Acessibilidade / Reportar erro

Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês

Towers of babel and tongues of fire: a few thoughts about research in english teachers' education

Resumos

O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa em Lingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação de professores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios que vão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricas de poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimento cotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidos pelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que os limites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que se discute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicada que, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade, convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.

formação de professores de inglês; pesquisa sócio-histórico-cultural; universidade-escola; atividade crítico-praxiológica


This text aims at discussing the dialectics between research practice in Applied Linguistics and EFL teacher education initiatives. Such a discussion is illustrated with possibilities of new territories drawn in activities designed to overcome historical power relations and the privilege of academic knowledge over everyday knowledge. Participants involved in such social practices are motivated by a dialogical emancipatory desire. Bearing in mind that the university-school boundaries cannot be fully eradicated, this article argues for the strengthening of a research agenda that, being a critical-praxiological activity, nurtures singleness within multiplicity, convergence within pluralism, ethics within non-indifference.

EFL teacher education; social-cultural-historical research; university-school; critical-praxiological activity


ARTIGOS

Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês1 1 Texto base da mesa-redonda Pesquisa e a Formação do Profissional da Linguagem, durante o II ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Educação, realizado pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, em 2008.

Towers of babel and tongues of fire: a few thoughts about research in english teachers' education

Elaine Mateus

Universidade Estadual de Londrina, E-mail: mateus@uel.br

RESUMO

O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa em Lingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação de professores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios que vão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricas de poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimento cotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidos pelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que os limites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que se discute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicada que, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade, convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.

Palavras-chave: formação de professores de inglês, pesquisa sócio-histórico-cultural, universidade-escola, atividade crítico-praxiológica

ABSTRACT

This text aims at discussing the dialectics between research practice in Applied Linguistics and EFL teacher education initiatives. Such a discussion is illustrated with possibilities of new territories drawn in activities designed to overcome historical power relations and the privilege of academic knowledge over everyday knowledge. Participants involved in such social practices are motivated by a dialogical emancipatory desire. Bearing in mind that the university-school boundaries cannot be fully eradicated, this article argues for the strengthening of a research agenda that, being a critical-praxiological activity, nurtures singleness within multiplicity, convergence within pluralism, ethics within non-indifference.

Keywords: EFL teacher education, social-cultural-historical research, university-school, critical-praxiological activity

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em julho de 2008.

Aprovado em dezembro de 2008.

  • AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001. 304p.
  • AMORIM, Marilia. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemologia. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia (Org.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, p. 11-25.
  • ANAGNOSTOPOULOS, Dorothea; SMITH, Emily; BASMADJIAN, Kevin. Bridging the university-school divide: horizontal expertise and the "two-worlds pitfall". Journal of Teacher Education, v. 58, n. 2, p. 138-152, March/April 2007.
  • BAKHTIN, Mikhail M. The dialogic imagination: four essays by M. M. Bakhtin. Tradução Caryl Emerson e Michael Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981. 433p.
  • BAKHTIN, Mikhail M. Problems of Dostoevsky's poetics Trans. C. Emerson. Minneapolis:University of Minneapolis Press, 1984. 333p.
  • BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal São Paulo: Martins Fontes, 1992. 476p.
  • BENGTSSON, Jan. What is reflection? On reflection in the teaching profession and teacher education. Teachers and Teaching: theory and practice, vol. 1, n. 1, p. 23-32, 1995.
  • BRAY, John.; LEE, Joyce.; SMITH, Linda; YORKS, Lyle. Collaborative inquiry in practice: action, reflection and making meaning. Sage Publications, 2000. 162p.
  • BREDO, Eric e FEINBERG, Walter. The critical approach to social and educational research. In: BREDO, Eric; FEINBERG, Walter (Ed.). Knowledge and Values in Social and Educational Research Philadelphia: Temple University Press, 1982, p. 271-291.
  • CAMERON, Deborah, et. al. Researching Language: issues of power and method. Routledge, 1992. 148p.
  • CARDOZO, Solange de Almeida. Universidade e escola: uma via de mão dupla?. Rio de Janeiro, 2003. 99f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003.
  • CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephens. Becoming critical: education, knowledge and action research. New York: Routledge, 1986. 264p.
  • CHEYNE, Allan; TARULLI, Donato. Dialogue, difference, and the "third voice" in the zone of proximal development Disponível em: <http://webpages.charter.net/schmolze/vygotsky/bakhtin.html>. Acessado em: 24 jun. 2004.
  • COLE, Michael; ENGESTRÖM, Yrjö. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: SALOMON, Gabriel (Ed.). Distributed Cognition: psychological and educational considerations. Cambridge University Press, 1993, p. 1-46.
  • DIETZSCH, Mary Julia M. Universidade e escola pública atuando em parceria. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 74-81, ago. 1995.
  • ENGESTRÖM, Yrjö; ENGESTRÖM, Ritva; SUNTIO, Arja. Can school communities learn to master its own future? An activity-theoretical study of expansive learning among middle school teachers. In: WELLS, Gordon; CLAXTON, Guy (Ed.). Learning for life in the 21st century: sociocultural perspectives on the future of education. London: Blackwell, 2002, p. 211-224.
  • ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsisnki: Orienta-Konsultit, 1987. Disponível em: <http://lchc.edu/MCA/Paper?Engestrom/expanding/ch1.htm>. Acessado em: 28 out. 2003.
  • ENGESTRÖM, Yrjö. Teachers as collaborative thinkers: activity-theoretical study of an innovative teacher team. In: CARLGREN, Ingrid etal, (Ed.). Teachers' minds and actions: research on teachers' thinking and practice. Falmer Press. 1994. p. 43-61.
  • ENGESTRÖM, Yrjö. Development as breaking away and opening up: a challenge to Vygotsky and Piaget. In: RÜCKRIEM, Georg (Ed.). Developmental Work Research: expanding activity theory in practice. Berlin: Lehmanns Media, 1996/2005. p.37-48.
  • ENGESTRÖM, Yrjö. Activity Theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Yrjö; MIETTINEM, Reijo; PUNAMAKI, Raija (Ed.). Perspectives on activity theory Cambridge University Press, 1999. p. 19-38.
  • ENGESTRÖM, Yrjö. Expansive Learning at work: toward an activity theoretical reconceptualization. In: RÜCKRIEM, Georg (Ed.). Developmental Work Research: expanding activity theory in practice. Berlin: Lehmanns Media, 2001/2005. p.59-87.
  • FARACO, Carlos A. Linguagem e Diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003. 136p.
  • FENDLER, Lynn. Teacher reflection in a hall of mirrors: historical influences and political reverberations. Educational Researcher, v. 32, n. 3, p. 16-25, April 2003.
  • FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores São Paulo: Cortez, 2005. 168p.
  • FREEMAN, Donald; RICHARDS, Jack C. (Ed.). Teacher Learning in Language Teaching Cambridge: Cambridge University Press, 1996. 400p.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 17. ed. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1970/1987. 184p.
  • FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A pesquisa na perspectiva sócio-histórica: um diálogo entre paradigmas. 2003. [mimeo]
  • FURTOSO, Viviane, et at Parceria universidade/escolas: conquistas e desafios na formação de professores. In: MATEUS, Elaine; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys ; GIMENEZ, Telma (Org.). Ressignificações do NAP: rupturas e continuidades. EDUEL, no prelo.
  • GIMENEZ, Kilda; MATEUS, Elaine. Rompendo barreiras em um projeto de Aprendizagem sem Fronteiras In: TELLES, João (Org.). Dimensões da pesquisa em educação continuada de professores (título provisório). No prelo.
  • GIMENEZ, Telma. Os sentidos do Projeto NAP Londrina: EDUEL, 1999. 87p.
  • GIMENEZ, Telma. Criando condições para o desenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o Centro de Recursos do NAP. In: MATEUS, Elaine; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; GIMENEZ, Telma (Org.). Ressignificações do NAP: rupturas e continuidades. EDUEL, no prelo.
  • GUTIÉRREZ, Kris D.; LÓPEZ, Patricia B,; TEJEDA, Carlos. Rethinking diversity: hibridity and hibrid language practices in the third space. Mind, Culture and Activity, v. 6, n. 4, p. 286-303, 1999.
  • JOHNSON, Karen. The sociocultural turn and its challenges for second language teacher education. TESOL QUARTERLY, v. 40, n.1, p. 235-257, March 2006.
  • KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acessado em: 14 jun. 2008.
  • KLEIMAN, Angela (Org.). A formação do professor: perspectivas da Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001. 342p.
  • LAVE, Jean. Teaching, as learning, in practice. Mind, Culture and Activity, v. 3, n. 3, p. 149-164, 1996.
  • LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning: legitimate peripheral participation. Cambridge University Press, 1991. 138p.
  • LEONTIEV, Alexis. Uma contribuicao a teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Icone: Editora da Universidade Estadual de São Paulo, 1998, p. 59-83.
  • LIBERALI, Fernanda. A formação crítica do educador na perspectiva da Lingüística Aplicada. In: ROTTAVA, Lucia (Org.). Ensino/aprendizagem de Línguas: língua estrangeira. Ijui: Editora da UNIJUI, 2006.
  • LIBERALI, Fernanda; MAGALHÃES, Maria Cecília; FIDALGO, Sueli; LESSA, Angela . Educando para a Cidadania em Contextos de Transformação. The Especialist, v. 27, p. 169-188, 2006.
  • MATEUS, Elaine. Atividade de aprendizagem colaborativa e inovadora de professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. 327 fl. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - LAEL, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2005.
  • MATEUS, Elaine. Aprendizagem colaborativa de professores de inglês: uma experiência de encontro da universidade com a escola. In: Anais do XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. p. 1479-1496.
  • MATEUS, Elaine. Aprendizagem sem Fronteiras: ressignificando os limites da formação inicial e contínua de professores. In: ABRAHÃO, M.H.; GIL, G.; RAUBER, A.C. (Org.). Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas Florianópolis, UFSC, 2007, p. 672-689.
  • MATEUS, Elaine. Em busca de outros modos de com-viver. In: MATEUS, Elaine; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; GIMENEZ, Telma (Org.). Ressignificações do NAP: rupturas e continuidades. EDUEL, no prelo.
  • MATEUS, Elaine; PICONI, Larissa. Aprendizagem colaborativa de professores em formação inicial e contínua: investigando práticas discursivas. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Anais do VIII CBLA, 2007.
  • MATEUS, Elaine; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; GIMENEZ, Telma (Org.). Ressignificações do NAP: rupturas e continuidades. EDUEL, no prelo.
  • MATUSOV, Eugene; HAYES, Renée. Building a community of educators versus effecting conceptual change in individual students: multicultural education for pre-service teachers. In: WELLS, Gordon; CLAXTON, Guy (Ed.). Learning for life in the 21st century: sociocultural perspectives on the future of education. London: Blackwell, 2002, p. 239-251.
  • MATUSOV, Eugene. Intersubjectivity as a way of informing teaching design for a community of learners classroom. Teaching and Teacher Education, v. 17, p. 383-402, 2001.
  • MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Contextos institucionais em Lingüística Aplicada: novos rumos. Intercâmbio, v. 5, p. 3-14, 1996.
  • MOLL, Luis.; ARNOT-HOPFFER, Elizabeth. Sociocultural Competence in Teacher Education. Journal of Teacher Education. v. 56, n. 3, p.242-247, 2005.
