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Experiências vividas no planejamento de cursos instrumentais: percursos de transformação numa abordagem heurístico-fenomenológico-hermenêutica

Resumos

A partir do conceito de contínuo experiencial (Dewey, 1938/1997), relato experiências vividas (van Manen, 1990) no planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso para alunos iniciantes, mostrando o meu percurso profissional e minha transformação de um professor de inglês em course designer, a partir do planejamento de nove cursos instrumentais desenvolvidos em um período de cinco anos. Adoto, para relatar tais experiências, uma abordagem de cunho heurístico-fenomenológico-hermenêutico, com base na descoberta e, a partir da colocação do fenômeno de planejar cursos 'entre parênteses' (Husserl, 1973, 2000), interpreto-o para atingir a essência do fenômeno.

experiências vividas; planejamento de cursos instrumentais; abordagem heurístico-femomenológico-hermenêutica


Drawing on the concept of experiential continuum (Dewey, 1938/1997), I report on lived experiences (van Manen, 1990) of designing oral production courses in languages for specific purposes for real beginners based on discourse genres, mapping my professional experience and my transformation from a teacher to a course designer, based on the design of nine ESP courses developed over a five-year period. To report on these experiences, qualitative research methods of a heuristic-phenomenological-hermeneutic nature are adopted so as to reach the so-called phenomenological reduction (Husserl, 1973, 2000).

lived experiences; ESP course design; heuristic-phenomenologic-hermeneutic approach


ARTIGOS

Experiências vividas no planejamento de cursos instrumentais: percursos de transformação numa abordagem heurístico-fenomenológico-hermenêutica

Orlando Vian Jr.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

RESUMO

A partir do conceito de contínuo experiencial (Dewey, 1938/1997), relato experiências vividas (van Manen, 1990) no planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso para alunos iniciantes, mostrando o meu percurso profissional e minha transformação de um professor de inglês em course designer, a partir do planejamento de nove cursos instrumentais desenvolvidos em um período de cinco anos. Adoto, para relatar tais experiências, uma abordagem de cunho heurístico-fenomenológico-hermenêutico, com base na descoberta e, a partir da colocação do fenômeno de planejar cursos 'entre parênteses' (Husserl, 1973, 2000), interpreto-o para atingir a essência do fenômeno.

Palavras-chave: experiências vividas, planejamento de cursos instrumentais, abordagem heurístico-femomenológico-hermenêutica

ABSTRACT

Drawing on the concept of experiential continuum (Dewey, 1938/1997), I report on lived experiences (van Manen, 1990) of designing oral production courses in languages for specific purposes for real beginners based on discourse genres, mapping my professional experience and my transformation from a teacher to a course designer, based on the design of nine ESP courses developed over a five-year period. To report on these experiences, qualitative research methods of a heuristic-phenomenological-hermeneutic nature are adopted so as to reach the so-called phenomenological reduction (Husserl, 1973, 2000).

Keywords: lived experiences, ESP course design, heuristic-phenomenologic-hermeneutic approach

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Recebido em abril 2007.

Aprovado em junho 2007.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2008

Histórico

  • Aceito
    Jun 2007
  • Recebido
    Abr 2007
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