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Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Rev. bras. linguist. apl. vol.7 no.2 Belo Horizonte  2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000200011 

Formar formadores para a escrita profissional

 

 

Tommaso Raso

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

 

 


RESUMO

Este trabalho apresenta alguns dos resultados de dez anos de pesquisa e atividade didática para formar formadores de escrita profissional, tanto no sistema educacional quanto no mundo do trabalho. Em particular, apresenta-se um currículo base de competências comuns a todos os formadores, sem distinção de destinação didática. Essas competências são resumíveis em cinco pontos: a consciência da variação entre as estratégias textuais da fala e da escrita; a habilidade em identificar as informações dentro de um contexto e usá-las para os próprios fins textuais; a consciência dos traços que caracterizam um gênero textual e a capacidade de gerenciá-los na reformulação para objetivos diferentes; a capacidade de gerenciar os diferentes aspectos de uma situação comunicativa; a argumentação, com e sem documentação. O trabalho privilegia as competências textuais sobre aquelas lingüísticas de superfície e, portanto, mesmo pensado para um ambiente italófono, é aplicável a qualquer língua-cultura ocidental.

Palavras-chave: escrita profissional, formação, textualidade. ,


ABSTRACT

This paper presents some results of a ten year research and teaching project for educating educators for professional writing, either in the educational system or in the working environment. Specifically, it presents a curriculum of basic competences that all educators should have, independently of the didactic destination. These competences can be summarized in five points: the conscience of the variation between speaking and writing textual strategies; the ability to identify information within a context, and in using it for textual purposes; the conscience of the parameters that characterize a textual genre, and the capacity of managing them reformulating a text for different purposes; the skills for managing the different aspects of a communicative situation; and, finally, argumentation, with and without documentation. The study privileges textual rather than surface linguistic competences; so, even if elaborated for an Italian speaking environment, it is applicable in any occidental language and culture.

Keywords: professional writing, education, textual competence


 

 

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

 

 

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