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Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos

Resumos

A inserção de tecnologias digitais na Educação - neste texto, em especial no âmbito da formação de professores de línguas - tem gerado reflexão em pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teorias que compõem a "Lingüística Aplicada dominante" (LARSEN-FREEMAN, 2000) se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais que fundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê conta dos movimentos complexos típicos da experiência pedagógica - na qual incluem-se, indissociavelmente, docentes e discentes - optamos pelo suporte no Pensamento Complexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência (JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) e relatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviço e pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permite identificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência de comportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob uma perspectiva sócio-construtivista.

formação de professores de línguas; sistemas complexos; ambientes virtuais de aprendizagem; entropia sócio-interativa


The integration of digital technologies in Education - in this paper, especially in the language teachers' training - has aroused discussion among Applied Linguistics researchers, mainly when theories which are part of the "mainstream Applied Linguistics" (LARSEN-FREEMAN, 2000) cannot embrace the phenomenon of social relationships on which learning is based. In search of a theoretical approach that can deal thoroughly with the complex behaviors in the educational experience - in which teachers and students are inseparably included - support has been found on the Complex Thought Theory (MORIN, 1995), Chaos Theory (GLEICK, 1989) , the Emergence (JOHNSON, 2003) and the Qualitative Values Theory (PIAGET, 1973). Also, reflections resulting from research on groups of (in-service and pre-service) teachers in an online course through a virtual learning environment (VLE) are related here. It has been noticed that taking these groups as complex systems lets us identify factors that promote their maintenance and allow interactive behaviors to emerge, which are essential for learning in a socio-constructivist perspective.

language teacher education; complex systems; virtual learning environments; socio-interactive entropy


ARTIGOS

Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos1 1 O trabalho apresenta parte das reflexões finais da tese de doutorado de Rafael Vetromille-Castro e avança reflexões preliminares contidas no artigo "` Emergência' e a aprendizagem de (professores de) línguas em meio telemático" que integra os anais do XII Congresso de Informática na Educação - INFOREDU - realizado em Havana, Cuba (2007). ,2 2 A tese de doutorado que dá base ao artigo foi desenvolvida sob orientação da Dra. Margarete Axt, professora no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rafael Vetromille-Castro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES no período de maio de 2004 a maio de 2007, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

RESUMO

A inserção de tecnologias digitais na Educação - neste texto, em especial no âmbito da formação de professores de línguas - tem gerado reflexão em pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teorias que compõem a "Lingüística Aplicada dominante" (LARSEN-FREEMAN, 2000) se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais que fundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê conta dos movimentos complexos típicos da experiência pedagógica - na qual incluem-se, indissociavelmente, docentes e discentes - optamos pelo suporte no Pensamento Complexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência (JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) e relatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviço e pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permite identificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência de comportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob uma perspectiva sócio-construtivista.

Palavras-chave: formação de professores de línguas, sistemas complexos, ambientes virtuais de aprendizagem, entropia sócio-interativa.

ABSTRACT

The integration of digital technologies in Education - in this paper, especially in the language teachers' training - has aroused discussion among Applied Linguistics researchers, mainly when theories which are part of the "mainstream Applied Linguistics" (LARSEN-FREEMAN, 2000) cannot embrace the phenomenon of social relationships on which learning is based. In search of a theoretical approach that can deal thoroughly with the complex behaviors in the educational experience - in which teachers and students are inseparably included - support has been found on the Complex Thought Theory (MORIN, 1995), Chaos Theory (GLEICK, 1989) , the Emergence (JOHNSON, 2003) and the Qualitative Values Theory (PIAGET, 1973). Also, reflections resulting from research on groups of (in-service and pre-service) teachers in an online course through a virtual learning environment (VLE) are related here. It has been noticed that taking these groups as complex systems lets us identify factors that promote their maintenance and allow interactive behaviors to emerge, which are essential for learning in a socio-constructivist perspective.

Keywords: language teacher education, complex systems, virtual learning environments, socio-interactive entropy.

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  • 1
    O trabalho apresenta parte das reflexões finais da tese de doutorado de Rafael Vetromille-Castro e avança reflexões preliminares contidas no artigo "`
    Emergência' e a aprendizagem de (professores de) línguas em meio telemático" que integra os anais do XII Congresso de Informática na Educação - INFOREDU - realizado em Havana, Cuba (2007).
  • 2
    A tese de doutorado que dá base ao artigo foi desenvolvida sob orientação da Dra. Margarete Axt, professora no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2008
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