Acessibilidade / Reportar erro

A favela tem nome próprio: a (re)significação do local na linguagem do funk carioca

The Favela has its own name: the resignification of place in the language of funk carioca

Resumos

O funk é uma prática musical produzida e consumida, principalmente, pela juventude das favelas do Rio de Janeiro. Além de diversão e trabalho, o funk é uma forma de identidade para essa juventude. Neste artigo, conjugo a análise linguística com a prática etnográfica para demonstrar que tal identidade possui uma linguagem específica, por meio da qual os artistas do funk significam as suas próprias experiências e, assim, constroem uma nova cartografia para a cidade do Rio de Janeiro. Nessa linguagem, a favela deixa de ser o espaço genérico da barbárie e se transforma em território com nome próprio e no local da habitação e de hábitos cotidianos de inúmeros jovens favelados.

funk; diáspora africana; identidade; linguagem; raça; espaço


Funk carioca is a popular type of music in Brazil, produced and consumed mainly by the youth in the slums of Rio de Janeiro, known as favelas. More than entertainment and work, funk is a form of identity for the youngsters dwelling in the favelas. This paper combines linguistic analysis with ethnography in order to demonstrate that identities forged along such lines rely on a specific language in which funk performers re-signify their own social experiences and build a new cartography of the city. In such language, the slum is no longer a space of barbarism. It is instead a neighborhood where many of these young people live and enact their everyday practices.

funk; African diaspora; identity; language; race; space


ARTIGOS

A favela tem nome próprio: a (re)significação do local na linguagem do funk carioca

The Favela has its own name: the resignification of place in the language of funk carioca

Adriana Carvalho Lopes

Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, E-mail: driclopes@ig.com.br

RESUMO

O funk é uma prática musical produzida e consumida, principalmente, pela juventude das favelas do Rio de Janeiro. Além de diversão e trabalho, o funk é uma forma de identidade para essa juventude. Neste artigo, conjugo a análise linguística com a prática etnográfica para demonstrar que tal identidade possui uma linguagem específica, por meio da qual os artistas do funk significam as suas próprias experiências e, assim, constroem uma nova cartografia para a cidade do Rio de Janeiro. Nessa linguagem, a favela deixa de ser o espaço genérico da barbárie e se transforma em território com nome próprio e no local da habitação e de hábitos cotidianos de inúmeros jovens favelados.

Palavras-chave:funk, diáspora africana, identidade, linguagem, raça, espaço.

ABSTRACT

Funk carioca is a popular type of music in Brazil, produced and consumed mainly by the youth in the slums of Rio de Janeiro, known as favelas. More than entertainment and work, funk is a form of identity for the youngsters dwelling in the favelas. This paper combines linguistic analysis with ethnography in order to demonstrate that identities forged along such lines rely on a specific language in which funk performers re-signify their own social experiences and build a new cartography of the city. In such language, the slum is no longer a space of barbarism. It is instead a neighborhood where many of these young people live and enact their everyday practices.

Keywords: funk, African diaspora, identity, language, race, space.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em fevereiro de 2009.

Aprovado em junho de 2009.

  • BITTENCOURT, B. Funk movimenta R$ 10 milhões por mês só no Rio de Janeiro, diz estudo. Folha de S.Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u492067.shtml> Acesso em: 27 jan. 2009.
  • BLACKLEDGE, A. The racialization of language in British political discourse. Critical Discourse Studies, v. 3, n. 1, p. 61-79, 2006. Disponível em: <http://www.informaworld.com/smpp/title~content=t713695016>. Acesso em: maio 2008.
  • BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.
  • CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in the late modernity: rethinking critical discourse analyse. Edimburgo University Press, 1999.
  • Clifford, J. A experiência etnográfica. Antropologia e literatura no século XX. José Reginaldo Santos Gonçalves (Org.). 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
  • DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de Fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
  • FLAUZINA, A. Corpo negro estendido no chão. O sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
  • FORMAN, M. Represent: Race, Space and Place in Rap Music. In: Forman, M.; Neal, M. (Org.). That's the Joint. The hip-hop studies reader. New York-London: Routledge, 2004. p. 201-223.
  • ______. The hood comes first. Race, Space and Place in Rap and Hip-hop. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 2002.
  • FACINA, A. "Vou te dar um papo reto": linguagem e questões metodológicas para uma etnografia do funk carioca. Encontro Nacional de Linguagem e Identidade, 1, Nov. 2008, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, IEL-Unicamp, 2008.
  • Geertz, C. A interpretação das Culturas Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • GILROY, P. The Black Atlantic. Modernity and Double Consciousness. 4. ed. Cambridge: Massachusetts, 1996.
  • HALL, S. Representations: Cultural representations and signifying practices. California: Sage Publications, 2003.
  • ______. Cultural identity and diaspora. In: WILLIAMS, P.; CHRISMAN, L. Colonial Discourse and Post-colonial Theory: a reader. New York: Columbia University Press, 1997. p. 392-404.
  • LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. London: Verso, 1985.
  • LEFEBVRE, H. The production of space Oxford: Basil Blackwell, 1991.
  • LIMA, A. Funkeiros, timbaleiros e pagodeiros: notas sobre juventude e música negra na cidade de Salvador. Caderno Cedes, Campinas, v. 22, n. 57, p. 77-96, 2002.
  • MAGALHÃES, I. Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000.
  • MALAGUTI, V. Difíceis ganhos fáceis. Drogas e juventude pobre no Rio de Janeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
  • MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.
  • MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
  • OLIVEIRA, J. S. de; MACIER, M. H. A palavra é: favela. In: Zaluar, A.; Alvito, M. Um século de Favela. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 61-115.
  • PENNYCOOK, A. Uma Linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
  • PENNYCOOK, A. Global Englishes and Transcultural Flows London and New York: Routledge, 2007.
  • PERALVA, A. Violência e democracia. O paradoxo brasileiro. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • PINHO, O. O mundo negro: sócio-antropologia da reafricanização em Salvador. 2003. 302 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
  • RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica. Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
  • ROSE, T. Black Noise. Rap Music and Black Culture in Contemporary America. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1994.
  • VIANNA, H. O mundo funk carioca Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
  • WADE, P. Music, Race and Nation. Música Tropical in Colombia. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.
  • WEEDON, C. Feminist Practice and Poststructuralist Theory Oxford: Basil Blackwell, 1987.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2009

Histórico

  • Aceito
    Jun 2009
  • Recebido
    Fev 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com