Resumos
Este artigo apresenta resultados do trabalho com o gênero textual Exposição Oral (EO) em uma turma da modalidade EJA - Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Caxias do Sul. O propósito deste trabalho é auxiliar estudantes a ampliar seu repertório de gêneros de textos orais e subsidiar os professores a elaborar um trabalho didático-pedagógico sistematizado, sequência didática (SD), para a apropriação do gênero exposição oral. Também inserimos a exposição oral no conjunto de gêneros que podem ser trabalhados na implantação/implementação de uma rádio escolar, proporcionando um desempenho satisfatório nesse ambiente discursivo. Este estudo integra a pesquisa-ação Mídias e escola: letramentos e gêneros textuais e utiliza os dispositivos de problematização, ação, reflexão, ação, transformação.
Gênero textual; exposição oral; EJA; rádio escolar; sequência didática
This article presents findings from a work with oral exposition genre in an adult education class in Caxias do Sul - RS, Brazil. Our purpose in this study is to help students to increase their oral genre repertoire and give support to teachers to elaborate a systematic pedagogical work, a Didactic Sequence, for the learning of oral exposition genre. We have also included oral exposition in the group of genres that can be studied for the implementation of a school radio in order to develop a good performance in that discursive sphere. This study is part of the action research project Medias and School: literacies and textual genres and follows the steps: action, problematization, reflection, action, and transformation.
Textual genre; oral exposition; adult education; school radio; didactic sequence
ARTIGOS
Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos
Oral exposition textual genre in adult education
Marcos Antônio Rocha BaltarI; Denise Ribas da CostaII
IUniversidade Federal de Santa Catarina, E-mail: baltar@cpovo.net
IIUniversidade de Caxias do Sul, E-mail: drcosta@ucs.br
RESUMO
Este artigo apresenta resultados do trabalho com o gênero textual Exposição Oral (EO) em uma turma da modalidade EJA - Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Caxias do Sul. O propósito deste trabalho é auxiliar estudantes a ampliar seu repertório de gêneros de textos orais e subsidiar os professores a elaborar um trabalho didático-pedagógico sistematizado, sequência didática (SD), para a apropriação do gênero exposição oral. Também inserimos a exposição oral no conjunto de gêneros que podem ser trabalhados na implantação/implementação de uma rádio escolar, proporcionando um desempenho satisfatório nesse ambiente discursivo. Este estudo integra a pesquisa-ação Mídias e escola: letramentos e gêneros textuais e utiliza os dispositivos de problematização, ação, reflexão, ação, transformação.
Palavras-chave: Gênero textual; exposição oral; EJA ; rádio escolar; sequência didática.
ABSTRACT
This article presents findings from a work with oral exposition genre in an adult education class in Caxias do Sul - RS, Brazil. Our purpose in this study is to help students to increase their oral genre repertoire and give support to teachers to elaborate a systematic pedagogical work, a Didactic Sequence, for the learning of oral exposition genre. We have also included oral exposition in the group of genres that can be studied for the implementation of a school radio in order to develop a good performance in that discursive sphere. This study is part of the action research project Medias and School: literacies and textual genres and follows the steps: action, problematization, reflection, action, and transformation.
Keywords: Textual genre; oral exposition; adult education; school radio; didactic sequence.
Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.
Article full text available only in PDF format.
Recebido em novembro de 2009.
Aprovado em janeiro de 2010.
- BALTAR, M. Rádio escolar: letramentos e gêneros textuais. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.
- BALTAR, M. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal em sala de aula. 2. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
- BALTAR, M. O conceito de tipos de discurso e sua relação com outros conceitos do ISD. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2007.
- BALTAR, M. Letramento radiofônico na escola. Linguagem em (dis)curso: letramento e formação de professores. v. 8, n. 3, p. 563-580, 2008.
- BALTAR, M. et al Rádio Escolar uma ferramenta de interação sociodiscursiva. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, p. 185-210, 2008a.
- BALTAR, M. Notícia radiofônica: apropriação de um gênero de texto na implantação de rádios escolares. Signo, v. 33, n. 55, p. 96-116, 2008b.
- BALTAR, M. Rádio escolar: letramentos e gêneros textuais. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.
- BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
- GOULART, Cláudia. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. 2005. Tese (Doutorado) - IEL-Unicamp Campinas, SP, 2005.
- KATO, M. A. No Mundo da Escrita: uma perspectiva psicolinguística 2. ed. São Paulo: Ática, 1987.
- KLEIMAN, A. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M. (Org.). Ensino de línguas: letramento e representações. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
- KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem São Paulo: Contexto, 1993.
- MARCON, Leocides. Falar em público: desinibição, oratória, dicção. Porto Alegre:CDP, 1992.
- MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2005.
- SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
- SCHNEUWLY, B. O ensino da língua oral na escola. Enjeux - revue de didactique du français, Universidade de Genebra, p. 130-158, 1997.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Fev 2013 -
Data do Fascículo
2010
Histórico
-
Aceito
Jan 2010 -
Recebido
Nov 2009