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Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto

Text Choice for Interdisciplinary Project-Based Teaching

Resumos

Apresentamos uma pesquisa etnográfica sobre as contribuições das escolhas e usos de gêneros discursivos, em atividades escolares, para o desenvolvimento do letramento do aluno. Os resultados mostram que alguns gêneros selecionados são característicos da escola, pouco servindo de referência para as atividades interativas mediadas pela escrita em situações não relacionadas a práticas educacionais. A articulação entre as propostas de interdisciplinaridade e de letramento, desenvolvidas na ciência da educação e nos estudos aplicados da linguagem, respectivamente, podem contribuir de forma bastante significativa para o fortalecimento do aluno. Aqui, os projetos pedagógicos interdisciplinares são caracterizados como espaços linguístico-discursivos que contribuem para tal fortalecimento.

letramento; material didático; formação de professor


We show an ethnographic research about the contributions of discursive genre choices and uses, in school activities, to the student literacy development. The results show that some chosen genres are school-related and do not contribute effectively to interactive activities mediated by writing in situations not connected to educational practices. The articulation between interdisciplinary and literacy approaches, developed in the education science and in language applied studies, respectively, can contribute significantly to the student empowerment. Here the interdisciplinary educational projects are characterized as linguistic-discursive locus of contribution to the empowerment mentioned.

literacy; educational material; teacher training


ARTIGOS

Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto

Text Choice for Interdisciplinary Project-Based Teaching

Wagner Rodrigues Silva

UFT/Campus Universitário de Araguaína, E-mail: wagnerodriguesilva@yahoo.com

RESUMO

Apresentamos uma pesquisa etnográfica sobre as contribuições das escolhas e usos de gêneros discursivos, em atividades escolares, para o desenvolvimento do letramento do aluno. Os resultados mostram que alguns gêneros selecionados são característicos da escola, pouco servindo de referência para as atividades interativas mediadas pela escrita em situações não relacionadas a práticas educacionais. A articulação entre as propostas de interdisciplinaridade e de letramento, desenvolvidas na ciência da educação e nos estudos aplicados da linguagem, respectivamente, podem contribuir de forma bastante significativa para o fortalecimento do aluno. Aqui, os projetos pedagógicos interdisciplinares são caracterizados como espaços linguístico-discursivos que contribuem para tal fortalecimento.

Palavras-chave: letramento; material didático; formação de professor.

ABSTRACT

We show an ethnographic research about the contributions of discursive genre choices and uses, in school activities, to the student literacy development. The results show that some chosen genres are school-related and do not contribute effectively to interactive activities mediated by writing in situations not connected to educational practices. The articulation between interdisciplinary and literacy approaches, developed in the education science and in language applied studies, respectively, can contribute significantly to the student empowerment. Here the interdisciplinary educational projects are characterized as linguistic-discursive locus of contribution to the empowerment mentioned.

Keywords: literacy; educational material; teacher training.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em abril de 2008.

Aprovado em julho de 2008.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2009

Histórico

  • Recebido
    Abr 2008
  • Aceito
    Jul 2008
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