Acessibilidade / Reportar erro

Linguagem e exclusão: o discurso da mídia sobre o professor e a escola

Language and exclusion: media discourse on Brazilian teachers and schools

Resumos

O foco deste estudo é o discurso produzido pela mídia acerca da escola brasileira, sobretudo o discurso sobre professores e o modo como são representados. Nossa análise mostra que os professores são incluídos nos discursos produzidos para serem excluídos, tendo em vista que são apontados como os responsáveis pela fragilidade e problemas que o sistema educacional vem sofrendo. O objetivo do texto é discutir essas representações e o tipo de sujeito que o discurso da mídia constrói, questionando outros aspectos que são cruciais para a compreensão de nossas identidades.

identidade; professores; discurso da mídia; educação


The focus of this study is the discourse produced by the media about Brazilian schools, specially the discourse about teachers and the way they are represented. Our analysis shows that teachers are included in the discourses produced to be excluded as they are pointed as responsible for the weaknesses and problems the Brazilian educational system has been facing. This text has the objective of discussing those representations and the kind of subject media discourse is constructing, questioning other aspects that are crucial for the understanding of our identities.

identity; teachers; media discourse; education


ARTIGOS

Linguagem e exclusão: o discurso da mídia sobre o professor e a escola

Language and exclusion: media discourse on Brazilian teachers and schools

Anna Maria Grammatico Carmagnani

Universidade de São Paulo - USP, E-mail: amcarmag@usp.br

RESUMO

O foco deste estudo é o discurso produzido pela mídia acerca da escola brasileira, sobretudo o discurso sobre professores e o modo como são representados. Nossa análise mostra que os professores são incluídos nos discursos produzidos para serem excluídos, tendo em vista que são apontados como os responsáveis pela fragilidade e problemas que o sistema educacional vem sofrendo. O objetivo do texto é discutir essas representações e o tipo de sujeito que o discurso da mídia constrói, questionando outros aspectos que são cruciais para a compreensão de nossas identidades.

Palavras-chave: identidade, professores, discurso da mídia, educação.

ABSTRACT

The focus of this study is the discourse produced by the media about Brazilian schools, specially the discourse about teachers and the way they are represented. Our analysis shows that teachers are included in the discourses produced to be excluded as they are pointed as responsible for the weaknesses and problems the Brazilian educational system has been facing. This text has the objective of discussing those representations and the kind of subject media discourse is constructing, questioning other aspects that are crucial for the understanding of our identities.

Keywords: identity, teachers, media discourse, education.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em abril de 2009.

Aprovado em julho de 2009

  • BURCHELL, G. Liberal Government and Techniques of the Self. Economy and Society, 22(3), p. 267-283, 1993.
  • DUFOUR, D.R. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005. 216p.
  • ÉPOCA, São Paulo: Editora Globo, ed. 413, p. 36-42, abr.  2006.
  • ÉPOCA, São Paulo: Editora Globo, ed. 492, out. 2007.
  • FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 7. ed. Trad. Lígia Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1989. 280p. (1ª ed. brasileira, 1987)
  • FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 9. ed. Org. e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1990. 295p. (1ª ed. brasileira, 1979)
  • FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política Ditos e escritos _ V. 5. Manoel Barros Motta (Org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. 322p.
  • PETERS, M. Governamentabilidade neoliberal e educação. In: SILVA, Tomaz T. (Org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p.211-224.
  • SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
  • VEJA, São Paulo: Editora Abril, ed. 2056, abr.  2008
  • VEJA, São Paulo: Editora Abril, ed. 2072, Páginas amarelas, p. 17-21, ago.  2008
  • VEJA, São Paulo: Editora Abril, edição 2074, ago. 2008.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2009

Histórico

  • Aceito
    Jul 2009
  • Recebido
    Abr 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com