Acessibilidade / Reportar erro

Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial

ARTIGOS / ARTICLES

Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial

Fábio Di Natale GuimarãesI; Rogério Hermida QuintellaII; Renê PimentelIII

IMestrando em Administração pelo NPGA/UFBA. Prof. substituto da EAUFBA. Prof. da UNIBAHIA e POLIFUCS

IIPhD, professor da EAUFBA/NPGA

IIIMestre em Administração pelo NPGA/UFBA e prof. da UNIFACS

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANSOFF, Igor e McDONNELL, Edward. "Implantando a Adminis­tração Estratégica", São Paulo, Atlas, 2a Ed., 1993.

CENTRO MEXICANO PARA LA FILANTROPIA (CEMEFI). "La filantropia: un nuevo sector social". 1997. http://www.cemefi.org/

CORRÊA, Stela Cristina Hott. "Projetos de Responsabilidade Social: a nova fronteira do marketing na construção da imagem organizacional". Rio de Janeiro, COPPEAD, Dissertação de Mestrado em Administração, 1997.

DUARTE, Gleuso D. e DIAS, José M.A.M. "Responsabilidade Social: A Empresa Hoje". Rio de Janeiro, LTC, 1986.

FISCHER, Rosa M. e FALCONER, Andrés E "Desafios da Parceria Governo e Terceiro Setor". RAUSP, V33, N.l, p 12-19, jan/mar 1998.

FRANCO, Augusto de. "A Reforma do Estado e o Terceiro Setor". MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DO ESTADO. Seminário Internacional: "Sociedade e a Reforma do Estado". Brasília, 03/03/98, Netscape.

FRIEDMAN, Milton. "Capitalismo e Liberdade". OS ECONOMISTAS, São Paulo, Abril Cultural, 1984.

GUIMARÃES, Fábio. "Parcerias e Competitividade". Salvador, UFBA/ FCE, Monografia de Graduação, 1995.

IOSCHPE, Evelyn Berg (Org.). "3o Setor: Desenvolvimento Social Sustentável". São Paulo, Paz e Terra, 1997.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. "Princípios de Marketing". Rio de Janeiro, Prentice-Hall, 1993.

KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo 1. "Marketing Social: estratégias para alterar o comportamento público". Rio de Janeiro, Campus, 1992.

LEVITT Theodore. "A Imaginação de Marketing". São Paulo, Atlas, 1990.

MEIRELLES, José Gabriel. "Tecnologia, transformação industrial e comér­cio Internacional". Campinas, UNICAMP, 1991, Dissertação de Mestrado.

PORTER, Michael. "Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência". Rio de Janeiro, Campus, 5a Ed., 1991.

REIS, Ana C.E e SANTOS, Rubens C. "Patrocínio e Mecenato: ferramen­tas de enorme potencial para as empresas". In: RAE, São Paulo, Fun­dação Getúlio Vargas, V.36, N.2, p. 17-25, 1996.

RITCHEY-VANCE, Mario. "El Capital Social, la Sostenibilidad y la De­mocracia en acción". http://www.iaf.gov/span/ritchy.htm

ROCHA, Mônica Maciel da. "Estratégia de Marketing, Meio Ambiente e Responsabilidade Social: o caso da Fundação O Boticário". Rio de Ja­neiro, COPPEAD, Dissertação de Mestrado em Administração, 1997.

ROUSSEAU, Kátia. "Consciência Ecológica do Consumidor e o Processo de Decisão de Compra". Rio de Janeiro, COPPEAD, Dissertação de Mestrado, 1997.

SALOMON, Lester. "A Emergência do 3° Setor - Uma Revolução Associativa Global". In: RAUSP, V.33, n.l, p.5-11, jan/mar 1998.

SANTOS, Boaventura de S. "A Reivenção Solidária e Participativa do Estado". MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DO ESTADO. Seminário Internacional: "Sociedade e a Reforma do Esta­do". Brasília, 03/03/98, Netscape.

