Acessibilidade / Reportar erro

Problematizando o estágio supervisionado de inglês

Problematizing English teaching practicum

Resumos

Este estudo objetivou problematizar o estágio supervisionado por meio da identificação de teorias pessoais de quatro professores em formação universitária sobre o ensino de inglês na escola pública. Além disso, procurou-se identificar mudanças em suas teorias pessoais após o estágio supervisionado e o que as deflagraram. Para tanto, utilizaram-se duas entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os quatro participantes cursavam o quinto e último ano de Letras na Universidade Federal em Goiás e realizaram o estágio supervisionado na escola pública federal CEPAE/UFG. Os resultados apontaram que os participantes acreditam na eficácia do ensino inglês na escola pública e que o estágio supervisionado realizado em um contexto considerado quase ideal influiu no modo como eles perceberam o ensino de inglês na escola pública.

estágio supervisionado; teorias pessoais; ensino de inglês; escola pública


This study aimed at problematizing practicum by means of identifying personal theories of four preservice English teachers about teaching English in public schools. Besides, it was intended to identify changes in their personal theories and what triggered them. Two semi-structured interviews and a questionnaire were used to collect data. The participants were in the fifth and last year of a teacher education course at the Universidade Federal of Goiás and the practicum was conducted in a federal school called CEPAE/UFG. The results showed that the participants believe that it is possible to teach English successfully in public schools. They also show that the practicum, which was conducted in a context considered almost ideal, influenced the trainees' perceptions about teaching in public schools.

practicum; personal theories; English teaching; public schools


ARTIGOS

Problematizando o estágio supervisionado de inglês

Problematizing English teaching practicum

Nilvânia Damas Silva LimaI; Rosane Rocha PessoaII

IInstituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste, E-mail: damassilvalima@yahoo.com.br

IIUFG, E-mail: pessoarosane@gmail.com

RESUMO

Este estudo objetivou problematizar o estágio supervisionado por meio da identificação de teorias pessoais de quatro professores em formação universitária sobre o ensino de inglês na escola pública. Além disso, procurou-se identificar mudanças em suas teorias pessoais após o estágio supervisionado e o que as deflagraram. Para tanto, utilizaram-se duas entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os quatro participantes cursavam o quinto e último ano de Letras na Universidade Federal em Goiás e realizaram o estágio supervisionado na escola pública federal CEPAE/UFG. Os resultados apontaram que os participantes acreditam na eficácia do ensino inglês na escola pública e que o estágio supervisionado realizado em um contexto considerado quase ideal influiu no modo como eles perceberam o ensino de inglês na escola pública.

Palavras-chave: estágio supervisionado, teorias pessoais, ensino de inglês, escola pública.

ABSTRACT

This study aimed at problematizing practicum by means of identifying personal theories of four preservice English teachers about teaching English in public schools. Besides, it was intended to identify changes in their personal theories and what triggered them. Two semi-structured interviews and a questionnaire were used to collect data. The participants were in the fifth and last year of a teacher education course at the Universidade Federal of Goiás and the practicum was conducted in a federal school called CEPAE/UFG. The results showed that the participants believe that it is possible to teach English successfully in public schools. They also show that the practicum, which was conducted in a context considered almost ideal, influenced the trainees' perceptions about teaching in public schools.

Keywords:practicum, personal theories, English teaching, public schools.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em 22/04/09.

Aprovado em 12/08/09.

  • COELHO, H. S. H. É possível aprender inglês na escola? - crenças de professores sobre o ensino de inglês em escolas públicas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas - foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 125-143.
  • CRISTOVÃO, V. L. L. Por relações colaborativas entre universidades e escolas. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; GIMENEZ, T. (Org.). ENFLOPI - construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês. Londrina: [s.n.], 2005. p. 19-22.
  • DUTRA, A.; GIMENEZ, K. M. P.; PERES, H. M. M. Conhecimentos em construção: uma análise de sessões de supervisão de prática de ensino de língua inglesa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: Fundação Araucária, 2007. p. 63-72.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia São Paulo: Paz e Terra, 2007/1996.
  • GIMENEZ, T. A formação de professores de Inglês: desafios da próxima década. Boletim Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 40, p. 9-16, 2001.
  • GIMENEZ, T.; PEREIRA, F. M. Relação universidade / escola na formação de professores de inglês: primeiras aproximações. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: Fundação Araucária, 2007. p. 97-111.
  • HANDAL, G.; LAUVAS, P. Promoting reflective teaching Milton Leynes, UK: Open University Press, 1987.
  • ORTENZI, D. I. B. G. A dimensão prática da formação de professores de inglês. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; GIMENEZ, T. (Org.). ENFLOPI - construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês. Londrina: [s.n.], 2005. p. 15-18.
  • PERIN, J. O. R. Ensino / aprendizagem de inglês em escolas públicas: um estudo etnográfico. Acta Scientiarium: human and social sciences, v. 5, n. 1, p. 113-118, 2003.
  • PERIN, J. O. R. A articulação teoria / prática na formação de professores de inglês. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; GIMENEZ, T. (Org.). ENFLOPI - construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês. Londrina: [s.n.], 2005. p. 23-27.
  • PESSOA, R. R. Reflexão interativa: desvelando e transformando teorias práticas sobre o ensino de inglês na escola pública. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 45, p. 75-86, 2006.
  • RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. 2. ed. Cambridge-UK: Cambridge University Press, 2001.
  • UECHI, S. A. Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio? 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
  • VIEIRA, F. Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 1, jan/jun 2005, p. 116-138.
  • VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Teoria e prática na formação pré-serviço do professor de língua inglesa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: UEL, 2002. p. 59-76.
  • VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VIEIRA-ABRAHAO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira - experiências e reflexões. Campinas-SP: Pontes/Artelíngua, 2004. p. 131-152.
  • ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 115-138.
  • ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective teaching: an introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2010

Histórico

  • Aceito
    12 Ago 2009
  • Recebido
    22 Abr 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com