Acessibilidade / Reportar erro

Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização

Question-answer: how the dialogic pair makes a literacy class

Resumos

Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.

par dialógico P-R; gestos profissionais docentes; aula de alfabetização


This paper have as main goal to analyze the dialogic unity Question-Answer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher's movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers.

Dialogic pair "P-R"; professional teacher gestures; literacy class


ARTIGOS

Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização

Question-answer: how the dialogic pair makes a literacy class

Sandoval Nonato Gomes-SantosI; Patrícia Sousa AlmeidaII

IUniversidade de São Paulo, E-mail: sandovalnonato@usp.br

IIUniversidade Federal do Pará, E-mail: pat-alm@hotmail.com

RESUMO

Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.

Palavras-chave: par dialógico P-R; gestos profissionais docentes; aula de alfabetização.

ABSTRACT

This paper have as main goal to analyze the dialogic unity Question-Answer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher's movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers.

Keywords: Dialogic pair "P-R"; professional teacher gestures; literacy class.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em agosto de 2008.

Aprovado em setembro de 2008.

  • AEBY DAGHÉ, S.; DOLZ, J. (à paraitre). Des gestes didactiques fondateurs aux gestes spécifiques à l'enseignement/apprentissage du texte d'opinion. In: Bucheton, D.; Chabanne, J. C. (Ed.). Les gestes professionnels de l'enseignant de français Paris: PUF. No prelo.
  • BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV) [1929]. Marxismo e filosofia da linguagem 12. ed. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006.
  • CHERVEL, A. La culture scolaire - une approche historique. Paris: Berlin, 1998.
  • CHEVALLARD, Y. La transposition didactique Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.
  • DOLZ, J.; RONVEAUX, C.; SCHNEUWLY, B. (no prelo). Le synopsis - un outil pour analyser les objets enseignés. In: PERRIN, M.J.; REUTER, Y. (Org.). Les méthodes de recherche en didactique. Actes du Premier séminaire international de juin 2005. Villeneuve d'Ascq: Presses Universitaires du Septentrion. No prelo.
  • FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. O par dialógico pergunta-resposta. In: JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. (Org.). Gramática do português culto falado no Brasil Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2006. v. I, p. 133-166,
  • GEERTZ, C. O saber local - novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2004.
  • GOMES-SANTOS, S. N.; ABREU, I. D. Um olhar sobre a aula de português: materialidade discursiva e economia didática. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGE (Org.). O espelho de Bakhtin São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2007.
  • MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação São Paulo: Ática, 1986.
  • MORATO, E. M. O interacionismo no campo lingüístico. In: BENTES, A. C.; MUSSALIN, F. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 3, p. 311-351.
  • MORATO, E. M. O interacionismo no campo lingüístico. In: BENTES, A. C. e MUSSALIN, F. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2004. V. 3, p. 311-351.
  • MORO, Ch. Vers une approche sémiotique intégrée du développement humain Note de synthese en vue de l'habilitation à diriger des theses. Bordeaux : Université de Bordeaux, 2000.
  • SANTOS, M. A natureza do espaço São Paulo : EDUSP, 2002.
  • SCHNEUWLY, B.; BAIN, D. Des activités textuelles: stratégies d'intervention dans les séquences didactiques. In: ALLAL, L.; BAIN, D.; PERRENOUD, P. (Ed.). Evaluation formative et didactique du français Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1993. p. 219-238.
  • SCHNEUWLY, B. Genres et forme scolaire: enseignement e apprentissage de la langue première à l'école. Conferência por ocasião da abertura da Jornada de Estudos Corpus et Genres: apport des grands corpus pour la caracterisation des genres scolaires. Nanterre (FR): Université Paris X, 2006.
  • ______. Les outils de l'enseignant - un essai didactique. Université de Genéve, Repères, n. 22, 2000.
  • SENSEVY, G. Théories de l'action et action du professeur. In: BAUDOIN, J.-M.; FRIEDRICH, J. (Ed.). Théories de l'action et education - Raisons Educatives. Bruxelles: De Boeck Université, 2001. p. 203-224.
  • SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: MOITA-LOPES, L. P. da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 169-190.
  • SILVA, L. A. Perguntas e Respostas: oralidade e interação. In: PRETI, D. (Org.). Oralidade em diferentes discursos São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006. p. 261-295.
  • SIMON, A. C.; RONVEAUX, Ch. La gestualité prosodique au service de l'objet enseigné. Génève: UNIGE, 2006 (mimeo).
  • TANNEN, D.; WALLAT, C. Enquadres interativos e esquemas de conhecimento em interação: exemplos de um exame/consulta médica [1987]. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Org.). Sociolinguística Interacional São Paulo: Edições Loyola, 2002.
  • URBANO, H.; FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Perguntas e respostas na conversação. In: CASTILHO, A. T. (Org.). Gramática do português falado 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2002. v. III, p. 75-97.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2009

Histórico

  • Aceito
    Set 2008
  • Recebido
    Ago 2008
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com