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Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem

Resumos

Este artigo explora a influência de uma pesquisa narrativa nas experiências de aprendizagem de estudantes de Letras/Inglês. Ao refletir sobre suas histórias de aprendizagem, eles deram voz e sentido às suas experiências, sentindo-se valorizados. Suas histórias de aprendizagem expõem a relevância das emoções no desenvolvimento de habilidades orais, na reflexão e na responsabilidade por sua trajetória profissional. Três participantes transformaram suas experiências de aprendizagem de inglês ao refletir sobre as emoções que limitam seu desempenho oral e ao projetar imagens que representassem o desejo de se tornarem falantes fluentes. Porém, transformar os desejos em ações pode envolver investimentos que extrapolam a tomada de consciência na reflexão pela pesquisa.

pesquisa narrativa; emoções; experiências de aprendizagem; inglês


This article explores the influence of a narrative research on the language learning experiences of undergraduate students of English. As they reflect upon their language learning histories, they give voice and meaning to their experiences and their self-esteem improves. Their language learning histories reveal the relevance of emotions in their oral skills development, reflection, and responsibility for their professional trajectories. Three participants transformed their language experiences by reflecting on the emotions that restrained their speaking skills and projecting images that would represent their desire to become fluent speakers. However, transforming their desires into actions entails dealing with investments that may go beyond reflection fostered by this research.

narrative research; emotions; language learning experiences; English


ARTIGOS

Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem1 1 Este artigo é um recorte da tese de doutorado São as Histórias que Nos Dizem Mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula, orientado pela Dra. Cristina Magro. Agradeço a Cristina Magro, Élida Ferreira e aos pareceristas desta revista pelas sugestões a uma versão preliminar deste artigo.

Rodrigo Aragão

Universidade Estadual de Santa Cruz

RESUMO

Este artigo explora a influência de uma pesquisa narrativa nas experiências de aprendizagem de estudantes de Letras/Inglês. Ao refletir sobre suas histórias de aprendizagem, eles deram voz e sentido às suas experiências, sentindo-se valorizados. Suas histórias de aprendizagem expõem a relevância das emoções no desenvolvimento de habilidades orais, na reflexão e na responsabilidade por sua trajetória profissional. Três participantes transformaram suas experiências de aprendizagem de inglês ao refletir sobre as emoções que limitam seu desempenho oral e ao projetar imagens que representassem o desejo de se tornarem falantes fluentes. Porém, transformar os desejos em ações pode envolver investimentos que extrapolam a tomada de consciência na reflexão pela pesquisa.

Palavras-chave: pesquisa narrativa; emoções; experiências de aprendizagem; inglês

ABSTRACT

This article explores the influence of a narrative research on the language learning experiences of undergraduate students of English. As they reflect upon their language learning histories, they give voice and meaning to their experiences and their self-esteem improves. Their language learning histories reveal the relevance of emotions in their oral skills development, reflection, and responsibility for their professional trajectories. Three participants transformed their language experiences by reflecting on the emotions that restrained their speaking skills and projecting images that would represent their desire to become fluent speakers. However, transforming their desires into actions entails dealing with investments that may go beyond reflection fostered by this research.

Keywords: narrative research; emotions; language learning experiences; English

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Recebido em março 2008.

Aprovado em maio 2008.

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    Este artigo é um recorte da tese de doutorado
    São as Histórias que Nos Dizem Mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula, orientado pela Dra. Cristina Magro. Agradeço a Cristina Magro, Élida Ferreira e aos pareceristas desta revista pelas sugestões a uma versão preliminar deste artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2008

    Histórico

    • Aceito
      Maio 2008
    • Recebido
      Mar 2008
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