SCHUMPETER, Joseph. "Teoria do Desenvolvimento Econômico". São Paulo, Abril, Os Economistas, 1982.

SROUR, Robert Henry. "Ética Empresarial sem Moralismos", In: RAUSPRevista de Administração da USP São Paulo, IA/U SI? V.29, N.3, Jul/ Set, 1994.

  • ANSOFF, Igor e McDONNELL, Edward. "Implantando a Administração Estratégica", São Paulo, Atlas, 2a Ed., 1993.
  • CENTRO MEXICANO PARA LA FILANTROPIA (CEMEFI). "La filantropia: un nuevo sector social". 1997. http://www.cemefi.org/
  • CORRÊA, Stela Cristina Hott. "Projetos de Responsabilidade Social: a nova fronteira do marketing na construção da imagem organizacional". Rio de Janeiro, COPPEAD, Dissertação de Mestrado em Administração, 1997.
  • DUARTE, Gleuso D. e DIAS, José M.A.M. "Responsabilidade Social: A Empresa Hoje". Rio de Janeiro, LTC, 1986.
  • FISCHER, Rosa M. e FALCONER, Andrés E "Desafios da Parceria Governo e Terceiro Setor". RAUSP, V33, N.l, p 12-19, jan/mar 1998.
  • FRANCO, Augusto de. "A Reforma do Estado e o Terceiro Setor". MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DO ESTADO Seminário Internacional: "Sociedade e a Reforma do Estado". Brasília, 03/03/98, Netscape.
  • FRIEDMAN, Milton. "Capitalismo e Liberdade". OS ECONOMISTAS, São Paulo, Abril Cultural, 1984.
  • GUIMARÃES, Fábio. "Parcerias e Competitividade". Salvador, UFBA/ FCE, Monografia de Graduação, 1995.
  • IOSCHPE, Evelyn Berg (Org.). "3o Setor: Desenvolvimento Social Sustentável". São Paulo, Paz e Terra, 1997.
  • KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. "Princípios de Marketing". Rio de Janeiro, Prentice-Hall, 1993.
  • KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo 1. "Marketing Social: estratégias para alterar o comportamento público". Rio de Janeiro, Campus, 1992.
  • LEVITT Theodore. "A Imaginação de Marketing". São Paulo, Atlas, 1990.
  • MEIRELLES, José Gabriel. "Tecnologia, transformação industrial e comércio Internacional". Campinas, UNICAMP, 1991, Dissertação de Mestrado.
  • PORTER, Michael. "Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência". Rio de Janeiro, Campus, 5a Ed., 1991.
  • REIS, Ana C.E e SANTOS, Rubens C. "Patrocínio e Mecenato: ferramentas de enorme potencial para as empresas". In: RAE, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, V.36, N.2, p. 17-25, 1996.
  • RITCHEY-VANCE, Mario. "El Capital Social, la Sostenibilidad y la Democracia en acción". http://www.iaf.gov/span/ritchy.htm
  • ROCHA, Mônica Maciel da. "Estratégia de Marketing, Meio Ambiente e Responsabilidade Social: o caso da Fundação O Boticário". Rio de Janeiro, COPPEAD, Dissertação de Mestrado em Administração, 1997.
  • ROUSSEAU, Kátia. "Consciência Ecológica do Consumidor e o Processo de Decisão de Compra". Rio de Janeiro, COPPEAD, Dissertação de Mestrado, 1997.
  • SALOMON, Lester. "A Emergência do 3° Setor - Uma Revolução Associativa Global". In: RAUSP, V.33, n.l, p.5-11, jan/mar 1998.
  • SANTOS, Boaventura de S. "A Reivenção Solidária e Participativa do Estado". MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DO ESTADO Seminário Internacional: "Sociedade e a Reforma do Estado". Brasília, 03/03/98, Netscape.
  • SCHUMPETER, Joseph. "Teoria do Desenvolvimento Econômico". São Paulo, Abril, Os Economistas, 1982.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 1999
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br