SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursivaPor uma Lingüística Aplicada Indisciplinar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Rev. bras. linguist. apl. vol.8 no.1 Belo Horizonte  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000100010 

ARTIGOS

 

Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos1,2

 

 

Rafael Vetromille-Castro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES no período de maio de 2004 a maio de 2007, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 


RESUMO

A inserção de tecnologias digitais na Educação - neste texto, em especial no âmbito da formação de professores de línguas - tem gerado reflexão em pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teorias que compõem a "Lingüística Aplicada dominante" (LARSEN-FREEMAN, 2000) se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais que fundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê conta dos movimentos complexos típicos da experiência pedagógica - na qual incluem-se, indissociavelmente, docentes e discentes - optamos pelo suporte no Pensamento Complexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência (JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) e relatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviço e pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permite identificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência de comportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob uma perspectiva sócio-construtivista.

Palavras-chave: formação de professores de línguas, sistemas complexos, ambientes virtuais de aprendizagem, entropia sócio-interativa.


ABSTRACT

The integration of digital technologies in Education - in this paper, especially in the language teachers' training - has aroused discussion among Applied Linguistics researchers, mainly when theories which are part of the "mainstream Applied Linguistics" (LARSEN-FREEMAN, 2000) cannot embrace the phenomenon of social relationships on which learning is based. In search of a theoretical approach that can deal thoroughly with the complex behaviors in the educational experience - in which teachers and students are inseparably included - support has been found on the Complex Thought Theory (MORIN, 1995), Chaos Theory (GLEICK, 1989) , the Emergence (JOHNSON, 2003) and the Qualitative Values Theory (PIAGET, 1973). Also, reflections resulting from research on groups of (in-service and pre-service) teachers in an online course through a virtual learning environment (VLE) are related here. It has been noticed that taking these groups as complex systems lets us identify factors that promote their maintenance and allow interactive behaviors to emerge, which are essential for learning in a socio-constructivist perspective.

Keywords: language teacher education, complex systems, virtual learning environments, socio-interactive entropy.


 

 

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

 

 

Referências

ALTEKAR, E. V. Arrow of Time: Towards a New Epistemology of Science. Disponível em: <http://www.bu.edu/wcp/Papers/TKno/TKnoAlte.htm> Acesso em: jan. 2007.         [ Links ]

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973. 351 p.         [ Links ]

ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira. Rede JOVEMPAZ: solidariedade a partir da complexidade. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.         [ Links ]

GLEICK, James. Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1989.         [ Links ]

JOHNSON, Steven. Emergência. 1. ed. Jorge Zahar, 2003.         [ Links ]

LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, issue 2, June 1997. p. 141-165.         [ Links ]

______. Second language acquisition and Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 20. Cambridge University Press, 2000, p. 165-181.         [ Links ]

LAYZER, David. Cosmogenesis. Oxford University Press, 1990.         [ Links ]

LEWIN, Roger. Complexidade: a vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 245 p.         [ Links ]

LEWIN, Roger. Complexity: life at the edge of chaos. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.         [ Links ]

MARTINS, Ademir da Rosa. EccoLogos: editor web para criação coletiva de documentos. Tese de doutorado, PPGIE, UFRGS, 2005.         [ Links ]

MILLÁN, René; GORDON, Sara. Capital social: una lectura de tres perspectivas clásicas. Revista Mexicana de Sociología, Año 66, Núm. 4, Octubre-Diciembre, 2004. p. 717. Disponível em: <http://www.ejournal.unam.mx/rms/2004-4/RMS04404.pdf#search=%22Coleman%20capital%20social%22> Acesso em: sete. 2006.         [ Links ]

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. 177 p.         [ Links ]

______. Educar na era planetária. Editora Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2003.         [ Links ]

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.         [ Links ]

PAIVA, Vera Lúcia M. O. Modelo fractal de aquisição de línguas. Disponível em: <www.veramenezes.com/modelo.htm> Acesso em: ago. 2004.         [ Links ]

PARREIRAS, Vicente Aguimar. Percepções de aprendizes da primeira série do ensino médio sobre a integração da Internet à sala de aula de inglês: um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) _ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.         [ Links ]

PARREIRAS, Vicente Aguimar. A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.         [ Links ]

PIAGET, Jean. Ensaio sobre a teoria dos valores qualitativos - Capitulo 2. In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense,1973.         [ Links ]

RUELLE, David. Acaso e caos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.         [ Links ]

VETROMILLE-CASTRO, Rafael. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem para professores de línguas. 2007. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.         [ Links ]

 

 

1 O trabalho apresenta parte das reflexões finais da tese de doutorado de Rafael Vetromille-Castro e avança reflexões preliminares contidas no artigo "`Emergência' e a aprendizagem de (professores de) línguas em meio telemático" que integra os anais do XII Congresso de Informática na Educação - INFOREDU - realizado em Havana, Cuba (2007).
2 A tese de doutorado que dá base ao artigo foi desenvolvida sob orientação da Dra. Margarete Axt, professora no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License