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Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Rev. bras. linguist. apl. vol.8 no.2 Belo Horizonte  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200007 

ARTIGOS

 

Linguagem e memória no construir de futuros professores de inglês

 

 

Tania Regina de Souza Romero

Universidade de Taubaté

 

 


RESUMO

Centramo-nos em uma pesquisa com graduandos de Letras, com o propósito de entender suas concepções sobre ensino-aprendizagem e linguagem para posterior ação educativa na Universidade. Implicada nesse objetivo prático, está a discussão do papel da linguagem (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrativa (Bruner, 2002) e memória (Middleton; Brown, 2005) na constituição da identidade profissional (Vieira, 1999) de futuros professores de inglês. A análise lingüística dos dados é realizada com o apoio instrumental de princípios da Lingüística Sistêmico-Funcional (Martin; Rose, 2003).

Palavras-chave: desenvolvimento de educadores; linguagem; memória; reflexão crítica.


ABSTRACT

Based on research carried out with under-graduate Letters students, we aim at understanding their concepts of learning and teaching, as well as of language in order to plan actions in the University education process. Implied in this practical purpose, this contribution further discusses the role of language (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrative (Bruner, 2002) and memory (Middleton; Brown, 2005) in the constitution of professional identity (Vieira, 1999) of future teachers of English. The linguistic analysis counts on the instrumental support of Systemic Functional Linguistics principles (Martin; Rose, 2003).

Keywords: educators development; language; memory; critical reflection


 

 

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Recebido em setembro 2007.
Aprovado em novembro 2007.

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