettere, 2001b. p. 511-550.
  • ______. Enunciato e frase: teoria e verifiche empiriche. Em: Biffi, M.; Calabrese, O.; Salibra, L. (Org.). Italia Linguistica: discorsi di scritto e di parlato. Scritti in onore di Giovanni Nencioni. Siena: Prolagon, 2005. p. 249-260.
  • ______. Illocution et modalité dans le comment e le topic. Em: Scarano, A. (Org.). Macro-syntaxe et pragmatique. L'analyse linguistique de l' oral. Roma: Bulzoni, 2003. p. 133-182.
  • Cresti, E.; Moneglia, M. (Org.). C-ORAL-ROM. Integrated Reference Corpora for Spoken Romance Languages Amsterdam-New York: Johns Benjamins, 2005. + DVD.
  • Dell'Aversano, C.; Grilli, A. La scrittura argomentativa. Dal saggio breve alla tesi di dottorato. Firenze: Le Monnier, 2005.
  • EGGINS, S.; MARTIN, J. R. Genres and registers of discourse. In: VAN DIJK, T. A. (Org.). Discourse as structure and process London: SAGE Publications, 1997. p. 231-291.
  • Gernsbacher, M.; Traxler, J. Improving Coherence in Written Communication. In: Gernsbacher, M. A.; Givòn, T. (Org.). Coherence in Spontaneous Texts Amsterdam-Philadelphia: Johns Benjamins, 1995. p. 215-238.
  • GREGG, L. W.; STEIMBERG, E. R. (Org.). Cognitive Processes in Writing Hillsdale (NJ): Lawrence Erlbaum Associates, 1980.
  • GRUNDY, P. Doing Pragmatics Lodon: Arnold, 2000.
  • HAJES, j. R. A New Framework for Understanding Cognition and Affect in Writing. In: Levy, C. M.; Ransdell, S. (Org.). The Science of Writing. Theories, Methods, Individual Differencies and Applications. Mahwa (NJ): Lawrence Erlbaum, 1996.
  • Hajes, J. R.; FLOWERS, L. S. Identifying the Organisation of Writing Processes In: Gregg; Steimberg, 1989, p. 3-30.
  • Halliday, M. A. K. Spoken and Written Language Victoria: Deakin University Press, 1985.
  • HEINEMANN, W.; VIEHWEGER, D. Typologisierung von Texten I: Kriterien, Textsorte, Textmuster, Texttyp. In: Brinker, K.; Antos, G; Heinemann, W.; Sager, S. F. (Org.). Handbücher zur Sprach- und Kommunikationwissenschaft: Text- und Gesprächlinguistik Berlin-New York: Walter de Gruyter, p. 507-523.
  • ______. Typologisierung von Texten I: Kriterien, Aspekte der Textsortendifferenzierung. In: In: Brinker, K.; Antos, G; Heinemann, W.; Sager, S. F. (Org.). Handbücher zur Sprach- und Kommunikationwissenschaft: Text- und Gesprächlinguistik Berlin-New York: Walter de Gruyter, p. 523-546.
  • KOCH, I. G. V. Introdução à Lingüística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. Referenciação e Discurso São Paulo: Contexto, 2005.
  • LEVINSON, S. S. Levinson. Pragmatics Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
  • MILLER, C. R. Genres as social action. In: FREEDMAN, A; MEDWAY, P. (Org.). Genres and new rhetoric London: Taylor & Francis, 1994. p. 67-78.
  • MORTARA GARAVELLI, B. Text Typologie. Em: Holtus, G.; Metzeltin, M.; Schmitt, C. (Org.). Lexicon der Romanistischen Linguistik Band IV. Tübingen: Niemeyer, 1988. p. 157-168.
  • PERELMAN, C.; OLBRECHTS TYTECA, L. Traité de l'argumentation: la nouvelle rhétorique. Paris: Presses Universitaires des France, 1958.
  • RASO, T. Origini e strategie dell'informazione in alcune testualità burocratiche. Studi linguistici italiani, n. 25, p. 234-266, 1999.
  • ______. (Org.). Corso di scrittura professionale per gli uffici e per la Pubblica Amministrazione Pisa: ICoN (www.italicon.it), 2004.
  • ______. La scrittura burocratica. La lingua e l'organizzazione del testo. Roma: Carocci, 2005.
  • Sabatini, F. "Rigidità-esplicitezza" vs. "elasticità-implicitezza": possibili parametri massimi per una tipologia dei testi. In: Skytte, G.; Sabatini, F. (Org.). Linguistica Testuale Comparata Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 1999. p. 141-172.
  • SEARLE, J. Speech Acts. An essay in the philosophy of language. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.
  • SWALES, J. M. Genres analysis: English in academic and research settings. Cambridge: University Press, 1990.
  • SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. Cambridge: University Press, 2004.
  • Wehrlich, E. Typologie der Texte. Etwurfeines textlinguistischen Modells zur Grundlengung einer Textgrammatik. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1975.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2007
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com