  • NEWMAN, Fred; HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: cientista revolucionario. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola, 1993/2002. 241p.
  • NYSTRAND, Martin; GAMORAN, Adam; KACHUR, Robert; PRENDERGAST, Catherine. Opening Dialogue: understanding the dynamics of language learning in the English classroom. New York: Teachers College Press, 1997. 141p.
  • ORTENZI, Denise; GIMENEZ, Telma; CRISTOVÃO, Vera; FURTOSO, Viviane; PERIN, Jussara. Interação Universidade-escola na Formação de Professores de Inglês: experiências brasileira e norte-americana. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. Anais do XII ENDIPE Curitiba : Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 1, 2004, p. 239-245.
  • REALI, Aline Maria; TACREDI, Regina Maria. Desenvolvendo uma metodologia de aproximação entre a escola e as famílias dos alunos com a parceria da universidade. Anais do IV SEMPE - Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão, São Carlos, ago. 2001, p 29-31.
  • RICHARDS, Jack C. Beyond Training Cambridge: Cambrigde University Press, 1998. 224p.
  • RICHARDS, Jack C.; NUNAN, David (Ed.). Second Language Teacher Education Cambridge: Cambrigde University Press, 1990. 352p.
  • ROGOFF, Barbara. Observing sociocultural activity on three planes: participatory appropriation, guided participation, and apprenticeship. In: WERTSCH, J.; DEL RIO, P.; ALVAREZ, A. (Ed.). Sociocultural studies of the mind Cambridge University Press, 1995, p. 139-164.
  • ROGOFF, Barbara. The cultural nature of human development Oxford University Press, 2003. 448p.
  • ROTH, Wolff-Michael; TOBIN, Kenneth. The implications of coteaching/cogenerative dialogue for teacher evaluation: learning from multiple perspectives of everyday practice. Journal of Personnel Evaluation in Education, v. 15, n.1, p. 7-29, 2001.
  • ROTH, Wolff-Michael; TOBIN, Kenneth. Redesigning an "urban" teacher education program: an activity theory perspective. Mind, Culture and Activity, vol.9, n.2, p. 108-131, 2002-a.
  • ROTH, Wolff-Michael; TOBIN, Kenneth. At the elbow of another: learning to teach by coteaching. New York. Lang, 2002-b. 340p.
  • ROTH, Wolff-Michael; TOBIN, Kenneth. Coteaching: from praxis to theory. Teachers and Teaching: theory and practice v. 10, n. 2, p. 161-180, April 2004.
  • ROTH, Wolff-Michael; LAWLESS, Daniel; TOBIN, Kenneth. Towards a Praxeology of Teaching. Canadian Journal of Education, v. 25, n. 1, p. 1-15, 2000.
  • SMAGORINSKY, Peter; COOK, Leslei S. e JOHNSON, Tara S. The twisting path of concept development in learning to teach. Teachers College Record v. 105, n. 8, p. 1399-1436, October 2003.
  • SMAGORINSKY, Peter; COOK, Leslei S., MOORE, Cynthia; JACKSON, Alecia Y.; FRY Pamela G. Tensions in learning to teach: accommodation and the development of teaching identity. Journal of Teacher Education, v. 55, n. 1, p. 8-24, January/February 2004.
  • STETSENKO, Anna; ARIEVITCH, Igor. M. Vygotskian collaborative project of social transformation: history, politics, and practice in knowledge construction. International Journal of Critical Psychology, v. 12, n. 4, p. 58-80, 2002.
  • VADEBONCOEUR, Jennifer A. Child development and the purpose of education: a historical context for constructivism in teacher education. In: RICHARDSON, Virginia (Ed.). Constructivist teacher education: building new understandings. Washington: The Falmer Press, 1997, p. 15-37
  • VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. Michael Cole et al., 1978. Trad. José Cipolla Neto et al. 6ª. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191p.
  • WALLACE, Michael J. Training Foreign Language Teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. 190p.
  • WERTSCH, James. Voices of the mind: a sociocultural approach to mediated action. Cambridge University Press, 1991. 220p.
  • ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corina; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete (Org.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 207-236.
  • ZEICHNER, Kenneth. Educating reflective teachers for learner centered-education: possibilities and contradictions. In: GIMENEZ, Telma (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003, p. 3-19.
  • 1
    Texto base da mesa-redonda
    Pesquisa e a Formação do Profissional da Linguagem, durante o II ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Educação, realizado pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, em 2008.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Mar 2013
    • Data do Fascículo
      2009

    Histórico

    • Recebido
      Jul 2008
    • Aceito
      Dez 2008
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com