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Entre o desejo e a necessidade de aprender línguas: algumas reflexões sobre o que também está em jogo nesse processo

Between the desire and the need to learn languages: some thoughts about what is also at stake in this process

Resumos

Neste estudo de natureza discursiva, nossa proposta é, partindo do dizer de alunos-professores em formação, identificar parte do imaginário construído e descrito por eles sobre o aprender línguas, utilizando-nos de conceitos básicos da psicanálise (desejo e necessidade) e de Foucault (principalmente, o das tecnologias de si). Através da análise de recortes selecionados de entrevistas orais, podemos concluir que aprender línguas implica muito mais do que a aquisição de saberes, habilidades e competências, mas toda a reconfiguração de processos subjetivos e identitários que constituem o sujeito-professor, processos inconscientes que remetem ao caráter ameaçador do desejo e ao caráter regularizador/normatizador das necessidades, que se constituem a partir das relações simbólicas e imaginárias produzidas na e pela história.

língua estrangeira; necessidade; desejo


Based on a discoursive perspective, this article intends to analyze some discoursive segments produced by undergraduate teachers in oral interviews, searching for identifying some foreign language representations of learning, which can appear in their speech. As a theoretical support, we are going to develop two concepts from psychoanalysis (need and desire), and also the idea of technologies of the self, developed by Foucault in his work. Considering the results of the analysis, we can conclude that learning a foreign language requires not only specific knowledge, such as vocabulary or grammar, but also involves unconscious processes which constitute the subject and his/her identity as a teacher. This identity, however, is conditioned by history and social meanings, which are produced by symbolic and imaginary relations.

foreign language; need; desire


ARTIGOS

Entre o desejo e a necessidade de aprender línguas: algumas reflexões sobre o que também está em jogo nesse processo1 1 Este artigo foi produzido a partir de parte do corpus e de algumas reflexões que fazem parte da tese de doutorado em desenvolvimento, orientada pela profa. Maria José Coracini, do IEL - Unicamp.

Between the desire and the need to learn languages: some thoughts about what is also at stake in this process

Eliane Righi de Andrade

Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, E-mail: elianerighi@terra.com.br

RESUMO

Neste estudo de natureza discursiva, nossa proposta é, partindo do dizer de alunos-professores em formação, identificar parte do imaginário construído e descrito por eles sobre o aprender línguas, utilizando-nos de conceitos básicos da psicanálise (desejo e necessidade) e de Foucault (principalmente, o das tecnologias de si). Através da análise de recortes selecionados de entrevistas orais, podemos concluir que aprender línguas implica muito mais do que a aquisição de saberes, habilidades e competências, mas toda a reconfiguração de processos subjetivos e identitários que constituem o sujeito-professor, processos inconscientes que remetem ao caráter ameaçador do desejo e ao caráter regularizador/normatizador das necessidades, que se constituem a partir das relações simbólicas e imaginárias produzidas na e pela história.

Palavras-chaves: língua estrangeira; necessidade; desejo.

ABSTRACT

Based on a discoursive perspective, this article intends to analyze some discoursive segments produced by undergraduate teachers in oral interviews, searching for identifying some foreign language representations of learning, which can appear in their speech. As a theoretical support, we are going to develop two concepts from psychoanalysis (need and desire), and also the idea of technologies of the self, developed by Foucault in his work. Considering the results of the analysis, we can conclude that learning a foreign language requires not only specific knowledge, such as vocabulary or grammar, but also involves unconscious processes which constitute the subject and his/her identity as a teacher. This identity, however, is conditioned by history and social meanings, which are produced by symbolic and imaginary relations.

Keywords: foreign language; need; desire.

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Article full text available only in PDF format.

Recebido em março de 2008.

Aprovado em junho de 2008.

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  • 1
    Este artigo foi produzido a partir de parte do
    corpus e de algumas reflexões que fazem parte da tese de doutorado em desenvolvimento, orientada pela profa. Maria José Coracini, do IEL - Unicamp.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Mar 2013
    • Data do Fascículo
      2009

    Histórico

    • Recebido
      Mar 2008
    • Aceito
      Jun 2008
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